Acessibilidade / Reportar erro

A EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE PROFESSORES ENVOLVENDO ENSINO DE QUÍMICA E INFORMÁTICA

The experience of a group of teachers involving Chemistry teaching and Information and Communication Technologies (ICT)

Resumo:

Este trabalho teve como objetivo investigar a inserção da informática como estratégia didática para o ensino de Química. Por meio de encontros de um grupo de professores dessa disciplina, foram discutidas experiências já vivenciadas por eles sobre este tema, análise e exploração de softwares, além da elaboração e aplicação de uma proposta de aula na Sala Ambiente de Informática das escolas em que atuavam. Ficou evidente, nesse estudo, a importância de um espaço para o professor discutir sua prática profissional, planejar ações didáticas e conhecer os softwares disponíveis, bem como o fato de a informática ser um recurso viável no ensino de Química.

Palavras-chave:
ensino de química; informática; formação de professores

Abstract:

The main goal of this work was to investigate the insertion of Information and Communication Technologies (ICT) as strategy for the Chemistry teaching. During the meetings of a teachers' group of this discipline, had been discussed some subjects as the experiences already lived by them about this subject, the analysis and exploration of softwares, besides the elaboration and application of a proposal of class in the Computer lab of the schools where they acted. It was evident, in this study, the importance of a space where the professor can discuss its practical professional, to plan available didactic actions and to know softwares, as well as the fact of Information and Communication Technologies (ICT) being a viable resource in the education of Chemistry.

Keywords:
chemistry teaching; information and communication technologies (ict); teacher education

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • ALARCAO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva 2a edição. São Paulo: Cortez, 2003.
  • BRASIL. Lei 9394, 20 dez. 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.(1996)
  • CHASSOT, A. I. A Educação no Ensino de Química Ijuí: Livraria Unijuí Editora,1990.
  • FERREIRO, E. Computador Muda Práticas de Leitura e Escrita. Revista de Educação e Informática - Acesso. FDE/GIP, N° 15, São Paulo, p.23-25, dez. 2001.
  • FREIRE, M. O que é um grupo? In: GROSSI, E. P.; BORDIN, J. (Orgs) Paixão de Aprender Petrópolis: Vozes, 1992.
  • GIORDAN, M. O Papel da Experimentação no Ensino de Ciências. Química Nova na Escola SBQ, N° 10, p.43-49, nov. 1999.
  • LEVY, P. As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Trad. Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
  • MENEZES, L. C. A Ciência como Linguagem - Prioridades no Currículo do Ensino Médio. In: O Currículo na Escola Média: Desafios e Perspectivas. São Paulo. CENP/SEE. 2004.
  • MINAYO, M. C. S. Ciência, Técnica e Arte: O Desafio da Pesquisa Social. In: MINAYO, M. C. S. (Org) Pesquisa Social - Teoria, Método e Criatividade, 21a edição. Petrópolis: Vozes, 2002.
  • MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica7 edição. Campinas: Papirus, 2003.
  • MORTIMER, E. F. Linguagem e Formação de Conceitos no Ensino de Ciências Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000.
  • MORTIMER, E. F. Uma Agenda para a Pesquisa em Educação em Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências v.2, n.1, jan./abr. 2002. Disponível em: <Disponível em: http://www.fc.unesp.br/abrapec/revistas/v2n1a2.pdf > . Acesso em: 26 jul. 2005.
    » http://www.fc.unesp.br/abrapec/revistas/v2n1a2.pdf
  • NÓVOA, A. Formação de Professores e Profissão Docente. In: NÓVOA, A. (Org.) Os Professores e a sua Formação Lisboa: Dom Quixote - Nova Enciclopédia, 1992.
  • PAPERT, S. A Máquina das Crianças - Repensando a Escola na Era da Informática. Trad. Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
  • PIMENTA, S. G. Professor Reflexivo: Construindo uma Crítica. In: PIMENTA, S. G. GHEDIN, E. (Orgs.) Professor Reflexivo no Brasil - Gênese e Crítica de um Conceito, 2a edição. São Paulo: Cortez, 2002.
  • VALENTE, J. A.; ALMEIDA, F. J. Visão Analítica da Informática na Educação no Brasil: a questão da formação do professor. Revista Brasileira de Informática na Educação n.1, set. 1997. Disponível em: <Disponível em: http://www.inf.ufsc.br/sbc-ie/revista/nr1 >. Acesso em: 6 jul. 2004.
    » http://www.inf.ufsc.br/sbc-ie/revista/nr1

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2007
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br