Acessibilidade / Reportar erro

UM FINAL DE SEMANA NO ZOOLÓGICO: UM PASSEIO EDUCATIVO?

A WEEKEND IN THE ZOO: AN EDUCATIVE TRIP?

Resumos

Os museus abertos, como parques e zoológicos, exercem um papel importante na divulgação e na popularização das ciências. Eles, geralmente, propõem atividades dirigidas ao grande público heterogêneo constituído de uma parcela considerável de grupos familiares. As atividades educativas oferecidas nesses espaços induzem diferentes níveis de interatividade entre os visitantes e os animais. Nosso artigo resume a observação de quatro grupos familiares no borboletário da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte, resultando em dados que foram avaliados qualitativamente. O resultado indica três níveis de interatividade entre os elementos de exposição desse espaço e os integrantes do grupo.

museus; zoológicos; interatividade; grupos familiares.


"Open museums", as parks and zoos, have an important role in the popularisation of sciences. They, generally, propose activities addressed to a heterogeneous public, constituted of a considerable portion of family groups. The educational activities offered in those museums induce different interactivity levels between the visitors and the exposed objects. Our paper summarizes the observations of four family groups in the butterfly's gate of the Zoo-Botanical Foundation of Belo Horizonte, resulting in data that were examined qualitatively. The results indicate three interactivity levels between the elements of the exhibition and the members of the group.

museums; zoo; interactivity; family groups.


Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • BORUN, Minda; CHAMBERS, Margareth; CLEGHORN, Ann. Families are learning in science museums. Curator 39/2, June, 1996, p. 123-138
  • BORUN, Minda;; CLEGHORN, Ann GARFIELD, Caren. Family Learning in Museums: a bibliographic review. Curator 38/4, 1995, p. 262-270.
  • BORUN, Minda;; CHAMBERS, Margareth. CLEGHORN, Ann Family learning in museums: the PISEC perspective. (traduzido por Cristiana Batista Costa). Philadelphia/Camden Informal Science Education Collaborative (PISEC), Philadelphia, 1998, 67 p.
  • COSTA, Cristina Batista. A utilização de zoológicos como espaços de educação não-formal: um estudo de caso no borboletário da Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte. 2000Monografia de final de curso. Licenciatura Ciências Biológicas. ICB-FAE-UFMG. Mineo. 34p.
  • DIERKING, Lynn. D.; FALK, John H. Family behavior and learning in informal science settings: a review of the research. Science Education 78(1):57-72, 1994.
  • FALCÃO, Douglas. A interatividade nos museus de ciências. Encontro Ciência pop. Rio de Janeiro.2001.
  • FUNDAÇÃO ZOOBOTÂNICA DE BELO HORIZONTE. Melhorias em infra-estrutura. [online] Disponível na Internet via url: http://belohorizonte.mg.br/siga/zoobotanica/index.htm. Arquivo capturado em 30 de junho de 2000.
  • GUICHARD, Jacques; MARTINAND, Jean-Louis. Médiatique des sciences. PUF: Paris, 2000.
  • SOCIEDADE DE ZOOLÓGICOS DO BRASIL. Sociedade dos zoológicos do Brasil. [online] Disponível na Internet via url: http://szb.org.br/abertura.asp . Arquivo capturado em 30 de junho de 2000.
    » http://szb.org.br/abertura.asp
  • SOCIEDADE DE ZOOLÓGICOS DO BRASIL. Jardins zoológicos : conservação ex situ da diversidade biológica brasileira. [online] Disponível na Internet via url: http://mma.gov.br/chm/zoo.html . Arquivo capturado em 14 de junho de 2000.
  • SPEZIALI, Cristiane; VAZ, Arnaldo. O professor e o ensino de ciências no jardim zoológico. Belo Horizonte : UFMG/FAE, 2000.
  • TUNNICLIFFE, S.D.; LUCAS, Arthur M. School visits to zoos and museuns; a missed educational opportunity? International Journal Science Education, 1997, vol. 19, no 9, p. 1039 -1056.
  • VERGNAUD, Gerard. Au fond de l'action, la conceptualisation. In: J-M Barbier (Organizador). Savoirs théoriques et savoir d'action. PUF: Paris,1998.
  • VYGOTSKY, L.S. (1934, 1997). Lev Vygotski Pensé et langage. trad. F. Sève. Pairs, La Dispute.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2002

Histórico

  • Recebido
    11 Mar 2002
  • Aceito
    14 Mar 2003
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br