Acessibilidade / Reportar erro

Cultura Científico-Tecnológica na Educação Básica

Resumo:

Apesar de a sociedade estar permeada pelos conhecimentos científico- tecnológicos, reconhecemos seu distanciamento da cultura das pessoas em geral, inclusive daqueles que concluem a escolaridade básica neste país. Há um convívio cotidiano com o desconhecido. Apesar das políticas públicas contemplarem avanços na melhoria da escolaridade básica, afirmamos que ainda precisamos agir para aproximar os conhecimentos científico-tecnológicos da sala de aula. Os próprios currículos não reconhecem o potencial dos Meios Tecnológico-Comunicativos nas práticas escolares. Minimizar esta situação, incorporando estes recursos no trabalho pedagógico, pode favorecer a inclusão que deve ser um compromisso político dos educadores.

Palavras-chave:
científico-tecnológicos; meios tecnológico-comunicativos; cultura

Abstract:

Although the society has lots of Scientific and Technological knowledge, it is seen as something far from the culture of people, including from those ones who can finish basic school in this country. There is an everyday life with the unknown. In spite of the public policies have noticed some improvement in this direction, it is a statement the necessity to face this distance in the classroom. The résumés do not recognize the potential of the Technological and Communicative Means in the school practicing. To minimize this situation by joining these resources in the pedagogical work, can benefit the inclusion, as it must be a commitment among the teachers.

Keyword:
scientific and technological knowledge; technological and communicative means; culture

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • ANTOLIN, V. B. La Didáctica como espacio y área de conocimiento: fundamentación teórica e investigación didáctica. In: ENDIPE - ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PESQUISA EM ENSINO, 8, Florianópolis, 1996. Anais do VIII Encontro Nacional de Didática e Pesquisa em Ensino vol. 2, Florianópolis: NUP/CED, 1996.
  • BACHELARD, G. A Formação do Espírito Científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Tradução Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. 314p. Título Original: La formation de l'esprit scientifique: contribution a une psychanalyse de la connaissance.
  • BAZIN, M. Ciência na nossa cultura? Uma práxis de educação em ciências e matemática: oficinas participativas. Revista Educar ed. Da UFPR, Curitiba, n. 14, 1998, p. 27-38.
  • BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena Brasília: MEC, 2001. (Parecer CNE/CP 009/2001, aprovado em 08/05/2001.)
  • BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio: bases legais. Brasília, 1999b, 188p. http://www.mec.gov.br
    » http://www.mec.gov.br
  • FLAVELL, J. H. (1976). Metacognitive aspectes of problem solving In: L. B. Resnick. (Ed) The nature of intelligence. pp. 231-35. Hildale, NJ: Lawrence Erbauem. Citado por Souza e Fávero (2002).
  • FOUREZ, G. et al. Alfabetización científica y tecnológica: acerca de las finalidades de la ensenanza de las ciencias Buenos Aires: Colihues S.R.L., 1997.
  • FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 13a ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
  • FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido 14a. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
  • FREIRE, P. Educação como Prática da Liberdade 18a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
  • MAIA VIDAL, E. Investigação sobre domínios da alfabetização científica e tecnológica em escolas cearenses. In: Vianna, D. M.; Peduzzi, L. O. Q.; Borges, O. N.; Nardi, R. (Orgs.). Atas do VIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. São Paulo: SBF, 2002. (CD-Rom, arquivo: CO71.pdf).
  • PADCT. Informe PADCT Nos. 01, 02, 03, 04 Secretaria Executiva do PADCT. Seplan- CNPq. Brasília-DF. Abril a Dezembro. 1984.
  • PARENTE, A. (org.) Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. Trad. Rogério Luz et al, Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993, 304 p.
  • POSTMAN, N. Tecnopólio: a rendição da cultura à tecnologia. Trad. Reinaldo Guarany. São Paulo: Nobel, 1994.
  • SOUZA, Carlos Alberto. Investigação-Ação Escolar e Resolução de Problemas de Física: o potencial dos meios tecnológico-comunicativos Florianópolis, SC. 2004. 316p. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina.
  • ZANETIC, J. Física e arte: uma ponte entre duas culturas. In:; Vianna, D. M.; Peduzzi, L. O. Q.; Borges, O. N. Nardi, R. (Orgs.). Atas do VIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física São Paulo: SBF, 2002. CD-Rom, arquivo: COCD1_1.pdf).
  • 1
    Ver p. 8 deste artigo.
  • 2
    Entendemos por MTC em educação aqueles meios que estão relacionados à mediação computadorizada, em rede, informatizada, abrigando hipermídia, multimídia, ferramentas essenciais da educação à distância (salas de discussão, fóruns, correio eletrônico, por exemplo) e outros recursos digitais que podem colaborar para melhorar o processo escolar. São meios das tecnologias da informação e comunicação (PARENTE, 1993).
  • 3
    É importante ressaltar que a mudança de época e de lugar não retira a contemporaneidade da crítica de Bachelard.
  • 4
    Segundo Flavell (1976), a metacognição se refere ao conhecimento do sujeito sobre seus próprios processos cognitivos e o seu produto.
  • 5
    Um conjunto de hábitos, de pensamentos, atitudes, valores e interesses constituem a matriz que fundamenta psicologicamente a construção do conhecimento científico.
  • 6
    Entendemos por atividades investigativas aquelas decorrentes de processos de investigação-ação escolar situados no movimento cíclico-espiralado que a caracterizam.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2007
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br