Acessibilidade / Reportar erro

"EXERCÍCIOS DE RACIOCÍNIO" EM TRÊS LINGUAGENS: ENSINO DE FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS

LOGICAL THOUGHT EXERCISES IN THREE LANGUAGES: PHYSICS TEACHING IN ELEMENTARY SCHOOL.

Resumos

Com o objetivo de estudarmos a adequação de histórias infantis como instrumento de ensino de Física para crianças, elaboramos uma atividade que foi desenvolvida em uma turma do segundo ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de São Paulo. Após a leitura da história, os alunos receberam um exercício de raciocínio para discutirem em pequenos grupos sem qualquer estímulo à experimentação. Depois desta etapa as crianças foram convidadas a discutirem suas idéias e/ou conclusões com toda a turma, numa grande roda. Para em seguida relatarem suas experiências, de maneira individual, através de um desenho e/ou pequena redação. Neste trabalho apresentamos a análise de suas falas durante a discussão da grande roda e a análise de seus relatos.

literatura no ensino de ciências; ensino de física; ciências no ensino fundamental; discurso em sala de aula.


In order to study the fitness of child's tales as a Physic Teaching instrument, we elaborated a science learning activity to second grade students of an elementary public school in São Paulo city. After reading a tale, a logical thought exercise was discussed in small groups of students, without any stimulation to any kind of experimentation. After this, children were invited to discuss their ideas in a big circle, composed by all the students of the class. Finally, they were asked to report individually their ideas and/or conclusions about the class activity, using drawings and/or small wordings. This work presents the analysis of their talk during the circle discussion, as well as analysis of their writings.

literature in science teaching; physics teaching; elementary school science; classroom discourse.


Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • Bakhtin, M. (1997) Estética da Criação verbal 2a ed. São Paulo: Martins Fontes
  • Bakhtin, M. (Volochinov) (1995) Marxismo e a Filosofia da Linguagem 7a ed. São Paulo: Hucitec
  • Bettelheim, B. (1992) A Psicanálise dos Contos de Fadas , 9a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra
  • Butzow, C. M. e Butzow, J. W. (1990) Science Through Children's literature: an integrates approach. Science Activities 27(3) pp.29-33
  • Egan, K. (1994) Young Children's Imagination and Learning: enganging children's emotional reponse. Young Children 49 (6) pp: 27-32
  • Egan, K. (1991) La Compreensión de la Realidad en la Educación Infantil y Primaria Madrid: Morata
  • Ellis, S. e Kleinberg, S. (1997) Helping Teachers Support Young Children in Scince Enquires. Education 3-13, outubro pp:59-64
  • Erickson, F. (1998) Qualitative Research Methods for Science Education in: Fraser, B. J. e Tobin, K. G. International Handbook of Science Education Kluwer Academic
  • Galton, M. e Williamson, J. (1992) Group Work in Primary Classroom London: Routedge
  • García, J. E. e García, F. F. (1989) Aprender investigando: una propuesta metodológica basada en la investigación Sevilha: Diada
  • Gil Peréz, D. e Valdés Castro, P. (1997) La resolución de problemas de física: de los ejercicios de aplicación al tratamiento de situaciones problemáticas Revista Enseñanza de la Física, v. 10(2) pp: 5 - 20
  • Huerta, A. E. (1995) La Narrativa en la Escuela Básica Investigación en la Escuela, v.25 pp: 43-48
  • Jobin e Souza S. (1995) Infância e Linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin 2a ed. São Paulo: Papirus
  • Lemke, J. L. (1998) Analysing verbal data: principles, methods and problems in: Fraser, B. J.e Tobin, K. G. International Handbook of Science Education. Kluwer Academic
  • Lemke, J. L. (1997) Aprender a hablar ciencia: lenguaje, aprendizaje y valores Barcelona: Paidós
  • Luria, A. R. (1987) Pensamento e Linguagem: as últimas conferências de Luria Porto Alegre: Martins Fontes
  • Mercer, N. (1997) La Construcción Guiada del Conocimiento Buenos Aires/ Barcelona: Paidós
  • Mèredieu, F. (1995) O Desenho infantil 10a. ed. São Paulo: Cultrix
  • Pillar, A. D. (1996) Desenho & Escrita Como Sistemas de Representação Porto Alegre: Artes Médicas
  • Swift, G. (1992) Waterland Penguin
  • Vygotsky, L. S. (1989a) Pensamento e Linguagem São Paulo: Martins Fontes
  • Vygotsky, L. S. (1989b) A Formação Social da Mente São Paulo: Martins Fontes
  • Vygotsky, L. S. (1997a) Educational Psycology St. Lucie Flórida,
  • Vygotsky, L. S. (1997b) La imaginación y el arte en la infancia 2a ed. México: Fontamara
  • 1
    Nas transcrições das falas empregamos as convenções apontadas por Lemke(1997)

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2002

Histórico

  • Recebido
    23 Abr 2002
  • Aceito
    26 Abr 2002
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br