Acessibilidade / Reportar erro

DO SABER FAZER AO SABER DIZER: UMA ANÁLISE DO PAPEL DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA APRENDIZAGEM CONCEITUAL DE FÍSICA.

FROM KNOWING TO DO TO KNOWING TO SAY: AN ANALYSIS OF THE ROLE OF PROBLEMS AND OF CONCEPT LEARNING IN THE COMPREHENSION OF PHYSICAL CONCEPTS

Resumo:

Neste trabalho propomo-nos retomar a discussão sobre a aprendizagem procedimental e a aprendizagem conceitual, de acordo com a perspectiva da Teoria dos Campos Conceptuais de Vergnaud. Partindo de uma visão integrada de ambas as aprendizagens, argumentaremos a favor de uma postura que considere os problemas tradicionais e os problemas abertos como sendo ambos indispensáveis e complementares para a compreensão de conceitos físicos.

Palavras-chave:
resolução de problemas em física; conceitualização em física; teoria dos campos conceituais.

Abstract:

In this paper we resume the discussion on procedural learning and concept learning in the light of Vergnaud's conceptual fields theory. From an integrated perspective of both kinds of learning we argue in favor of an instructional posture that would consider both traditional paper-and-pencil problems and open-ended problems as indispensable and complementary to the understanding of physical concepts.

