Acessibilidade / Reportar erro

Formas de Construtivismo: Mudança Conceitual e Construtivismo Contextual* * Este artigo é uma versão significativamente modificada de trabalho que se encontra nas Atas do II Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), realizado em Valinhos-SP, no mês de Setembro de 1999.

Forms of Constructivismo: Conceptual Change and Contextual Constructivism

Resumos

Geelan (1997), em seu modelo bidimensional das formas de construtivismo, situa o construtivismo contextual, proposto por William Cobern, numa posição diametralmente oposta à pedagogia da mudança conceitual, por ele associada ao construtivismo pessoal. Neste artigo, discutimos as relações entre essas duas formas de construtivismo e algumas implicações para o ensino de Ciências.

construtivismo; mudança conceitual; construtivismo contextual; ensino de ciências.


In Geelan's (1997) two-dimensional model of forms of constructivism, William Cobern's contextual constructivism is opposed to conceptual change pedagogy, which Geelan associates with personal constructivism. In this paper, we discuss the relationships between these two forms of constructivism, highlighting some consequences to science teaching.

constructivism; conceptual change; contextual constructivism,; science teaching.


Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • AIKENHEAD, G. S. (1996) Science education: border crossing into the subculture of science. Studies in Science Education, 27, 1-52.
  • BANDEIRA, F. P. S. F. (1996). Um estudo em perspectiva: etnopedologia e etnoecogeografia do grupo indígena Pankararé. Cadernos de Geociências, 5, 107-128.
  • BANDEIRA, F. P. S. F. (2002). Analisis de Factores que Afectan el Establecimiento y la Estructura Floristica de los Cafetales Rusticos en Dos Areas del Sureste de Mexico. Mexico: UNAM. Tese de Doutorado.
  • BAUER, H. H. (1992) Scientific Literacy and the Myth of the Scientific Method. Urbana: University of Illinois Press.
  • BERLIN, B. (1992). Ethnobiological Classification: Principles of Categorization of Plants and Animals in Traditional Societies. Princeton: Princeton University Press.
  • BIZZO, N. (1998) Ciências: Fácil ou Difícil? São Paulo: Ática.
  • BIZZO, N.; KAWASAKI, C. S. (1999) Este Artigo Não Contém Colesterol: pelo fim das imposturas intelectuais no ensino de ciências. Projeto, Revista de Educação 1(I):25-34.
  • CABALLERO, J. (1994). Use and Management of Sabal Palms Among the Maya of Yucatan. Berkeley: University of California. Tese de Doutorado.
  • CARVALHO, J. S. F. (2001). Construtivismo, Uma Pedagogia Esquecida da Escola. Porto Alegre, Artmed Editora.
  • COBERN, W. W. (1991) World View Theory and Science Education Research. Manhattan Kansas: NARST.
  • COBERN, W. W. (1994a) World view, culture, and science education. Science Education International, 5(4), 5-8.
  • COBERN, W. W. (1994b). Point: Belief, understanding, and the teaching of evolution. Journal of Research in Science Teaching (31): 583-590.
  • COBERN, W. W. (1996) Worldview theory and conceptual change in science education. Science Education, 80(5), 579-610.
  • COBERN, W. W. (2000). Everyday Thoughts about Nature. Dordrecht: Kluwer.
  • COBERN, W. W., AIKENHEAD, G. S. (1998) Cultural aspects of learning science. In: TOBIN, K., FRASER, B. (Eds.). International Handbook of Science Education. Dordrecht: Kluwer.
  • COBERN, W. W., GIBSON, A. T., UNDERWOOD, S. A. (1999) Everyday thoughts about nature: An interpretive study of 16 ninth graders' conceptualizations of nature. Journal of Research in Science Teaching, 36 (5), 541-564.
