Acessibilidade / Reportar erro

AS ANALOGIAS E METÁFORAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS À LUZ DA EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD

Resumo:

Este trabalho tem por objetivo apresentar as observações epistemológicas de Bachelard acerca da linguagem metafórica e analógica na ciência e no ensino de ciências. Tomando como base os conceitos de obstáculos epistemológicos e pedágogicos, são discutidas as reflexões de alerta crítico daquele autor com relação aos perigos inerentes ao uso de analogias e metáforas na ciência e no ensino de ciências.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências bibliográficas

  • ADROVER, Juan F.; DUARTE, Anibal. (1995). El uso de analogias en la ensenanza de las ciências Programa de estudios cognitivos, Instituto de investigaciones psicologicas, Facultad de psicologia, Universidade de Buenos Aires.
  • BACHELARD, Gaston (1996). A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento Tradução de Estela dos Santos Abreu, Rio de Janeiro/BRA: Contraponto, 316p.. Tradução de: La formation de l'espirit scientifique: contribution a une psychanalyse de la connaissance. Paris/FRA: Librairie Philosofique J. Vrin, 1938.
  • CACHAPUZ, Antônio (1989). Linguagem metafórica e o ensino de ciências. In: Revista Portuguesa de Educação 2(3), 117-129.
  • CORACINI, Maria J. R. F. (1991)A metáfora no discurso científico: expressão de subjetividade? In: Um fazer persuasivo: o discurso subjetivo da ciência. São Paulo/BRA: EDUC; Campinas/BRA: Pontes, p.133-147.
  • GLYNN, Shawn M. (1991). Explaining science concepts: A Teaching-with-Analogies Model. In: S. M. Glynn, R. H. Yeany, e B. K. Britton (Eds.), The psychology of learning science (pp. 219-240). Hillsdale/NJ: Erlbaum.
  • LOPES, Alice R. C. (1996). Bachelard: o filósofo da desilusão. In: Caderno Catarinense de Ensino de Física 13(3), p.248-273.
  • PERELMAN, Chaim (1987). Analogia e Metáfora Enciclopédia Einaudi. Oral/Escrito Argumentação, v.11. Lisboa/POR: Imprensa Nacional/Casa da Moeda.
  • SANTOS, Maria E. V. M dos (1991). As concepções alternativas dos alunos à luz da epistemologia bachelardiana. In: Mudança conceitual em sala de aula, um desafio pedagógico. Lisboa/POR: Livros Horizonte, p.128-164.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2000
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br