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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte) vol.3 no.2 Belo Horizonte July/Dec. 2001

https://doi.org/10.1590/1983-21172001030205 

Artigos

A HISTÓRIA DA DISCIPLINA ESCOLAR CIÊNCIAS NAS DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS NO PERÍODO 1981-1995 1

THE HISTORY OF SCIENCE AS A SCHOOL SUBJECT IN BRAZILIAN DISSERTATIONS AND THESES FROM 1981 TO 1995

Marcia Serra Ferreira2 

Antonio Flavio Barbosa Moreira2 

2Professora de Didática Especial e Prática de Ensino de Ciências Biológicas e pesquisadora do Núcleo de Estudos de Currículo (NEC) - Faculdade de Educação da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-RJ,Brasil (http://www.cfch.ufrj.br/nec).

2Professor Titular de Currículo e Coordenador do NEC - Faculdade de Educação da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-RJ,Brasil.


Resumo:

O artigo aborda a história da disciplina escolar ciências na produção acadêmica brasileira entre 1981 e 1995. Analisa nove dissertações e teses que focalizam o ensino fundamental e que possuem um viés histórico. Com base em Goodson, argumenta que o entendimento do processo de construção social de uma determinada disciplina exige a consideração de fatores internos e externos. Destaca, ao mesmo tempo, a importância de se analisarem, entre os diversos fatores internos, as teses e dissertações defendidas nos programas de pós-graduação. Afirma que ainda há muito a ser investigado sobre a área em pauta, uma vez que boa parte dos trabalhos realizados são muito descritivos. Ou seja, os estudos históricos não têm sido privilegiados nas pesquisas em ensino de ciências. Os trabalhos analisados, apesar de não desconsiderarem a existência de conflitos, acabam por minimizar suas influências no quadro geral de constituição das disciplinas escolares em ciências.

Palavras-chave: currículo; ensino de ciências; história das disciplinas.

Abstract:

The article focuses on how science as a school subject has been discussed in Brazilian theses and dissertations between 1981 and 1995. It analyses nine dissertations and theses that investigate elementary school teaching and that adopt a historical approach. Drawing on Goodson's history of the school subjects, the article argues that internal and external factors are necessary to understand the steps followed by a school subject. It stresses the importance of analysing dissertations and theses submitted to Brazilian graduate programmes. It suggests that there is much left to be researched on the development of science as a school subject, since most of the studies carried out are very much descriptive. In other words, historical studies have not been a concern of science education researchers. The studies tend to understress the influence of conflicts on the general context of the constitution of scientific school subjects.

Keywords: curriculum; science education; history of school subjects.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

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1 Esse trabalho é parte do doutoramento realizado desde 1999 na Faculdade de Educação da UFRJ, sob a orientação do professor Dr. Antonio Flavio Barbosa Moreira.

2 Professora de Didática Especial e Prática de Ensino de Ciências Biológicas e pesquisadora do Núcleo de Estudos de Currículo (NEC) - Faculdade de Educação da UFRJ (http://www.cfch.ufri.br/nec).

3 Professor Titular de Currículo e Coordenador do NEC - Faculdade de Educação da UFRJ.

4 Analisamos os trabalhos de Carvalho (1981), Fracalanza (1993), Gouveia (1992), Junqueira (1988), Krasilchik (1987), Lazzarotto (1995), Machado (1990), Marandino (1994) e Saad (1981).

Núcleo de Estudos de Currículo (NEC). Faculdade de Educação da UFRJ. Avenida Pasteur, 250 fundos - sala A-110. Praia Vermelha. CEP: 22290-240. Correio eletrônico: mserra@ufrj.br e afmciu@infolink.com.br

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