  • CROMER, A. (1993) Uncommon Sense: The Heretical Nature of Science. New York: Oxford University Press.
  • DAVIDSON, D. (1984) Inquiries into Truth & Interpretation. Oxford: Clarendon Press.
  • EDELMAN, G. M. (1987) Neural Darwinism: The Theory of Neuronal Group Selection. New York: Basic Books.
  • EDELMAN, G. M. (1989) The Remembered Present: A Biological Theory of Consciousness. New York: Basic Books.
  • EDELMAN, G. M. (1992) Bright Air, Brilliant Fire: On the Matter of the Mind. New York: Basic Books.
  • EL-HANI, C. N.; PEREIRA, A. M. (2001) Notas sobre percepção e interpretação em ciência. Revista USP, 49, 148-159.
  • EL-HANI, C. N.; SEPÚLVEDA, C. (2001) Analisando as relações entre educação científica e educação religiosa. I. Professores de ciências podem evitar o fisicalismo? Atas do III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC).
  • FEYERABEND, P. K. (1975) Contra o Método. Rio de Janeiro: Francisco Alves.
  • GAULD, C. (1986) Models, meters and memory. Research in Science Education 16, 49-54.
  • GEELAN, D. R. (1997) Epistemological anarchy and the many forms of constructivism. Science & Education, 6(1-2), 15-28.
  • GIL-PÉREZ, D. (1993) Contribución de la historia y de la filosofia de las ciencias al desarrollo de un modelo de ensenanza/aprendizaje como investigación. Enseñanza de las Ciencias, 11(2), 197-212.
  • HARRÉ, R. (1992) The Philosophies of Science: An Introductory Survey. Oxford: Oxford University Press.
  • HEWSON, P. W. (1981) A conceptual change approach to learning science. European Journal of Science Education, 3(4), 383-396.
  • HEWSON, P. W.; THORLEY, N. R. (1989) The conditions of conceptual change in the classroom. International Journal of Science Education, 11(5), 541-553.
  • HONDERICH, T. (Ed.). (1995) The Oxford Companion to Philosophy. Oxford: Oxford University Press.
  • HOYNINGEN-HUENE, P. (1993). Reconstructing Scientific Revolutions: Thomas S. Kuhn's Philosophy of Science. Chicago: The University of Chicago Press.
  • KEARNEY, M. (1984) World View. Novato:Chandler & Sharp.
  • KUHN, T. S. (1970/1996). The Structure of Scientific Revolutions. Chicago: The University of Chicago Press.
  • LACEY, H. (1996) On relations between science and religion. Science & Education, 5(2), 143-153.
  • LAKATOS, I. (1970/1979) O falseamento e a metodologia dos programas de pesquisa. In:; LAKATOS, I. MUSGRAVE, A. (Eds.). A Crítica e o Crescimento do Conhecimento. São Paulo: Cultrix/EDUSP. pp. 109-243.
  • LAKATOS, I. e MUSGRAVE, A. (1970/1979). A Crítica e o Crescimento do Conhecimento. São Paulo: Cultrix/EDUSP.
  • LÉVI-STRAUSS, C. (1966/1989). O Pensamento Selvagem. Campinas: Papirus.
  • LIMA-TAVARES, M. e EL-HANI, C. N. (2001). Um olhar epistemológico sobre a transposição didática da teoria Gaia. Investigações em Ensino de Ciências, Vol. 6, n. 3.
  • MAHNER, M.; BUNGE, M. (1996) Is religious education compatible with science education? Science & Education, 5(2), 101-123.
  • MARQUES, J. G. W. (1995). Pescando Pescadores: Etnoecologia Abrangente no Baixo São Francisco Alagoano. São Paulo: NUPAUB.
  • MASTERMAN, M. (1970/1979). A natureza de um paradigma, LAKATOS, I.e MUSGRAVE, A.A Crítica e o Crescimento do Conhecimento. São Paulo: Cultrix/EDUSP. pp. 72-108.
  • MATTHEWS, M. R. (1994a) Vino viejo en botellas nuevas: Un problema con la epistemología construtivista. Enseñanza de las Ciencias, 12(1), 79-88.
  • MATTHEWS, M. R. (1994b) Science Teaching: The Role of History and Philosophy of Science. New York: Routledge.
