Acessibilidade / Reportar erro

CONSTRUINDO VALORES ESTÉTICOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS DESENVOLVIDAS EM AMBIENTES NATURAIS

Constructing aesthetic values in science classes given in natural environment

Resumo:

O trabalho objetiva discutir as contribuições das aulas de ciências desenvolvidas nos ambientes naturais brasileiros para a construção de valores estéticos. A partir de duas experiências presentes em trabalhos de pesquisa em ensino de ciências, desenvolvidas com alunos de 6a séries do ensino fundamental público, pôde-se evidenciar em que medida os valores estéticos implícitos nessas práticas educativas emergem no comportamento dos alunos e em suas representações gráficas sobre o ambiente estudado. Os resultados encontrados nessas experiências sugerem que os alunos construíram valores estéticos a partir de aulas sobre conteúdos científicos, desenvolvidas em fragmentos de ecossistemas terrestres naturais brasileiros, sem que houvesse a intervenção do professor no sentido de propor reflexões quanto aos aspectos da vegetação ou à importância de sua preservação.

Palavras-chave:
ensino de ciências; ambientes naturais brasileiros; valores estéticos.

Abstract:

This paper discusses the contribution of science classes given in natural environment for building aesthetic values up. From two different experiences on research in science teaching, with 6th grades of public elementary school, it have become evident the degree which such implicit aesthetic values, in these educational activities, emerge from students behavior and from their graphic representations about the studied environment. The obtained results suggest that students have developed aesthetic values on those classes, without theacher's interference in terms of proposing reflexion about the aspects of vegetation or the importance on preserving it.

Keywords
science teaching; brazilian natural environment; aesthetic values.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • ALVES, N. Imagens das escolas. In:; ALVES, N. SGARBI, P. (orgs.). Espaços e imagens na escola Rio de Janeiro: DP & A, 2001. p. 7-17.
  • ALVES, R. Estórias para quem gosta de ensinar. 168 p.. 2. ed. Campinas: Papirus. 2000.
  • BENETTI, B. A temática ambiental e os procedimentos didáticos: perspectivas de professores de ciências. In: VIII ENCONTRO "PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA". 6., 2002, São Paulo. Anais...São Paulo: FEUSP, 2002. 1 CD-ROM.
  • BITENCOURT, M. D.; MENDONÇA, R. R. Viabilidade de conservação dos remanescentes de cerrado no Estado de São Paulo. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2004. 169p.
  • BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC/SEF, 1998. 138p.. (terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental).
  • CARVALHO, L.M. A temática ambiental e a escola do 1° grau. 1989. 286p.. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1989.
  • CHAPANI, D.T., CAVASSAN, O. O estudo do meio como estratégia para o ensino de Ciências e educação ambiental. Mimesis. Bauru, v. 18, n.1, p.19-39, 1997.
  • DAMÁSIO, A.R. O erro de Descartes. São Paulo: Companhia das Letras. 2001.330p..
  • DOVE, F. E.; EVERETT, L. A.; PREECE, P. F. W. Exploring a hydrological concept through children's drawings. International Journal of Science Education v. 21, n. 5, p. 485-497, 1999.
  • DUFRENNE, M. Estética e Filosofia. 2a ed. São Paulo: Perspectiva. 1981.
  • GARDNER, H. O verdadeiro, o belo e o bom: os princípios básicos para uma nova educação. Rio de Janeiro: Objetiva. 1999. 361p..
  • LANZ, R. A pedagogia Waldorf. 5. ed. São Paulo: Antroposófica. 1990. 179 p..
  • MARTINS, I. et al. Lendo imagens no livro didático de ciências. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 15., 2003, Curitiba. Anais... Curitiba, 2003. 1 CD-ROM.
  • MONTEIRO, S. C. F. Aprendendo a ver: as escolas da/na escola. In:; ALVES, N. SGARBI, P. (orgs.). Espaços e imagens na escola Rio de Janeiro: DP&A, 2001. p. 27-39.
  • MOREIRA, A. L. O. R.; SOARES, J. J. Percepção de floresta - uma pesquisa entre visitantes de 7 a 12 anos do Parque do Ingá, Maringá-PR. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Anais...São Paulo: FEUSP, 2002. 1 CD- ROM.
  • MORIN, E. Ciência com consciência. Portugal: Europa/América. 1990. 261p..
  • MORIN, E. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. 128p..
  • PEGORARO, J. L. Educação ambiental: a temática da flora, da fauna e dos ambientes naturais (expressões da biodiversidade) a partir da educação formal. 1998. 203p.. Dissertação (Mestrado em Ciências)- Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo, Piracicaba, 1998.
  • PIAGET, J. Biologia e conhecimento - ensaio sobre as relações entre as regulações orgânicas e os processos cognoscitivos. 3a ed. Petrópolis/RJ: Vozes. 1996. 423p..
  • PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. 24. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária. 2001. 136p..
  • PINHEIRO da SILVA, P. G.; CAVASSAN, O.A interferência da educação informal nos programas de educação ambiental em ecossistemas terrestres tropicais brasileiros. In: ENCONTRO PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 2., 2003, São Carlos. Atas..., São Carlos: UFSCar, 2003. 1 CD-ROM.
  • PINHEIRO da SILVA, P. G.; CAVASSAN, O.A representatividade das ilustrações botânicas presentes nos livros didáticos de ciências no processo de ensino e aprendizagem . In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 8., 2002, São Paulo. Anais...São Paulo: FEUSP, 2002. 1 CD-ROM.
  • PINHEIRO da SILVA, P. G. As ilustrações botânicas presentes nos livros didáticos de ciências: da representação impressa à realidade. 2004. 189 p. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2004.
  • SENICIATO, T.; CAVASSAN, O.A afetividade ao ambiente natural: o que nos revelam os livros didáticos. In: ENCONTRO "PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA", 8., 2002, São Paulo. Anais...São Paulo: FEUSP, 2002. 1 CD-ROM.
  • SENICIATO, T.; CAVASSAN, O.Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências - um estudo com alunos do ensino fundamental. Ciência & Educação. vol. 10, n. 1, p. 133-147, 2004.
  • TIERDERMANN, W. Conteúdos de química em livros didáticos de ciências.. Ciência & Educação São Paulo, v.5 n.2, p.15-22, 1998.
  • VIGOTSKI, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2006

Histórico

  • Recebido
    15 Mar 2006
  • Aceito
    08 Jun 2006
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br