Acessibilidade / Reportar erro

BIOLOGIA E ÉTICA: UM ESTUDO SOBRE A COMPREENSÃO E ATITUDES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO FRENTE AO TEMA GENOMA/DNA

Resumo:

A produção científica e tecnológica das últimas décadas tem modificado o homem e seu mundo. As implicações sociais, políticas e éticas destes avanços, foram trabalhadas, de modo contextualizado durante as aulas de biologia, com alunos do Ensino Médio. Este trabalho destina-se à área de formação de professores e aos mecanismos de produção de conhecimentos pelos alunos. A coleta de dados aconteceu por meio de procedimentos múltiplos, usados como estratégia investigativa para compreender as idéias, atitudes, valores e crenças dos alunos. A análise da prática pedagógica para a formação de professores demonstrou a importância da investigação em ação como uma alternativa para o trabalho de modo reflexivo. Assim, é possível melhorar a qualidade das aulas, formando alunos críticos e atuantes, capazes de atitudes bem pensadas em sua vida pessoal e profissional.

Palavras-chave:
ensino de ciências; professor-pesquisador; formação de professores; alfabetização científica.

Abstract:

Last decades, scientific and technological productions have modified the man and the environment where they live. The social, politics and ethics implications of these advances which affect society were worked along with secondary school students, in Biology classes, inserted in this context. This research is meant to graduated teachers and the mechanisms of knowledge productions from students. The data was collected through multiple procedures used as investigative strategy that allows the understanding of student's ideas and their behavior, their values and beliefs. For the graduated teachers, the pedagogical practice analysis had shown the importance of this investigation as an alternative to work in a reflexive way, improving the quality to work in a reflexive way, improving the quality of the classes to graduated, critical, participative and active students; capable to take well thought discussions in their own personal and professional life.

Keywords
pegagogical practice; teacher's graduate; scientific education.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências bibliográficas

  • ALARCÃO, I. Professores reflexivos em escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003.
  • BERNARD, J. Da biologia à ética: Novos poderes da ciência novos deveres do homem . Portugal: Publicações Europa- América, LDA.,1990.
  • BOGDAN, R.C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação. Portugal: Porto Editora, 1994.
  • BRASIL. Lei n° 9.394/96, Diretrizes e Bases da Educação Nacional, aprovada na Câmara Federal em 17/12/96 e sancionada pelo Presidente da República em 20/12/96, Brasília, 1996(mimeo).
  • BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: Ministério da Educaçãoe Cultura, 1999, 364p.
  • COHN, G. Evolução após Auschwitz. In: ADORNO,T. Ática, 2.ed. 1994.
  • FARAH, S. B. DNA - Segredos e mistérios. São Paulo: SARVIER, 2000.
  • FOUREZ, G.A construção das ciências: introdução à filosofia e á ética das ciências. São Paulo: Editora FUNDUNESP, 1995.
  • GIL-PÉREZ, D.; CARVALHO, A. M. P. Formação de professores de ciências- tendências e inovações., São Paulo: Cortez 2001
  • MARTÍN-DÍAZ, M.J. Enseñanza de las ciencias? Para qué? Revista electrónica de Enseñanza de las Ciencias, vol.1, n.2. 2002. Disponível em: http://www.saum.uvigo.es/reec/volumenes.htm
    » http://www.saum.uvigo.es/reec/volumenes.htm
  • MINAYO, M.C.S.(org). Pesquisa social - teoria, método e criatividade. 18ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1997.
  • MOREIRA, S.G. Da clínica à sala de aula. São Paulo: Loyola, 1989.
  • MORIN, E. Ciência com consciência. 4.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
  • OLIVEIRA, F. Bioética - uma face da cidadania. São Paulo: Moderna, 1977.
  • REALE, M. Pluralismo e liberdade. São Paulo: Saraiva, 1963.
  • RIOS, T. A Ética e competência. 11.ed., São Paulo: Cortez 2001.
  • SEVERINO, A . J.A filosofia contemporânea no Brasil - conhecimento, política e educação. Petrópolis: Vozes, 1997.
  • UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Coordenadoria Geral de Bibliotecas, Editora Unesp. Normas para publicações da UNESP. São Paulo: Editora UNESP, 1994, 4v.
  • VALLS, A. L. M. O que é Ética. São Paulo: Brasiliense, 5.ed., 1995.
  • WOOD-ROBINSON, C.; LEWIS, J.; LEACH, J.; DRIVER, R. Genética y formación científica: resultados de un proyecto de investigación y sus implicaciones sobre los programas escolares y la enseñanza. Enseñanza de las ciencias, v.16n.1,p.43-61, 1998.
  • ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Abr 2005

Histórico

  • Recebido
    30 Abr 2005
  • Aceito
    25 Set 2005
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br