  • MATTHEWS, M. R. (1997) Introductory comments on philosophy and constructivism in science education. Science & Education, 6(1-2), 15-28.
  • MCMULLIN, E. 1976. The fertility of theory and the unit for appraisal in science. Boston Studies in the Philosophy of Science, Vol. 39.
  • MEDIN, D. L. e ATRAN, S. (1999). Folkbiology. Cambridge-MA: MIT Press.
  • MILLAR, R. (1989) Constructive criticisms. International Journal of Science Education, 11(5), 587-596.
  • MORTIMER, E. F. (1994) Evolução do Atomismo em Sala de Aula: Mudança de Perfis Conceituais. São Paulo: FE-USP. Tese de Doutorado.
  • MORTIMER, E. F. (1995) Conceptual change or conceptual profile change? Science & Education, 4(3), 265-287.
  • MORTIMER, E. F. (1996) Construtivismo, mudança conceitual e ensino de ciências: para onde vamos? Investigações no Ensino de Ciências, 1(1), 20-39.
  • NIEDDERER, H.; GOLDBERG, F.; DUIT, R. (1991) Towards learning process studies: A review of the Workshop in Physics Learning. In:; DUIT, R.; GOLDBERG, F. NIEDDERER, H. (Eds.). Research in Physics Learning: Theoretical Issues and Empirical Studies. Kiel: Schmidt & Klannig.
  • NOVAK, J. D. (1988) Constructivismo humano: Un consenso emergente. Enseñanza de las Ciencias 6(3), 213-223.
  • PEIRCE, C. S. (1955). Philosophical Writings of Peirce (edited by J. Buchler). New York: Dover.
  • PIAGET, J. (1966/1987) O Nascimento da Inteligência na Criança. Rio de Janeiro: Guanabara.
  • PINTRICH, P. R.; MARX, R. W.; BOYLE, R. A. (1993) Beyond cold conceptual change: the role of motivational beliefs and classroom contextual factors in the process of conceptual change. Review of Educational Research, 63(2), 167-199.
  • POLANYI, M. (1964) Personal Knowledge: Toward a Post-Critical Philosophy. New York: Harper and Row.
  • POSNER, G. J.; STRIKE, K. A.;; HEWSON, P. W. GERZOG, W. A. (1982) Accomodation of a scientific conception: toward a theory of conceptual change. Science Education, 66(2), 211-227.
  • PUTNAM, H. (1990) Realism with a Human Face. Cambridge-MA: Harvard University Press.
  • RESNICK, L. B. (1983) Mathematics and science learning: a new conception. Science, 220, 477-478.
  • RORTY, R. (1991) Objectivity, Relativism, and Truth: Philosophical Papers, Volume 1. Cambridge: Cambridge University Press.
  • SACKS, O. (1995) A new vision of the mind. In: CORNWELL, J. (Ed.). Nature's Imagination: the Frontiers of Scientific Vision. Oxford: Oxford University Press.
  • SCOTT, P. H.; ASOKO, H. M.; DRIVER, R. (1992). Teaching for conceptual change: A review of strategies. In:; DUIT, R.; GOLDBERG, F. NIEDDERER, H. (Eds.). Research in Physics Learning: Theoretical Issues and Empirical Studies. Kiel: Schmidt & Klannig.
  • SETTLE, T. (1996) Applying scientific openmindedness to religion and science education. Science & Education, 5(2), 125-141.
  • SEPÚLVEDA, C. (2002) A Relação entre Religião e Ciência na Trajetória de Formação Profissional de Alunos Protestantes da Licenciatura em Ciências Biológicas. Salvador: Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências. Dissertação de Mestrado (disponível em http://www.gphfecb.ufba.br).
    » http://www.gphfecb.ufba.br
  • SEPÚLVEDA, C.; EL-HANI, C. N. (2001) Analisando as relações entre educação científica e educação religiosa. II. O uso de casos históricos de cientistas com crenças religiosas como ferramentas na formação de professores.. Atas do III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC)
