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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte) vol.4 no.1 Belo Horizonte Jan./June 2002

https://doi.org/10.1590/1983-21172002040104 

Artigos

Formas de Construtivismo: Mudança Conceitual e Construtivismo Contextual*

Forms of Constructivismo: Conceptual Change and Contextual Constructivism

Charbel Nino El-Hania 

Nelio Marco Vincenzo Bizzob 

aGrupo de Pesquisa em História, Filosofia e Ensino de Ciências Biológicas, Instituto de Biologia, Universidade Federal da Bahia, Salvador-BA.

bDepartamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo-SP.


RESUMO

Geelan (1997), em seu modelo bidimensional das formas de construtivismo, situa o construtivismo contextual, proposto por William Cobern, numa posição diametralmente oposta à pedagogia da mudança conceitual, por ele associada ao construtivismo pessoal. Neste artigo, discutimos as relações entre essas duas formas de construtivismo e algumas implicações para o ensino de Ciências.

Palavras-Chave: construtivismo; mudança conceitual; construtivismo contextual; ensino de ciências.

ABSTRACT

In Geelan's (1997) two-dimensional model of forms of constructivism, William Cobern's contextual constructivism is opposed to conceptual change pedagogy, which Geelan associates with personal constructivism. In this paper, we discuss the relationships between these two forms of constructivism, highlighting some consequences to science teaching.

Key words: constructivism; conceptual change; contextual constructivism,; science teaching.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

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* Este artigo é uma versão significativamente modificada de trabalho que se encontra nas Atas do II Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), realizado em Valinhos-SP, no mês de Setembro de 1999.

1 Tribo da América do Norte.

2 Tribo indígena do Alto Rio Negro.

3 O artigo introduz o conceito de "persuasão que se vale da reconhecida falta de conhecimento de causa do grupo a ser persuadido" e que pode levar à aceitação de afirmações erradas. O exemplo dado é o do 'óleo sem colesterol', inscrição comum em muitos produtos vegetais, que pode conduzir pessoas a consumirem alimentos ricos em gorduras, acreditando, erroneamente, que não estejam contribuindo para a elevação do nível de seu colesterol sistêmico.

4 Entendemos 'paradigmas' aqui como realizações científicas universalmente reconhecidas que, durante algum tempo, servem como matrizes disciplinares e fornecem modelos de problemas e soluções para a comunidade de praticantes de uma determinada ciência (Kuhn [1970]1996, p. x). Para uma discussão detalhada do conceito, ver a obra original de Kuhn e os ensaios reunidos em Lakatos & Musgrave [1970](1979), particularmente Masterman [1970](1979), que discute os vários significados do termo 'paradigma' na obra de Kuhn. Ver tb. HoyningenHuene (1993).

5 Sobre o papel das teorias observacionais, ver Lakatos ([1970]1979).

6 Grupo de Pesquisa em História, Filosofia e Ensino de Ciências Biológicas, Instituto de Biologia, UFBa. Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências, UFBa-UEFS. Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento, UFBa. Apoio: CAPES. Bolsista de Produtividade do CNPq/MCT. e-mail: charbel@ufba.br

7 Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada (EDM) da Faculdade de Educação, USP. Bolsista de Produtividade do CNPq/MCT. e-mail: bizzo@usp.br

Recebido: 22 de Março de 2002; Aceito: 20 de Novembro de 2002

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