Keywords:
physics problems solving; conceptualisation in physics; conceprual fields theory.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • ABRANTES, P. (1998). Kuhn e a noção de " exemplar". Principia 2(1), pp. 61-102.
  • COSTA, S.S.C. e MOREIRA, M. A. (2001) A resolução de problemas como um tipo especial de aprendizagem significativa. Caderno Catarinense de Ensino de Física 18(3), pp. 263 -277.
  • COSTA, S.S.C. e MOREIRA, M. A. (2003) Identificação dos conhecimentos em ação para a aprendizagem em Física. Atas do IVEncontro de Pesquisa em Educação em CiênciasABRAPEC, Bauru, SP.
  • DEVI, R., TIBERGHIEN A., BAKER, M. e BRNA, P. (1996) Modelling students' construction of energy models in physics. Instructional Sciences 24, pp. 259-293.
  • DUIT, R. (1999) Conceitual change. Approaches in science education. In: W. Schnotz; S. Vosniadou and M. Carretero (Eds.) New perspectives on conceptual change . Oxford: Elsevier.
  • ECHEVERRÍA, M.P.P. e POZO, J.I. (1994). Aprender a resolver problemas y resolver problemas para aprender. In POZO, J.I. (ed.) La solución de problemas Madrid: Santillana.
  • ESCUDERO, C., MOREIRA, M. A.e CABALLERO, M. C. (2003) Teoremas-en-acción y conceptos-en-acción en clases de física introductoria en secundaria. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias 2 (3). Artículo 1 en http://www.saum.uvigo.es/reec/citas.htm
    » http://www.saum.uvigo.es/reec/citas.htm
  • FRANCHI, A. (1999). Considerações sobre a teoria dos campos conceituais. In Alcântara Machado, S.D. et al. (1999). Educação Matemática: uma introdução São Paulo. EDUC. pp. 155-195.
  • GABEL, D.L. (ed). (1994) Handbook of Research on Science Teaching and Learning Nova York: MacMillan Pub. Co.
  • GANGOSO, Z. (2000). Investigaciones en resolución de problemas en ciencias. In: Moreira, M. A., Caballero, C.S. e Meneses, J. V. (Eds). Actas de la Í Escuela de Verano sobre Investigación en Enseñanza de las Ciencias Burgos: Servicio de Publicaciones de la Universidad de Burgos, pp.83-133.
  • GIL PEREZ, D., MARTINEZ TORREGROSA, J. e SENENT PEREZ, F. (1988). El fracaso en la resolución de problemas de física: una investigación orientada por nuevos presupuestos. Enseñanza de las Ciencias 6(20), pp. 131-146.
  • GIL PEREZ, D., TORREGROSA, J.M., RAMÍREZ, L., CARRÉE, A.D., GOFARD, M., e CARVALHO, A.M.P. (1992). Questionando a didática de resolução de problemas: elaboração de um modelo alternativo. Caderno Catarinense de Ensino de Física 9(1), pp. 7 19.
  • GIL PEREZ, D., FURIÓ MÁS, C., VALDÉS, P., SALINAS, J., MARTÍNEZ TORREGROSA, J., GUISASOLA, J., GONZALEZ, E., DUMAS-CARRÉ, A., GOFFARD, M. e PESSOA DE CARVALHO, A.M.P. (1999). Tiene sentido seguir distinguiendo entre aprendizaje de conceptos, resolución de problemas de lápiz y papel y realización de prácticas de laboratorio? Enseñanza de las Ciencias 17(2), pp. 311-320.
  • GRECA I. e MOREIRA M. (2002a). Além da detecção de modelos mentais dos estudantes. Uma proposta representacional integradora. Investigações em Ensino de Ciências 7(1). http://www.if.ufrgs.br/public/ensino
    » http://www.if.ufrgs.br/public/ensino
  • GRECA I. e MOREIRA M. (2002b) Mental models, physical models and mathematical models in the teaching and learning of physics. Science Education 86, pp. 106-121
  • HESTENES, D. (1987) Toward a modeling theory of physics instruction. American Journal of Physics 55(5), pp. 440-454
  • JUSTI, R. e GILBERT, J. (2002) Modelling, teachers'views on the nature of modelling, and implications for the education of modellers. International Journal of Science Education 24(4), pp. 369-387.
  • MOREIRA, M. A. (2002). A teoria dos campos conceituais de Vergnaud, o ensino de Ciências e a pesquisa nesta área. Investigações em Ensino de Ciências 7(1). http://www.if.ufrgs.br/ienci
    » http://www.if.ufrgs.br/ienci
  • MOREIRA, M. A. e COSTA, S.S.C. (2000). Pesquisa em resolução de problemas em Física: uma visão contemporânea. In:, Moreira, M. A. Caballero, C.Se Meneses, J. V. (Eds). Actas de la Í Escuela de Verano sobre Investigación en Ensenanza de las Ciencias Burgos: Publicaciones de la Universidad de Burgos, pp. 55-82.
  • NERSESSIAN, N. (1995). Should physicists preach what they practice? Science & Eucation 4, pp.203-226.
  • POLYA, G. (1975). Como plantear y resolver problemas México: Trillas.
  • POZO, J. I. (2002). La adquisición de conocimiento científico como un proceso de cambio representacional. Investigações em Ensino de Ciências , 7(3). http://www.if.ufrgs.br/public/ensino
    » http://www.if.ufrgs.br/public/ensino
  • STIPCICH, M. S. e MOREIRA, M. A. (2002). Las opiniones de los profesores de Física sobre el concepto de interacción en la enseñanza de la Física. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências 2(2), pp. 6-20.
  • SUTTON, C. (1996). The scientific model as a form of speech. Em Welford, Osborne e Scott (eds) Research in Science Education in Europe London: The Falmer Press Group.
  • TAO, P.K. e GUNSTONE, R. F. (1999) The process of conceptual change in force and motion during computer-supported physics instruction. Journal of Research in Science Teaching 36(7), pp. 859-882.
  • VERGNAUD, G. (1983). Quelques problèmes theóriques de la didactique a propos d' un example: les structures additives. Atelier International d' Eté: Récherche en Didactique de la Physique. La Londe les Maures, França, 26 de junho a 13 de julho
  • VERGNAUD, G. (1987). Problem solving and concept development in the learning of mathematics. E.A.R.L.I. Second Meeting. Tübingen.
  • VERGNAUD, G. (1990). La théorie des champs conceptuels. Récherches en Didactique des Mathématiques 10(23), pp. 133-170.
  • VERGNAUD, G. (1996). A trama dos campos conceituais na construção dos conhecimentos. Revista do GEMPA Porto Alegre, N° 4, pp. 9-19.
  • VERGNAUD, G. (1996b). Algunas ideas fundamentales de Piaget en torno a la didáctica. Perspectivas 26(10), pp. 195-207.
  • VERGNAUD, G. (1998). A comprehensive theory of representation for mathematics education. Journal of Mathematical Behavior 17(2), pp. 167-181.
  • ZYLBERSTAJN, A. (1998). Resolução de problemas: uma perspectiva kuhniana. Atas do VIENCONTRO DE PESQUISADORES EM ENSINO DE FÍSICA, Florianópolis: Sociedade Brasileira de Física, (CD-ROM).

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2003

Histórico

  • Recebido
    18 Dez 2003
  • Aceito
    31 Maio 2004
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br