  • SOBER, E. (1994) Why not solipsism?, in: From a Biological Point of View: Essays in Evolutionary Philosophy. Cambridge: Cambridge University Press.
  • SOLOMON, J. (1994) The rise and fall of constructivism. Studies in Science Education, 23, 1-19.
  • STRIKE, K. A.; POSNER, G. J. (1992) A revisionist theory of conceptual change, In: DUSCHL, R.; HAMILTON, R. (Eds.). Philosophy of Science, Cognitive Psychology, and Educational Theory and Practice. Albany-NY: SUNY Press.
  • TOBIN, K. (Ed.). (1993) The Practice of Constructivism in Science and Mathematics Education. Washington: AAAS Press.
  • TOLEDO, V. M. (1990). La perspectiva etnoecologica: Cinco reflexiones acerca de las ciencias campesinas sobre la naturaleza com especial referencia a Mexico. Ciencias, no especial 4, 22-29.
  • TOLEDO, V. M. (1992). What is ethnoecology? Origins, scope and implications of a rising discipline. Etnoecologia, 1(1), 5-21.
  • VEYNE, P. (1984) Acreditavam os Gregos em seus Mitos?. São Paulo: Brasiliense.
  • WANDERSEE, J. H. (1993) The declared research interest of NARST members: An analysis of the 1992 NARST 'Directory of Members'. Journal of Research in Science Teaching, 30, 319-320.
  • WHITE, T. R. e GUNSTONE, R. F. (1989) Metalearning and conceptual change. International Journal of Science Education 11,577-586.
  • WOLPERT, L. (1992) The Unnatural Nature of Science. London: Faber & Faber.
  • WOOLNOUGH, B. (1996) On the fruitful compatibility of religious education and science. Science & Education, 5(2), 175-183.
  • *
    Este artigo é uma versão significativamente modificada de trabalho que se encontra nas Atas do II Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), realizado em Valinhos-SP, no mês de Setembro de 1999.
  • 1
    Tribo da América do Norte.
  • 2
    Tribo indígena do Alto Rio Negro.
  • 3
    O artigo introduz o conceito de "persuasão que se vale da reconhecida falta de conhecimento de causa do grupo a ser persuadido" e que pode levar à aceitação de afirmações erradas. O exemplo dado é o do 'óleo sem colesterol', inscrição comum em muitos produtos vegetais, que pode conduzir pessoas a consumirem alimentos ricos em gorduras, acreditando, erroneamente, que não estejam contribuindo para a elevação do nível de seu colesterol sistêmico.
  • 4
    Entendemos 'paradigmas' aqui como realizações científicas universalmente reconhecidas que, durante algum tempo, servem como matrizes disciplinares e fornecem modelos de problemas e soluções para a comunidade de praticantes de uma determinada ciência (Kuhn [1970]1996, p. x). Para uma discussão detalhada do conceito, ver a obra original de Kuhn e os ensaios reunidos em Lakatos & Musgrave [1970](1979), particularmente Masterman [1970](1979), que discute os vários significados do termo 'paradigma' na obra de Kuhn. Ver tb. HoyningenHuene (1993).
  • 5
    Sobre o papel das teorias observacionais, ver Lakatos ([1970]1979).
  • 6
    Grupo de Pesquisa em História, Filosofia e Ensino de Ciências Biológicas, Instituto de Biologia, UFBa. Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências, UFBa-UEFS. Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento, UFBa. Apoio: CAPES. Bolsista de Produtividade do CNPq/MCT. e-mail: charbel@ufba.br
  • 7
    Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada (EDM) da Faculdade de Educação, USP. Bolsista de Produtividade do CNPq/MCT. e-mail: bizzo@usp.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2002

Histórico

  • Recebido
    22 Mar 2002
  • Aceito
    20 Nov 2002
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br