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PERSPECTIVA PÓS-MODERNA E INTERDISCIPLINARIDADE EDUCATIVA: PENSAMENTO COMPLEXO E RECONCILIAÇÃO INTEGRATIVA1 1 Este artigo é uma pesquisa advinda da revisão e ampliação de trabalho apresentado no IV INTERNATIONAL MEETING ON MEANINGFUL LEARNING, 2003, Maragogi/AL. salvi@uel.br / irinea@uel.br

Post-modernity and educative interdisciplinary: complex thought and integrative reconciliation

Resumo:

O mundo contemporâneo está passando por processos de transformação muito rápidos e profundos. Um dos aspectos mais interessantes nesse novo período é a aceitação de que teorias, conceitos, modelos e soluções anteriormente considerados suficientes na resolução de problemas científicos e sociais passam por um crivo crítico e se dão como alvo de questionamentos, o que nos leva a pensar que o que está realmente em crise é o modelo de civilização no seu todo, ou seja, o paradigma da Modernidade. O princípio de complexidade estabelece-se como desafio e motivação para pensar e o princípio da fragmentação como uma redução mutilante do pensamento. A aceitação de tais argumentos nos remete à interdisciplinaridade no ensino como uma prática possível de ser implementada e um caminho metodológico que dão origem a um diálogo entre saberes, ressaltando o caráter de integrar conhecimentos que se dão em separado. Propomos que tal concepção proporciona um processo de reconciliação integrativa capaz de preparar o aluno para a interpretação e ação de/em sua realidade.

Palavras-chave:
Pós-modernidade; pensamento complexo; interdisciplinaridade; ensino-aprendizagem; reconciliação integrativa.

Abstract:

The contemporary world is undergoing by fast and deep transformations. One of the most interesting aspects in this new period it is the acceptance that theories, concepts, models and solutions previously considered enough in the resolution of scientific and social problems are under a critical exam. They become object of inquiries and bring us to think over what is really in crisis is the civilization model; in other words, the paradigm of the Modernity. The complexity principle establishes itself as challenge and motivation to think about it and the fragmentation principle becomes reduction mutilate of the thought. The acceptance of such arguments leads us to the interdisciplinarity in the teaching as a possible practice to be implemented and a methodological way which creates a dialogue among disciplinary knowledges, with an intrinsic integrate quality in this process. We propose that such conception provide an integrative reconciliation capable to prepare the students for interpretations and actions in the real world.

Keywords:
Post-modernity; complex thought; interdisciplinary; teaching-learning; integrative reconciliation.

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    Este artigo é uma pesquisa advinda da revisão e ampliação de trabalho apresentado no IV INTERNATIONAL MEETING ON MEANINGFUL LEARNING, 2003, Maragogi/AL. salvi@uel.br / irinea@uel.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2006

Histórico

  • Recebido
    29 Maio 2006
  • Aceito
    05 Jun 2006
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