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Levantamento preliminar da concepção de jovens estudantes sobre a conservação de primatas da Mata Atlântica em duas instituições não-formais de ensino

Resumo:

Procuramos neste estudo levantar as concepções de jovens escolarizados sobre a conservação de primatas a partir de suas vivências em duas instituições não-formais de ensino: Fundação Zoo-botânica de Belo Horizonte (FZB-BH) e Reserva Particular do Patrimônio Nacional Feliciano Miguel Abdala (RPPN-FMA). Os dados foram levantados por meio de entrevistas semi-estruturadas, realizadas com estudantes entre 14 e 18 anos. Os resultados obtidos mostraram que os entrevistados da FZB-BH associam aquela área quase sempre às atividades de lazer, enquanto a RPPN-FMA foi vista como uma unidade voltada à realização de pesquisas. Os entrevistados nesta última instituição apresentaram um maior nível de informação a respeito dos aspectos da ecologia e comportamento dos primatas, contrariamente aos da FZB-BH, o que pode ser explicado, entre outros, pelas atividades sistematizadas de educação ambiental desenvolvidas pela unidade de conservação em questão. A educação ambiental nestas instituições mostrou-se importante na disseminação de informações sobre os primatas e suas ameaças.

Palavras-chave:
educação ambiental; conservação; primatas.

Abstract :

Preliminary survey of teen student's conception concerning Atlantic Forest primate conservation in two non-formal educational institutions In this study we survey the teen student's conception concerning primate conservation in two non-formal educational institutions: Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH) e Reserva Particular do Patrimônio Nacional Feliciano Miguel Abdala (RPPN- FMA). Data was collected by semi-structured interviews of 14 to 18 years old students. Our results showed that interviewers at FZB-BH associate that area almost always to leisure's activities while RPPN-FMA was pointed like a research's unit. Moreover, students at RPPN-FMA presented higher level of information about ecology and behavior of the primates than that at FZB-BH, what can be explained, among other things, by the systematic activities of environmental education developed in this protected area. Environmental education at these institutions becomes important to spread information about primate and its threats.

Keywords
environmental education; conservation; primates.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2004

Histórico

  • Recebido
    21 Dez 2004
  • Aceito
    06 Set 2005
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