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Contribuições freireanas para a contextualização no ensino de Química

Freireanas contributions for the contextualization in teaching of Chemistry

Resumo:

Ao se investigar o ensino de Química em escolas situadas na região de mineração do carvão em Criciúma (SC), argumenta-se sobre a necessidade de um trabalho pedagógico mais amplo envolvendo as situações de contexto, para que haja uma aproximação dos temas químicos sociais ao referencial freireano e da Química Verde. A pesquisa foi desenvolvida com um grupo de professores em duas etapas: um questionário, que objetivou analisar a compreensão dos mesmos sobre as situações-problema cotidianas do contexto local e, em seguida, uma entrevista com professores, que foi precedida pela leitura de um texto que caracteriza aquele ambiente da mineração do carvão como área crítica nacional em termos de controle da poluição. A interpretação das entrevistas dos professores foi conduzida pela Análise Textual Discursiva e os resultados apontaram que não havia uma compreensão mais ampla da realidade que os cerca e de sua não utilização no ensino de Química. Há o predomínio de abordagens descontextualizadas e distantes das vivências e saberes dos alunos sobre o contexto em questão.

Palavras-chave:
ensino de química; contextualização; química verde

Abstract:

A wider pedagogical work involving cases through the teaching of Chemistry in schools located in the areas of coal extraction has been proposed in order to find a closer relation between chemical issues to the "freiriano" referential and Green Chemistry. A new teaching plan for this subject is proposed. This research was developed in two stages through a questionnaire applied to a group of teachers that aimed to analyze the understanding of the difficulties found in their daily routine, followed by an interview. The following interview was preceded by the reading of a text that characterizes the coal mining as being a critical area, in terms of pollution. The interpretation of the teachers" understanding was conducted by the Textual Analysis and the results stated, showed that there was not a wide understanding of their surrounding reality and of its usage in the teaching of Chemistry. There is a domination of disconnected approaches and a distance between the students routine and knowledge about this subject.

Keywords:
teaching of chemistry; contextualization; green of chemistry.

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  • 2
    Identificadas no levantamento preliminar: primeira etapa da investigação temática (FREIRE, 1997a).
  • 3
    Freire considera as "situações-limite" como realidades objetivas que provocam necessidades nos indivíduos. No contexto de nossa pesquisa, foram consideradas "situações-limite": programas de ensino fragmentados e sobrecarregados de conceitos; falta de material didático adequado para planejamento das aulas; formação do professor; falta de tempo para planejamento das aulas; salários entre outras.
  • 4
    Pesquisa desenvolvida no âmbito do doutorado de Juliana Cardoso Coelho, sob a orientação do professor Dr. Carlos Alberto Marques (PPECT/UFSC).

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2007
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