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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte) vol.3 no.2 Belo Horizonte July/Dec. 2001

https://doi.org/10.1590/1983-21172001030204 

Artigos

A compreensão do repouso e do movimento, a partir de referenciais observacionais não visuais: análises qualitativas de concepções alternativas de indivíduos portadores de deficiência visual total

Eder Pires de Camargo1 

Luís Vicente de Andrade Scalvi2 

1Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Cx. Postal 473, 17033-360, Bauru-SP,Brasil. e-mail - camargoep@ig.com.br,

2Departamento de Física - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Bauru-SP,Brasil.


Resumo:

As limitações postas pela deficiência visual aos seus portadores não devem constituir obstáculos intransponíveis para que aprendam conteúdos científicos de física. Procedimentos educacionais a serem adotados, devem objetivar a efetivação de um processo de continuidade com os conhecimentos que o sujeito já possui acerca de sua realidade e de ruptura entre essa realidade e o senso comum, em direção ao conhecimento científico. Discutiremos neste texto, uma análise das concepções alternativas de repouso e movimento, encontradas junto a um grupo de seis sujeitos cegos (Camargo, 2000). Pretendemos que tais concepções, bem como sua análise, forneçam subsídios à elaboração de atividades de ensino desse conceito, atividades estas que não sejam fundamentadas em referenciais observacionais visuais e que colabore com o ensino de física do aluno cego, visto que, todos são capazes e competentes para aprender desde que sejam proporcionadas condições adequadas, considerando-se características típicas do aprendiz e do conteúdo a ser ensinado.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

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