Acessibilidade / Reportar erro

REPOUSO E MOVIMENTO: QUE TIPO DE ATRITO? O QUE RELATAM OS LIVROS DA 8a SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO

REST AND MOTION: WHAT KIND OF FRICTION? WHAT THE HIGH SCHOOL BOOKS TELL.

Resumo:

Dados os resultados de diversos estudos sobre as dificuldades e as concepções de senso comum de estudantes e professores acerca do fenômeno do atrito sólido seco, o presente trabalho busca conhecer qual a associação promovida pelos livros da 8a série do Ensino Fundamental e do Ensino Médio entre atrito sólido e movimento. O objetivo é verificar a contribuição dada por estes livros ao modelo "estudantil" sobre o atrito e, simultaneamente, mostrar aspectos que devem ser levados em conta quando se estuda este fenômeno. As análises indicam que a abordagem escolhida pelos livros onde se inicia o estudo do atrito não favorece a formação conceitual adequada sobre o fenômeno na população alvo dos livros.

Summary:

According to the results of several studies about students and teachers difficulties and common sense conceptions concerning the phenomenon of dry solid friction, the present work intends to find which is the association between solid friction and motion promoted by high school books. The goal is to verify the contribution given by these books to the student friction model and, simultaneously, to show aspects that should be taken into account when this phenomenon is studied. The analyses indicate that the approach chosen by the books to initiate the study of friction does not collaborate to the adequate conceptual formation about the phenomenon on the books target population.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências Bibliográficas

  • AGUIRRE DE CÁRCER, I., 1993. Dificultades en la comprensión de las explicaciones de los libros de texto de física. Enseñanza de las Ciencias 1(2): 92-98.
  • BESSON, U., 1997. Le frottement solide sec de glissement Relatório de tutorado, DEA - Laboratoire de Didactique des Sciences Physiques. Université Paris 7, Paris, França.
  • BRINCONES I., OTERO, J., 1994. Students Conceptions of the Top-Level Structure of Physics Texts. Science Education 78(2): 171-183.
  • CALDAS, H., 1994. Le frottement solide sec: le frottement de glissement et de non-glissement. Etude des difficultés des étudiants et analyse de manuels Université Paris 7, Paris, França. (Tese, Doutorado)
  • CALDAS, H., SALTIEL, E., 1995. Le frottement cinétique: analyse des raisonnements des étudiants. Didaskalia: Recherches sur la communication et l'apprentissage des sciences et des techniques 6: 55-71.
  • CALDAS, H., 1999 (colaboração de E. Saltiel). Atrito: o que diz a Física, o que os alunos pensam e o que os livros explicam Edufes, Vitória, ES, Brasil.
  • CALDAS, H., SALTIEL, E., 1999a. Sentido das forças de atrito e movimento. Revista Brasileira de Ensino de Física 21(3): 359-365.
  • CALDAS, H., SALTIEL, E., 1999b. Sentido das forças de atrito e movimento - II. Uma análise dos livros utilizados no ensino superior brasileiro. Revista Brasileira de Ensino de Física 21(4): 542-549.
  • CALDAS, H.SALTIEL, E., 2000. Le frottement statique: analyse des raisonnements des étudiants. Didaskalia: Recherches sur la communication et l'apprentissage des sciences et des techniques 17: in press
  • CALDAS, H., Magalhães m. e. rolamento sem escorregamento: atrito estatico ou atrito de rolamento? Caderno catarinense de ensino de fisica (submetido para publicação, 1999).
  • CUNHA, A. L., CALDAS, H., 2000. Sentido das forças de atrito e os livros da 8a série. Caderno Catarinense de Ensino de Física 17(1): in press
  • ISLAS, S. M., GURIDI, V. M., 1999. El quehacer científico versus el quehacer áulico. Buscando rasgos del quehacer científico en libros de texto. Enseñanza de las Ciencias 17(2): 281 -290.
  • MENINGAUX, J.,1986. La schématisation des interactions en classe de troisième. BUP: Bulletin de l'Union des Physiciens 683: 761-778.
  • SALTIEL, E., 1978. Concepts cinématiques et raisonnements naturels: étude et compréhension des changements de référentiels par les étudiants en sciences Université Paris 7, Paris, França(Tese Doutorado).
  • SALTIEL, E., MALGRANGE, J. L., 1979. Les raisonnements naturels en cinématique élémentaire. BUP: Bulletin de l'Union des Physiciens 616:1325-1355.
  • SHAW DONALD. E., 1979 Frictional force on rolling objets. American Journal of Physics. 47(10): 887-888.
  • VIENNOT, L., 1979 Le raisonnement spontané en dynamique élémentaire. Hermann, Paris
  • VIENNOT, L., 1996 Raisonner en Physique: la part du sens commun. De Boeck & Larcier, Paris, Bruxelles
  • WEHRBEIN WILLIAM, M., 1992. Frictional forces on a inclined plane. American Journal of Physics 60(1): 57-58.
  • 1
    Curso financiado pela CAPES (1999).
  • 2
    Referências Bibliográficas em Anexos, denominadas e numeradas de L1 a L9.
  • 3
    Referências Bibliográficas em Anexos, denominadas e numeradas de S1 a S8.
  • 4
    As grandezas vetoriais serão sempre representadas por símbolos em negrito.
  • 5
    Não cabe, no escopo deste trabalho, expor estas diferenças. Consultar Caldas H.,1999 e Caldas H. & Saltiel E., 1999
  • 6
    Atrito de deslizamento, atrito de rolamento e atrito estático estão em itálico no texto original.
  • 7
    Embora se defina inadequadamente o sentido da força de atrito, este aspecto não se constitui em elemento de análise no presente estudo. Para isso, consultar Caldas H. & Saltiel E., 1999a e Cunha A. L. & Caldas H., 2000.
  • 8
    Destacamos autores habitualmente utilizados (como livro texto ou de consulta) no Ensino Superior Brasileiro (Caldas H. & Saltiel E., 1999b): Halliday & Resnick, Alonso & Finn, McKelvey & Grotch, Tipler, Eiseberg & Lerner, Sears & Zemansky , Nussenzveig.
  • 9
    Força de atrito de destaque é definida no original como sendo o valor máximo da força de atrito estática.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2000
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br