Acessibilidade / Reportar erro

A abordagem do DNA nos livros de biologia e química do ensino médio: Uma análise crítica

Resumo:

Neste trabalho oi analisado como ocorre a abordagem do DNA em livros didáticos de biologia e química destinados ao ensino médio. Os aspectos analisados foram a abordagem do tema e os modelos de ensino apresentados pelos autores. A análise mostrou que existem sérios problemas relativos a ambos os aspectos. Como resultado, o ensino do DNA ocorre de forma desvinculada e, muitas vezes, incoerente nas duas disciplinas, não contribuindo para que os alunos entendam e desenvolvam uma visão crítica em relação a temas relativos à engenharia genética bastante enfatizados pela mídia ultimamente. Defendemos que tal ensino ocorra numa perspectiva interdisciplinar, como forma de realmente favorecer um aprendizado significativo dos alunos.

Palavras-chave:
DNA; livros didáticos; interdisciplinaridade.

Abstract:

This research analyses the teaching of the DNA as presented by both biology and chemistry textbooks for the medium level. The aspects analysed were the approach proposed and the teaching models presented. It was shown that there are problems concerning with both aspects. As a consequence, the teaching of the DNA occurs in a disconnected and sometimes incoherent way between the two subjects. It does not contribute for students understanding and developing of a critical view about themes related to genetic engineering that has been emphatically published by the media. We advocate that such a teaching occurs from an interdisciplinary perspective so that it could really favour students' meaningful learning.

Key-words:
DNA; textbooks; interdisciplinarity.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • AAAS (American Association for the Advancement of Science). (1990). Sciencefor All Americans - Project 2061Oxford and New York: Oxford University Press.
  • AAAS (American Association for the Advancement of Science). (2002). AAAS Project 2001 Biology Textbooks Evaluation. Disponível em Disponível em http://www.project2061.org/research/textbook/hsbio/default.htm (acessado em 23/04/2004).
    » http://www.project2061.org/research/textbook/hsbio/default.htm
  • Brasil (2000). Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio), Parte III - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias Brasília: Ministério da Educação e Cultura.
  • Brasil (2002). PCN+: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais, Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias Brasília: Ministério da Educação e Cultura.
  • DFEE (Department for Education and Employment) (1995). Science in the National Curriculum London: DFE and The Welsh Office.
  • Gilbert, J. e Boulter, C. (1995). Stretching models too far. Paper presented at the Annual Conference of the American Educational Research Association, San Francisco, 18-22 April.
  • Lewis, J., Leach, J., e Wood-Robinson, C. (2000). All in the genes? - Young people's understanding of the nature of genes. Journal of Biological Education34(1), 74-79.
  • Lewis, J., e Wood-Robinson, C. (2000). Genes, chromosomes, cell division and inheritance - do students see any relationship?, International Journal of Science Education 22(2), 177-195.
  • Lopes, A. R. C. (1999). Conhecimento escolar: ciência e cotidiano Rio de Janeiro: Editora da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Maia, P.F. (2004). 50 anos de (des)conhecimento do DNA: Uma análise da abordagem do DNA em livros de biologia e química do ensino médio. Monografia de Licenciatura. Belo Horizonte: Departamento de Química da UFMG.
  • Martínez-Gracia, M.V., Gil-Quílez, M.J., e Osada, J. (2003). Genetic engineering: a matter that requires further refinement in Spanish secondary school textbooks. International Journal of Science Education 25(9), 1147- 1168.
  • Ministerio de educacíón, cultura Y deporte (2001). Real decreto 3473/2000 por el que se estabelecen las ensenanzas mínimas correspondientes a la Educación Secundaria Obligatoria. Boletín Oficial Estado141810-1858.
  • Ripolli, D. e Wortmanm, M.L.C. (2002). A genética e a biotecnologia na mídia impressa: o que a educação tem a ver com isso?. Artigo apresentado no VIIIEncontro Perspectivas do Ensino de Biologia, São Paulo, 20-22 de fevereiro.
  • Thieman, O.H. (2003). A descoberta da estrutura do DNA: de Mendel a Watson e Crick. Química Nova na Escola17 13-19.
  • 1
    Neste trabalho, modelos de ensino são considerados como representações criadas com o objetivo específico de ajudar alunos a entenderem algum aspecto do conteúdo curricular (Gilbert & Boulter, 1995)

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2004
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br