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As representações sociais de natureza e sua importância para a educação ambiental: uma pesquisa em quatro escolas

Nature social representations and their importance to environmental education: a research in four schools

Resumo:

Identificar a representação social de natureza tem-se mostrado caminho adequado à compreensão das atitudes de cidadãos em relação à natureza e meio ambiente. Os resultados relatados neste artigo referem-se à pesquisa comparativa que envolveu estudantes do Ensino Fundamental de quatro escolas (zona urbana e zona rural, públicas e privadas) do Rio de Janeiro. As representações sociais de natureza dos estudantes foram identificadas a partir de questionários e entrevistas e trabalhou-se com a abordagem qualitativa proposta por Lefèvre: a análise do discurso do sujeito coletivo (DSC). Os resultados mostraram que prevalece, entre os estudantes investigados, a idéia de separação homem-natureza e detectou-se a influência dos diferentes contextos onde os estudantes viviam e estudavam: agrícola, sócio-econômico, de pressão do vestibular e de aspectos do ensino religioso. Foi possível, assim, associar as representações sociais de natureza expressas, em cada grupo de estudantes, a padrões mais amplos da cultura e também aos contextos sociais e escolares desses estudantes. Ressalta-se que os dados da pesquisa mostram que ações na escola influenciam o comportamento dos estudantes e, nesse sentido, relembram que ações educacionalmente apropriadas podem gerar resultados mais desejáveis, por exemplo, no que se refere às representações de natureza dos estudantes.

Palavras-chave:
natureza; meio ambiente; estudantes do ensino fundamental

Abstract:

Identifying nature social representation has been shown to be an adequate way to understanding citizens' attitude regarding nature and environment. This paper aims at reporting the results of a comparative research comprising school students at four schools in the city and countryside of Rio de Janeiro. Questionnaires and interviews were carried out in order to identify the students' social representations of nature, and the research was based on the qualitative approach proposed by Lefèvre: the collective subject discourse analysis. The results show that there is a prevalence of the idea of separation between man and nature among the students investigated. We were also able to detect the influence of different school settings where students studied and lived in: rural, social-economic, of pressure with pre-entrance exams (vestibular) and of aspects concerning religious education. Thus, it was possible to associate the social representation of nature expressed in each group of students with wider cultural patterns and also with their social and school contexts. We reinforce that the research data indicate that school actions influence students' behavior and, in this sense, they remind us that educationally appropriate actions may lead to more desirable results, for instance, in what concerns learners' representations of nature.

Keywords:
nature; environment; elementary students

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  • 1
    Neste artigo, adotamos o entendimento do termo meio ambiente na linha proposta pelo PCN.
  • 2
    PCN- Temas Transversais - Meio Ambiente (http://portal.mec.gov.br)
  • 3
    Esta pesquisa foi base da tese de mestrado (NUTES/UFRJ) G. Sulzer Roquette. 2004
  • 4
    Alguns trabalhos são exemplos da variada e extensa bibliografia que cerca a história das idéias de natureza: Capria, 2002; Viveiros de Castro, 2002; Merleau-Ponty, 2000; Abrantes, 1998; Latour, Schwartz&Charvolin, 1998; Bourg, 1997; Prigogine, 1996; Mackibben, 1990; Thomas, 1988; Moscovici, 1968.
  • 5
    Dissertação de mestrado (NUTES/UFRJ) "Ciência, um convidado especial na cultura de um grupo", E.Trigo, 2005
  • 6
    Trigueiro (2003), professor (PUC/RJ) e jornalista especializado no tema meio ambiente observou: Na rede aberta ou nas tevês por assinatura há uma extensa variedade de programas que revelam flagrantes do reino animal entremeados de takes cinematográficos de lugares exóticos. Os programas do gênero na linha jornalística ou de documentário(...)contribuem de forma extraordinária para disseminação de uma cultura preservacionista, fazendo soar o alarme contra a destruição da fauna e da flora. Curiosamente, esses programas parecem reforçar, involuntariamente, a idéia de que meio ambiente é sinônimo de fauna e flora. (p.76)
  • 7
    Atitude social é "uma organização duradoura de crenças e cognições em geral, dotada de carga afetiva pró ou contra um objeto social definido, que dispõe a uma ação coerente com cognições e afetos relativos a esse objeto". (Rodrigues, Assmar e Jablonski, 1999, p.98)
  • 8
    Versão resumida dos discursos do sujeito coletivo (DSC), mas que expressam o essencial de cada DSC
  • 9
    Professora-associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ), no Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES).
  • 10
    Professor de Biologia da Escola Estadual Euclydes da Cunha e Escola Municipal Prof Mariana Leite Guimarães (Teresópolis).

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2007
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