Acessibilidade / Reportar erro

ENTRE A QUEIXA E A REFLEXÃO: A PROMOÇÃO DE MUDANÇAS NO DISCURSO DE UM GRUPO DE PROFESSORAS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL1 1 Trabalho apresentado na forma de comunicação oral no V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, realizado no período de 28/11/05 a 03/12/05, Bauru/SP.

Between the complaint and the reflection: the promotion of changes in the speech of a group of teachers of sciences of basic education

Resumo:

Este trabalho tem como objetivo compreender o processo de mudanças no discurso de um grupo de professoras de ciências do ensino fundamental que participaram de um curso de formação continuada. Ao analisar nossos dados foi possível identificar quatro etapas: a primeira, caracterizou-se por uma situação marcada por uma queixa generalizada; a segunda, pela necessidade de capacitação pelas professoras e a superação das deficiências de conteúdo decorrentes da precária formação no magistério; a terceira, por uma ênfase nos aspectos metodológicos das atividades de ensino e; a quarta, por um engajamento e uma postura mais reflexiva. Para interpretar nossos resultados utilizamos um esquema heurístico de orientação psicanalítica, denominado captura por discursos. Entre as principais conclusões podemos destacar que para que haja mudança do discurso da queixa para a reflexão o professor deve deslocar-se da castração imaginária para a castração simbólica, abandonando sua posição de impotência e resgatando sua autoridade perdida.

Palavras-chave:
formação de professores; ensino de ciências; psicanálise e educação.

Abstract:

This work has as objective to analyze the speeches of a group of teachers of basic education. When analyzing our data were possible to identify four stages: the first one, was characterized for a situation marked for a generalized complaint; second, for the necessity of qualification for the teachers and the overcoming of the decurrent deficiencies of content of the precarious formation in the teaching; third, for an emphasis in the methodological aspects of the activities of education e; fourth, for an enrollment and a new reflexive position. To interpret our results we use a heuristical project of psychoanalytical orientation, called capture for speeches. Among the main conclusions we can detach that so that has change of the speech of the complaint for the reflection the professor must dislocate itself from the imaginary castration for the symbolic castration, abandoning its position of impotence and rescuing its lost authority.

Keywords:
teachers' education; science education; psychoanalysis and education.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • ARRUDA, S. M. e VILLANI, A. Formação em serviço de professores de ciências no Brasil: contribuições da psicanálise. In: III Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências CD-ROM, Atibaia, SP, 2001.
  • BARROS, M. A., ARRUDA, S. M., BATISTA, M. C. e SILVA, A. I. O lugar da queixa na constituição da subjetividade de um grupo de professoras de ciências de 1a a 4a séries do ensino fundamental. In: IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física CD-ROM, Jaboticatubas, MG, 2004.
  • FINK, B. O sujeito lacaniano Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro, 1998.
  • KAGAN, D. M. Professional Grouth among preservice and beginning teachers. Review of Educational Research vol. 62, n°. 2, p. 129-169, 1992.
  • KUPFER, M.C. Por uma vara de vidoeiro simbólica. In: AQUINO, J.G. Autoridade e Autonomia na Escola. Alternativas teóricas e práticas Summus Editorial, São Paulo, SP, 1999.
  • KUPFER, M.C. Educação para o futuro. Psicanálise e Educação Editora Escuta, São Paulo, SP, 2000.
  • NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente In: Os professores e a sua formação. Nóvoa (org.), Lisboa, Dom Quixote, 1992.
  • PACCA, J.L.A. e VILLANI, A.La competencia dialógica del profesor de ciencias en Brasil. Enseñanza de las Ciencias 18 (1): 95-104, 2000.
  • PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre, Artmed Editora, 1999a.
  • SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos In:, Os professores e a sua formação Nóvoa (org.), Lisboa, Dom Quixote, 1992.
  • TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação (ANPED). n° 13, 2000.
  • VILLANI, A., BARROS, M. A.e ARRUDA, S. M.Impasses na Sala de Aula de Ciências: a Psicanálise Pode Auxiliar? (2004) II Encuentro Iberoamericano sobre Investigación Básica en Educación en Ciencias Burgos/Espanha,. 21 a 24 de setembro de 2004
  • 1
    Trabalho apresentado na forma de comunicação oral no V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, realizado no período de 28/11/05 a 03/12/05, Bauru/SP.
  • 7
    Para uma descrição mais detalhada dos dados obtidos na primeira etapa ver Barros et. al (2004).

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2006
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br