Acessibilidade / Reportar erro

A HISTÓRIA DA DISCIPLINA ESCOLAR CIÊNCIAS NAS DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS NO PERÍODO 1981-19951 1 Esse trabalho é parte do doutoramento realizado desde 1999 na Faculdade de Educação da UFRJ, sob a orientação do professor Dr. Antonio Flavio Barbosa Moreira.

THE HISTORY OF SCIENCE AS A SCHOOL SUBJECT IN BRAZILIAN DISSERTATIONS AND THESES FROM 1981 TO 1995

Resumo:

O artigo aborda a história da disciplina escolar ciências na produção acadêmica brasileira entre 1981 e 1995. Analisa nove dissertações e teses que focalizam o ensino fundamental e que possuem um viés histórico. Com base em Goodson, argumenta que o entendimento do processo de construção social de uma determinada disciplina exige a consideração de fatores internos e externos. Destaca, ao mesmo tempo, a importância de se analisarem, entre os diversos fatores internos, as teses e dissertações defendidas nos programas de pós-graduação. Afirma que ainda há muito a ser investigado sobre a área em pauta, uma vez que boa parte dos trabalhos realizados são muito descritivos. Ou seja, os estudos históricos não têm sido privilegiados nas pesquisas em ensino de ciências. Os trabalhos analisados, apesar de não desconsiderarem a existência de conflitos, acabam por minimizar suas influências no quadro geral de constituição das disciplinas escolares em ciências.

Palavras-chave:
currículo; ensino de ciências; história das disciplinas.

Abstract:

The article focuses on how science as a school subject has been discussed in Brazilian theses and dissertations between 1981 and 1995. It analyses nine dissertations and theses that investigate elementary school teaching and that adopt a historical approach. Drawing on Goodson's history of the school subjects, the article argues that internal and external factors are necessary to understand the steps followed by a school subject. It stresses the importance of analysing dissertations and theses submitted to Brazilian graduate programmes. It suggests that there is much left to be researched on the development of science as a school subject, since most of the studies carried out are very much descriptive. In other words, historical studies have not been a concern of science education researchers. The studies tend to understress the influence of conflicts on the general context of the constitution of scientific school subjects.

Keywords:
curriculum; science education; history of school subjects.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • BALL, S. J. (1988) Relations, structures and conditions in curriculum change: a political history of english teaching 1970-1985. In: GOODSON, I. F. (org.) International Perspectives in Curriculum History . London: Routledge.
  • CARVALHO, H. G. (1981) Ensino de Ciências no Primeiro Grau: Condicionantes Históricos e Comentário sobre um Livro Texto Dissertação de Mestrado. Belo Horizonte: UFMG.
  • FRACALANZA, H.; AMARAL, I. A. e GOUVEIA, M. S. F. (1986) O Ensino de Ciências no Primeiro Grau São Paulo: Atual.
  • FRACALANZA, H. (1993) O que Sabemos sobre os Livros Didáticos para o Ensino de Ciências no Brasil Tese de Doutorado. Campinas: UNICAMP.
  • GOODSON, I. F. (1990) Tornando-se uma matéria acadêmica: padrões de explicação e evolução. Teoria e Educação (2). Porto Alegre: Pannonica.
  • GOODSON, I. F. (1995) Currículo: Teoria e História Petrópolis: Vozes.
  • GOODSON, I. F. e MARSH, C. J. (1996) Studying School Subjects - a Guide London: Falmer Press.
  • GOODSON, I. F. (1997) A Construção Social do Currículo Lisboa: Educa.
  • GOUVEIA, M. S. F. (1992) Cursos de ciências para professores do primeiro grau: elementos para uma política de formação continuada Tese de Doutorado. Campinas: UNICAMP.
  • JUNQUEIRA, H. (1988) Ensinar Ciências: um Estudo Sociológico do Currículo Dissertação de Mestrado. Porto Alegre: UFRGS.
  • KRASILCHIK, M. (1980) Inovação no ensino das ciências. In: GARCIA, W. E. (coord.) Inovação Educacional no Brasil: Problemas e Perspectivas São Paulo: Cortez e Autores Associados.
  • KRASILCHIK, M. (1987) O Professor e o Currículo das Ciências São Paulo: EPU/EDUSP.
  • LAYTON, D. (1973) Science for the People - the Origins of the School Science Curriculum in England London: George Allen & Unwin Ltd.
  • LAZZAROTTO, A. (1995) As Ações da Universidade Federal de Mato Grosso na Formação Continuada dos Professores do Ensino Fundamental na Área de Ciências: Revisão Histórico-Crítica Dissertação de Mestrado. Campinas: UNICAMP.
  • LE GOFF, J. (1996) Documento/monumento. In: LE GOFF, J. História e Memória Campinas: Editora da UNICAMP.
  • LEMGRUBER, M. S. (1999) A Educação em Ciências Físicas e Biológicas a partir das Teses e Dissertações (81 a 95): uma História de sua História Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: UFRJ.
  • MACHADO, O. V. M. (1990) O Ensino de Ciências na Escola de Primeiro Grau: Visão de Ciência Veiculada pelos Alunos Dissertação de Mestrado. São Paulo: PUC.
  • MARANDINO, M. (1994) O Ensino de Ciências e a Perspectiva da Didática Crítica Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: PUC.
  • MEGID NETO, J. et al (coord.) (1998) O Ensino de Ciências no Brasil - Catálogo Analítico de Teses e Dissertações (1972-1995) Campinas: UNICAMP/FE/CEDOC.
  • POPKEWITZ, T. (1987) The Formation of School Subjects: the Struggle for Creating an American Institution . London: Falmer Press.
  • ROSENTHAL, D. e BYBEE, R. (1987) Emergency of the Biology Curriculum: a Science of Life or a Science of Living? In: POPKEWITZ, T. The Formation of School Subjects: the Struggle for Creating an American Institution London: Falmer Press.
  • SAAD, A. A. (1981) Ciência e Ideologia na Escola de Primeiro Grau: o Ensino de Ciências Físicas e Biológicas em Goiás Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: IESAE/FGV.
  • SANTOS, L. L. C. P. (1990) História das disciplinas escolares: perspectivas de análise. Teoria e Educação (2). Porto Alegre: Pannonica.
  • SANTOS, L. L. C. P. (1994) História das disciplinas escolares: outras perspectivas de análise. VI I Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino Anais: Conferências, Mesas Redondas e Simpósios Goiânia: UFMT.
  • WARDE, M. J. Questões teóricas e de método: a história da educação nos marcos de uma história das disciplinas. In: SAVIANI, D.; LOMBARDI, J. C. e SANFELICE, J. L. (orgs.) História e História da Educação: O Debate Metodológico Atual Campinas: Autores Associados/HISTEDBR, 1998.
  • 1
    Esse trabalho é parte do doutoramento realizado desde 1999 na Faculdade de Educação da UFRJ, sob a orientação do professor Dr. Antonio Flavio Barbosa Moreira.
  • 2
    Professora de Didática Especial e Prática de Ensino de Ciências Biológicas e pesquisadora do Núcleo de Estudos de Currículo (NEC) - Faculdade de Educação da UFRJ (http://www.cfch.ufri.br/nec).
  • 3
    Professor Titular de Currículo e Coordenador do NEC - Faculdade de Educação da UFRJ.
  • 4
    Analisamos os trabalhos de Carvalho (1981), Fracalanza (1993), Gouveia (1992), Junqueira (1988), Krasilchik (1987), Lazzarotto (1995), Machado (1990), Marandino (1994) e Saad (1981).

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2001
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br