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INICIAÇÃO À PESQUISA: UM EIXO DE ARTICULAÇÃO NO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

INTRODUCTION TO RESEARCH: A AXLE OF CONNECTIONS IN THE FORMATIVE PROCESS OF BIOLOGY TEACHERS

Resumos

O presente artigo analisa o processo de iniciação à pesquisa em educação em ciências que vem sendo desenvolvido no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UESB/Jequié/BA. A pesquisa foi desenvolvida entre 2002 e 2003, com o acompanhamento da trajetória de 12 licenciandos que participaram do processo desde a confecção do projeto de pesquisa até a entrega da monografia final. Para complementar a coleta de dados, foram realizadas entrevistas e análise documental, além do contato com os professores que atuaram como orientadores dos licenciandos. O objetivo da pesquisa foi detectar o impacto desse processo na formação dos licenciandos e, verificar se de alguma forma, a realização dos trabalhos de final de curso permite a articulação entre a área de conteúdos específicos e a área de formação pedagógica, contribuindo para construção de uma proposta curricular mais coesa, em que todos possam dar contribuição efetiva para formação do professor.

ensino de ciências; formação de professores; pesquisa e ensino.


This article analyzes the process of introduction into research in science education as part of the biology teaching major at the State University of South-Westerly of Bahia (UESB). The study, conducted during the years of 2002 and 2003, involved the experiences of 12 students who participated in the process from the elaboration of the research project until the conclusion of the final monograph. Data collection involved interviews and documentary analysis, besides contact with teachers who advised the students. The objective of the research was to detect the effects of this process in the education of undergraduate students, and to verify if the final assignments somehow supported the integration of the area of specific contents and the area of pedagogical education, adding to the construction of a curricular proposal, in which all can contribute effectively to teacher education.

science education; teacher education; research and teaching.


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  • 1
    Segundo Nagle (1987) esse é um dos modelos largamente utilizados nos cursos de licenciatura, com ênfase inicial nas chamadas disciplinas de conteúdo e depois, geralmente no último quarto do curso, passa-se a ministrar algumas aulas de disciplinas de natureza pedagógica.
  • 2
    MACHADO, op. cit., p. 96.
  • 3
    A Conferência Internacional da Instrução Pública de 1958, na recomendação n. 46, art. 15, referia-se a necessidade de impulsionar a pesquisa realizada pelos professores [cf. Serramona (1980) apud Gil-Pérez (2000)].
  • 4
    Resolução CNE/CP1, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena (D.O.U.: 04/03/2002. Seção 1, p.8).
  • 5
    Os trabalhos foram finalizados em Abril de 2003.
  • 6
    O pesquisador é professor deste curso atuando nas disciplinas ligadas à prática de ensino e estágio supervisionado.
  • 7
    O curso em questão está em fase de reconhecimento. Após a visita dos membros do Conselho Estadual da Educação, serão propostas algumas reformulações visando aprimorar a proposta e também dar início às discussões para a reformulação do projeto pedagógico.
  • 8
    ENPEC: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.
  • 9
    Revistas utilizadas: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC); Ciência & Educação; Investigações em Ensino de Ciências, Revista Ensaio (UFMG); Ciência & Ensino (UNICAMP: gepCE).
  • 10
    O número entre parênteses indica a quantidade de orientadores que apoiaram a execução do projeto.
  • 11
    Seminários de Pesquisa no Ensino de Biologia.
  • 12
    Atualmente o processo é desencadeado no sexto semestre.
  • 13
    Além disso, como indica Lüdke (2001), a participação constante em eventos científicos pode colaborar na formação dos próprios professores.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2003

Histórico

  • Recebido
    18 Dez 2003
  • Aceito
    25 Abr 2004
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