Acessibilidade / Reportar erro

RACIOCÍNIO HIPOTÉTICO-DEDUTIVO RELATIVO À FLUTUAÇÃO

Resumo:

O objetivo do trabalho é estudar as estratégias adotadas frente à tarefa de escolha de hipóteses relativa ao fenômeno de flutuação. Os datos foram obtidos a partir de entrevistas com crianças e de questionários com adultos. Na análise dos resultados foram contempladas as relações das estratégias com a idade, com a forma e com o conteúdo das hipóteses. A precocidade da estratégia de falseamento correto foi atribuída a diferenças nos procedimentos mentais utilizados por crianças e adultos. Tratamentos estatísticos dos dados confirmam alguma relação entre as estratégias e a forma e o conteúdo das hipóteses. São apontadas contribuições para o ensino de ciências.

Abstract:

This paper reports a study on the strategies one adopts when challenged to put forward hypotheses related to the phenomenon of floating. Data presented has been obtained in interviews with children and questionnaires with adults. The strategies adopted by these people were analysed in relation with their age, the form of their hypotheses and the content of these. The correct falseability strategy is precociously adopted apparently due to the differences between the mental procedures of children and adults. Statistical analyses of data point to some relationship between the strategies adopted and characteristics of hypotheses put forward. Contributions to science education are indicated.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências bibliográficas

  • Baillo, M., Carretero, M.(1996). Desarrollo del pensamiento y cambio conceptual en la comprensión de la flotación. In: Carretero, M. (org). Construir y Ensenar las Ciencias Experimentales Buenos Aires: Aique Grupo Editor S.A. p.77-106.
  • Carretero, M. (1979). ?Por qué flotan las cosas? El Desarrollo del Pensamiento Hipotético- Deductivo y la Ensenanza de la Ciencia. Infancia y Aprendizaje n.8, p.7-22.
  • Carretero, M. (1980). Desarrollo intelectual durante la adolescencia: competencia, actuación y diferencias individuales. Infancia y Aprendizaje n.12, p.81-95.
  • Carretero, M. (1984). De la Larga Distancia que separa la Suposición de la Certeza. In:, Carretero, M. García Madruga, J. A. (orgs). Lecturas de Psicologia del Pensamiento, Razonamiento, Solución de Problemas y Desarrollo Cognitivo Madrid: Alianza. p.321-338.
  • Castorina, J. A. (1985). Reflexiones sobre la formación y el alcance del pensamiento formal. In: Ortega, S. E. (org). Adolescencia: de la metapsicología a la clínica p.100-127.
  • Dibar Ure, M. C., Castorina, J. A. (1989). Algumas Reflexiones sobre la Relación entre Hipóteses y Procedimentos en la Física Infantil. In: Problemas en Psicologia Genética Buenos Aires: Mino y Dávila Editores. p.157-170.
  • Escotier, B., Pagès, J. (1990). Análisis factoriales simples y múltiples Paris: Dunod.
  • Lawson, A. E., Renner, J. W. (1974). Should theoretical concepts be taught before formal operations? Science Education v.61, n.1, p.123-5.
  • Piaget, J. (1973). La Causalidad Física en el Nino Madrid: Morata. (Tradução de: La representation du monde chez l'enfant, 1927).
  • Piaget, J. e Inhelder, B. (1967). De la Lógica de Nino a la Lógica del adolescente Buenos Aires: Paidós. (Tradução de: De la Logique de l'enfant a la logique de L'adolescent, 1955).
  • Pozo, J. I. (1987). Del pensamiento formal a las concepciones espontâneas: qué cambia en la ensenanza de la ciencia? Infancia y Aprendizaje n.38, p.35-52.
  • Pozo, J. I. (1988). De las tormentosas relaciones entre forma e contenido en el pensamiento: crónica de un romance anunciado. Estudios de Psicologia v.35, p.117-35.
  • Siegel, S. (1975). Estatística não-paramétrica São Paulo: McGraw-Hill.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2000

Histórico

  • Recebido
    29 Jun 1998
  • Aceito
    29 Jan 2000
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br