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FORMAÇÃO CONTINUADA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: ANOTAÇÕES DE UM PROJETO* * Trabalho realizado com apoio da FAPERJ.

Resumo:

Este artigo discute algumas contribuições de um projeto de educação continuada para o desenvolvimento profissional de professores de Ciências. Partindo de uma discussão presente na literatura onde se cunhou a terminologia "formadores de formadores", analisa-se o papel multiplicador dos seus participantes, coordenando ações educativas regionais voltadas a professores de Ciências. São discutidas diferentes dimensões de desenvolvimento profissional, metodológica e institucionalmente consideradas, com especial ênfase, ao que poderia ser tomado como indicadores de desenvolvimento profissional. Sugere-se que programas de formação continuada que valorizem a participação docente e reconheçam o papel multiplicador do professor são, potencialmente, capazes de contribuir para o seu desenvolvimento profissional. O artigo termina por argumentar que a formação continuada de professores, como meio de alimentar o processo de desenvolvimento profissional, deve assentar-se sob uma base pedagógica, que permita a atualização e ampliação do conhecimento científico-educacional, e uma base político-profissional que inclua estratégias de reformulação d as condições da profissão docente.

Abstract:

This article discusses the contributions to the professional development of science teachers from an In-Service programme. An analysis of the participants' multiplying role, within a project, is made. Different dimensions of professional development are discussed. It has taken into consideration both the methodological and institutional approach and what can be considered as professional growth indicators. The results of the project have shown that its approach is potentially capable of reducing the gap between school and academic languages and also, to contribute to teacher professional development. We argue that teachers' continuing education as a means of fostering professional development, rests upon, both a pedagogical basis, and a political-professional one.

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  • 1
    Professora lotada no Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.
  • *
    Trabalho realizado com apoio da FAPERJ.
  • 3
    O projeto, Uma Andorinha Só Não Faz Verão, é desenvolvido pelo Espaço UFF de Ciências, da Universidade Federal Fluminense. Atualmente, este projeto encontra-se em uma nova etapa e focaliza o trabalho docente de professores em uma escola estadual no município de Niterói, RJ. Os dados trazidos à análise neste texto, referem-se ao período compreendido entre 1995 a 1999.
  • 4
    Desde 1995 cerca de 1265 professores participaram das atividades do projeto.
  • 5
    FAPERJ (Fundação de Apoio à Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro)
  • 6
    Por exemplo, um dos professores multiplicadores iniciou um grupo de estudos para desenvolver propostas de educação ambiental dentro de sua escola.
  • 7
    Na literatura, este termo se refere a modelos curriculares de inspiração democrática. O "centro" corresponde a uma equipe de educadores encarregados, essencialmente, de disseminar as propostas construídas e desenvolvidas pela "periferia", ou seja, professores e coordenadores das escolas participantes de algum projeto de reformulação curricular. Em um trabalho anterior (Selles, 1994), discutimos este modelo.
  • 8
    No Espaço UFF de Ciências, contamos com a colaboração de um grande número de professores participantes do projeto. Da mesma forma, incluem-se muitos colaboradores de outras instituições, como o Projeto Fundão da UFRJ, por exemplo.
  • 9
    Vide relação fornecida pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro por ocasião do I Seminário de Ensino de Ciências da Rede Municipal do Rio de Janeiro.
  • 10
    " uma síndrome através da qual o trabalhador perde o sentido da sua relação com o trabalho, de forma que as coisas já não o importam mais e qualquer esforço lhe parece inútil. Esta síndrome afeta, principalmente, profissionais de área de serviços quando em contato direto com seus usuários. Como clientela de risco são apontados os profissionais de educação e saúde, policiais e agentes penitenciários, entre outros. Schaufeli et al. (1994) chegam a afirmar que este é o principal problema dos profissionais de educação" (Codo, 1999: 238)
  • 11
    O projeto "O professor e a dinâmica docente", financiado pela FINEP.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2000
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