Acessibilidade / Reportar erro

A compreensão do repouso e do movimento, a partir de referenciais observacionais não visuais: análises qualitativas de concepções alternativas de indivíduos portadores de deficiência visual total

Resumo:

As limitações postas pela deficiência visual aos seus portadores não devem constituir obstáculos intransponíveis para que aprendam conteúdos científicos de física. Procedimentos educacionais a serem adotados, devem objetivar a efetivação de um processo de continuidade com os conhecimentos que o sujeito já possui acerca de sua realidade e de ruptura entre essa realidade e o senso comum, em direção ao conhecimento científico. Discutiremos neste texto, uma análise das concepções alternativas de repouso e movimento, encontradas junto a um grupo de seis sujeitos cegos (Camargo, 2000). Pretendemos que tais concepções, bem como sua análise, forneçam subsídios à elaboração de atividades de ensino desse conceito, atividades estas que não sejam fundamentadas em referenciais observacionais visuais e que colabore com o ensino de física do aluno cego, visto que, todos são capazes e competentes para aprender desde que sejam proporcionadas condições adequadas, considerando-se características típicas do aprendiz e do conteúdo a ser ensinado.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • BAUGHMAN, J.; ZOLLMAN, D. Physics labs for the blind. - The physics teacher, p. 339-342, 1997.
  • BROWN, D. E.; CLEMENT, J. Misconceptions concerning Newton's law of action and reaction: The underestimated importance of the third law. In: Novak, J. D. (ed.), Proceedings of the second International Seminar on Misconceptions in Science and Mathematics, Cornell University, 1987,v. III, p. 39-53,
  • CAMARGO, E. P. (2000) Um estudo das concepções alternativas sobre repouso e movimento de pessoas cegas. Bauru: UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências, 2000. (Dissertação, Mestrado em Educação para a Ciência) 218 p..
  • CARVALHO, A.M.P., Construção do Conhecimento e Ensino de Ciências. Em Aberto, v.11, n.5, p. 9-16, 1994.
  • CLEMENT, J. Cognitive development project working paper. University of Massachusetts, Amherst, 1979.
  • CLEMENT, J. Students preconceptions in introductory mechanics. American Journal Physics, 1982. v. 50, p 66.
  • COHEN, I.B. A Física de uma Terra em movimento. In: COHEN, I.B. (Ed.) O nascimento de uma nova Física. São Paulo: Livraria Editora. 1967, Cap. 1, p. 1-27.
  • DRIVER, R. Students' Conceptions and the Learning of Science. International Journal of Science Education, v. 11(special issue), p. 481-490, 1989.
  • DUIT, R., GOLDBERG, F. e NIEDDERER, H. (Ed.). Research in Physics Learning: Theoretical Issues and Empirical Studies. Proceedings of an International Workshop held at the University of Bremem. Bremem, Institut Für die Pädagogik der Naturwissenschaften an der Universität Kiel. 1991.
  • ECKSTEIN, S. G. e SHEMESH, M. Stage Theory of the development of alternative conceptions. Journal of research in science teaching. v. 30, n. 1. p. 45-64. 1993.
  • FRANKLIN, A. Inertia in the middle ages. The Physics Teacher. v. 16, n. 4, p. 201-208, 1978.
  • GARDNER, P. L. Physics students' comprehension of motion with constant velocity - The Australian science teachers. v. 31, n.4, p. 27-32, 1986.
  • GUNSTONE, R.F., WHITE, R.T. e FENSHAM, P. Developments in Style and Purpose of Research on the Learning of Science. Journal of Research in Science Teaching, v. 25, p. 513- 529, 1988
  • HALLOUN, I. A., HESTENES, D. Common sense concepts about motion. American Association of Physics Teachers. p. 1056-1065, 1985.
  • HISE, Y. V. Student Misconceptions in Mechanics: An International Problem? The Physics Teacher. p. 498-502, 1988.
  • KOYRÉ, A. Aristóteles. In: KOYRÉ, A. (Ed.) Estudos Galilaicos. Lisboa: Publicações Dom Quixote. 1986, p.22-23.
  • LEMEIGNAN, G.; WEIL-BARRAIS, A. W. A developmental approach to cognitive change in mechanics. International Journal of Science Education. v. 16, n. 1, p. 99-120, 1994.
  • LINN, M. C., THIER, H. D. Adapting science material for the blind (ASMB): Expectation for student outcomes. Science Education v. 59, p. 237-246, 1975.
  • LOCHHEAD, J.; DUFRESNE, R. Helping students understanding difficult science concepts through the use of dialogues with history. The History and Philosophy of Science in Science Teaching. 1989. p. 221-229
  • LOWENFELD, B. Berthold Lowenfeld on Blindness and Blind People: Selected Papers. New York: American Foundaton for the Blind, 1983
  • MASINI, E. F. S. O perceber e o relacionar-se do deficiente visual; orientando professores especializados. Revista Brasileira de Educação Especial. p. 29-39, 1990.
  • McCLOSKEY, M., CARAMAZZA, A., GREEN, B. Curvilinear motion in the absence of external forces: Naive beliefs about the motion of objects. Science v. 210, p. 1139-1141, 1980.
  • McDERMOTT, L.C. What we Teach and What is Learned - Closing the Gap. American Journal of Physics, n. 59, p. 301-315, 1991.
  • MINSTRELL, J. Explaining the "at rest" condition of an object. The Physics teacher. p. 10-14, 1982.
  • PEDUZZI, L. O que é a Física Aristotélica: Por que não considerá-la no ensino da mecânica? Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 13, n.1, p. 48-63, 1996.
  • POSNER, G. J. et al. Accommodation of a specific conception: towards a theory of conceptual change. Science Education. v. 66, n. 2, p. 211-227, 1982.
  • ROBIN, N. e OHLSSON, S. Impetus then and now: A detailed comparison between Jean Buridan and a single contemporary subject. The History and Philosophy of Science in Science Teaching. 1989. p. 292-305.
  • SANTOS, M.E.V. Mudança Conceitual na Sala de Aula. Lisboa, Livros Horizonte. 1991.
  • SEVILLA, J., et al. Physics for blind students: a lecture on equilibrium. Physics Education v. 26, p. 227-230, 1991.
  • SILVA, D. e LATTOUF, R. Eletricidade: Atividade de Ensino Coerente com um Modelo Construtivista. Pro-posições, CampinasSP. 1996
  • SILVA, S. C. Deficiência Visual e Identidade: Uma Construção Cognitiva - Revista Álvares Penteado, São Paulo, v. 2, n. 5, p. 113 - 127, 2000.
  • STINNER, A. The story of force: from Aristotle to Einstein. Physics education. p. 77-85, 1994
  • TWIGGER, D., et al. The conception of force and motion of students aged between 10 and 15 years: an interview study designed to guide instruction. International Journal of Science Education. v. 16, n. 2, p. 215-229, 1994.
  • VILLANI, A. Conceptual Change in Science and Science Education. Science Education, v. 76, n.2, p. 223-237, 1992.
  • WATTS, D. M. A study of school children' s alternative frameworks on the concept of force. European journal of science education. v. 5, n. 2, p. 217-230, 1983.
  • WEENS, B., A physical science course for the visually impaired. The physics teacher, p. 333- 338, 1977.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2001
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br