Acessibilidade / Reportar erro

ALFABETISMO CIENTÍFICO: NOVOS DESAFIOS NO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO

Scientific Literacy: new challenges in the context of globalisation

Resumo:

O presente trabalho tem como objetivo esboçar uma visão geral das questões históricas e conceituais que cercam o conceito de globalização, tal qual aparece nos trabalhos dos sociólogos Anthony Guiddens, David Held, Anthony McGrew e Nicolau Sevcenko, bem como delinear suas implicações sobre os padrões de relação da sociedade com a ciência. A partir dessas reflexões sobre modernidade, globalização e relação entre ciência e sociedade, examinamos o tema dos níveis de cultura e de alfabetismo científico demandados para a inserção na sociedade contemporânea. As análises evidenciaram que em domínios crescentes da vida social, cidadãos serão chamados a intervir em decisões sobre as quais os especialistas não têm a "resposta certa".

Palavras-Chave:
alfabetismo científico; ciência e globalização; risco e educação em ciências.

Abstract:

The present study has the aim to give a general view of the historical and conceptual issues which deal with the concept of globalisation and its effects on the patterns of the relationship between science and society as appears in the works of the sociologists Anthony Guiddens, David Held, Anthony McGrew and Nicolau Sevcenko. Based on these reflections on modernity, globalisation and the relationship between science and society, we examined the cultural and scientific literacy level which are required for insertion in contemporary society. The analyses proved that in growing fields of social life, citizens are summoned to intervene in decisions about issues in which experts do not have the "right answer".

Keywords:
scientific literacy; science and globalisation; risk and science education.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • ANDERSON, P. (1996). Balanço do neoliberalismo. In: SADER, E.; GENTILI, P. (orgs.) Pós- neoliberalismo: as políticas sociais e o estado democrático Rio de Janeiro: Paz e Terra. pp. 9-37.
  • BECK, U. (1997). A reinvenção da política: rumo a uma teoria da modernização reflexiva. In:; BECK, U. GIDDENS, A.; LASH. S. Modernização reflexiva: política, tradição e estética no ordem social moderna São Paulo: Editora da UNESP. pp. 11-71.
  • DICIONÁRIO DICIONÁRIO DO PENSAMENTO SOCIAL DO SÉCULO XX. (1996). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.
  • FALCÃO, D. (1999). Padrões de interação e aprendizagem em museus de ciência Dissertação (mestrado) - Programa em Educação, Gestão e Difusão em Biociências. Departamento de Bioquímica Médica do Instituto de Ciências Biomédicas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro.
  • FENSHAM, P. (1999). School science and public understanding of science. International Journal of Science Education v.21(7):755-763.
  • FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. (1999) Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa 3ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
  • FRIGOTTO, G. (1998). La produtividad de la escuela improductiva 1ed Buenos Aires: Mino.
  • GIDDENS, A. (1991). As consequências da modernidade São Paulo: Editora da UNESP.
  • GIDDENS, A. (1997). Risco, confiança, reflexividade. In:; BECK, U.; GIDDENS, A. LASH. S. Modernização reflexiva: política, tradição e estética no ordem social moderna São Paulo: Editora da UNESP. pp. 219-234.
  • GIDDENS, A. (2000a). Mundo em descontrole: o que a globalização está fazendo de nós Rio de Janeiro: Record.
  • GIDDENS, A. (2000b). A terceira via: reflexões sobre o impasse político atual e o futuro da social-democracia . Rio de Janeiro: Record.
  • HELD, D.; McGREW, A. (2001) Prós e contras da globalização Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.
  • INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS. (2001). PISA 2000: relatório nacional . Brasília: INEP.
  • JENKINS, E. W. (1999). School science, citizenship and the public understanding of science. International Journal of Science Education v. 21(7):703-710.
  • KUHLMANN JÚNIOR, M. (2001). As grandes festas didáticas: a educação brasileira e as exposições internacionais ( 1862-1922) Bragança: Editora da Universidade São Francisco.
  • NASCIMENTO, S. S. do; VENTURA, P. C. S. (2001). Mutações na construção dos museus de ciências. Pro-Posições v.12, n.1 (34) - março, pp.126-138.
  • NEVES, M. de S. (2001). Uma arena pacífica. In: MAST. Imagens do progresso: os instrumentos científicos e as grandes exposições Rio de Janeiro:. MAST pp. 2-8.
  • ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. (1999). Measuring students knowledge and skills: a new framework for assessment . Paris: OECD.
  • ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. (2000). Measuring students knowledge and skills: the Pisa 2000 assessment of reading, mathematical and scientific literacy . Paris: OECD.
  • ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. (2001). Knowledge and skills for life: first results from PISA 2000 . Paris: OECD.
  • PERNOUD, R. Histoire de la bourgeosie em France: des origines aux temps modernes apud NÓVOA, A. (1991). (org.). Profissão professor Porto: Porto Editora. pp. 110-111.
  • PERRENOUD, P. (1996) Enseigner-, agir dans l'urgence, décider dans l'incertitude. Savoirs et compétences dans un métier complexe . Paris: ESSE.
  • PLUM, W. Exposições mundiais no século XIX: espetáculos da transformação sociocultural apud KUHLMANN JÚNIOR, M. (2001). As grandes festas didáticas: a educação brasileira e as exposições internacionais (1862-1922) Bragança: Editora da Universidade São Francisco. pp. 26.
  • QUEIROZ, G. (2001). Os saberes da mediação na educação em museus de ciências e suas relações com o contexto escolar Rio de Janeiro:. MAST 15 p.. (Projeto de Pesquisa em andamento, com financiamento da FAPERJ).
  • SEVCENKO, N. (2001). A corrida para o século XXI: no loop da montanha-russa São Paulo: Companhia das Letras (Virando séculos; 7).
  • SHAMOS, M. (1995). The myth of scientific literacy New Brunswick, NJ: Rutgers University Press.
  • YOUNG, M.; GLANFIELD, K. (1998). Science in post-compulsory education: towards a framework for a curriculum of the future. Studies in Science Education v. 32, pp. 1-20.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2001
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br