Acessibilidade / Reportar erro

Ensinar ciências por investigação: em quê estamos de acordo?

Resumo:

Este trabalho objetiva apresentar e discutir fundamentos teóricos e filosóficos do ensino por investigação, procurando abordar algumas concepções dessa abordagem que são consideradas pouco apropriadas. Essa perspectiva de ensino vem orientando um curso de pós-graduação lato senso, ministrado pelo Centro de Ensino de Ciências e Matemática de Minas Gerais. Tomamos como pressupostos básicos as idéias de: 1) as explicações científicas surgem e se desenvolvem enquanto espaço de investigação orientada; 2) nos processos de formação de professores é preciso estabelecer um espaço permanente de investigação e trocas de vivências entre eles acerca da implementação dessa metodologia em seu trabalho. Os resultados até aqui encontrados dão conta de que houve uma ampliação significativa no entendimento dos professores sobre o que é ensino por investigação e quanto às suas aproximações e diferenças com um ensino experimental ou baseado em atividades de investigação simples e ritualística.

Palavras chaves:
investigação; ensino de ciências; formação de professores

Abstract :

In this work we intend to present and discuss the theoretical and philosophical foundations of inquiry in science teaching, addressing major misunderstandings about this approach. This perspective oriented a graduation program offered by the Centre for Science and Mathematics Teaching of Minas Gerais, Brazil (CECIMIG). The major assumptions underlying the program are: 1) scientific explanations emerge and develop as a space of guided investigation; 2) in the processes of teacher education it is essential to establish a space of investigation and of exchange of experiences in implementing this approach in the classroom. We perceived that teachers broadened their understandings about the differences and similarities between scientific inquiry and hands on science teaching or science teaching based on simple inquiry activities.

Keywords:
scientific inquiry; science teaching; teacher education

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • Azevedo, M.C.P.S. Ensino por Investigação: Problematizando as atividades em sala de aula. In: Carvalho, A.M.P. (org.), Ensino de Ciências: Unindo a Pesquisa e a Prática p. São Paulo: Thomson, 2004.
  • BORGES, A. T.; RODRIGUES, B. A.; Aprendendo a planejar investigações In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, IX, 2004, Jaboticatubas. Atas... Minas Gerais: SBF, 2004.
  • Brown, J. S., A. Collins, et al. (1989). "Situated cognition and the culture of learning." Educational Researcher 18: 32-42
  • Chinn e Malhotra, B.A. (2002). Epistemologically authentic inquiry in schools: A theoretical framework for evaluating inquiry tasks. Science Education 86:175-218.
  • Carvalho, A. M. P.; Praia, J.; Vilches, A. (orgs), (2005). A necessária renovação do ensino de ciências São Paulo: Cortez. 2005.
  • Chinn, C. A. (1998). A critique of social constructivist explanations of knowledge change. In B. Guzzetti e C. Hynd (Eds.), Perspectives on Conceptual Change: Multiple ways to understand knowing and learning in a complex world(pp. 77-115). Mahwah: L. Erlbaum Associates, Publishers.
  • Chinn, C.; Malhotra, B.A. (2002). Epistemologically authentic inquiry in schools: A theoretical framework for evaluating inquiry tasks. Science Education 86:175-218.
  • Driver, R., H. Asoko, et al. (1999). "Construindo conhecimento científico na sala de aula." Revista Química Nova na Escola 1(9). 31-40.
  • Duschl, R. A. (1994). Research on the history and philosophy of science. Handbook of research on science teaching and learning D. Gabel. New York, MacMillan Publishing Company: p.443-465.
  • Flick, L. B., C. W. Keys, et al. (1997). Perspectives on Inquiry-Oriented Teaching Practice: Conflict and Clarification. Trabalho apresentado no Encontro anual da NARST, Oak Brook, IL, USA.
  • Friedrichsen, P., D. Munford, et al. (2006). Brokering at Boundary: A Prospective Science Teacher Engages Students in Inquiry. Science Education 90(3): 522-543
  • Keys, C. W. and V. Kennedy (1999). Understanding inquiry science teaching in context: A case study of an elementary teacher. Journal of Science Teacher Education 10(4): 315-333.
  • Lima, M. E. C. C.; Maués, E. Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de ciências das crianças. Ensaio v. 8, n. 2, p.161-175, dez. 2006.
  • National Research Council (1996). National Science Education Standards. Washington, National Academy Press.
  • National Research Council (2000). Inquiry and the National Science Standards: A guide for teaching and learning. New York, National Academy Press.
  • National Science Foundation Inquiry (2005). Thoughts, Views, and Strategies for the K-5 Classroom, FOUNDATIONS vol 2.
  • PAULA, H. (2004) A ciência escolar como instrumento para a compreensão da atividade científica Tese (doutorado em educação). Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2004.
  • Peter Dow (2005). Why inquiry? A historical and philosophical commentary In: National Science Foundation Inquiry: Thoughts, Views, and Strategies for the K-5 Classroom FOUNDATIONS: vol 2.
  • Sandoval, W. A., e Reiser, B. J. (2004). Explanation-driven inquiry: integrating conceptual and epistemic scaffolds for scientific inquiry. Science Education 88. 345-372.
  • Schwab, J.J. (1960)., What do scientists do? Behavioral Science 5:1-27.
  • Schwab, J.J. (1962)., The teaching of science as enquiry. In: J.J. Schwab w P.F. Brandwein (eds.). The teaching of science Cambridge: Harvard University Press, p. 3-103.
  • Schwab, J.J., (1962), The concept and structure of a discipline. Educational Record 43, 197-205.
  • Schwab, J.J.; Schwab (1964), The structure of natural sciences. In: G.W. Ford e L. Pugno (eds.). The structure of knowledge and the curriculum Chicago: Rand-McNally, p. 31-49.
  • 1
    Peter Dow (2005). Why inquiry? A historical and philosophical commentary. In: National Science Foundation Inquiry: Thoughts, Views, and Strategies for the K-5 Classroom, FOUNDATIONS: vol 2
  • 2
    Dentre eles cabe destacar "O ensino de ciências como investigação" ( Schwab, J.J., 1962, The teaching of science as enquiry. In: J.J. Schwab & P.F. Brandwein (eds.) The teaching of science , Cambridge: Harvard University Press, p. 3-103.); O conceito e a estrutura de uma disciplina (Schwab, J.J., 1962, The concept and structure of a discipline. Educational Record, 43, 197-205); e "A estrutura das ciências da natureza" (Schwab, J.J., Schwab (1964), The structure of natural sciences. In: G.W. Ford & L. Pugno (eds.), The structure of knowledge and the curriculum Chicago: Rand-McNally, p. 31-49.
  • 3
    J.J. Schwab (1960), What do scientists do?, Behavioral Science, 5:1-27.
  • 4
    Documentos com NSF (2005) e NRC (2000) apresentam essas concepções como sendo muito comuns, inclusive, entre professores da educação básica.
  • 5
    As questões apresentadas nessa seção foram elaboradas a partir de uma leitura de dois documentos: Os Parâmetros Curriculares de Ensino de Ciências dos EUA (National Research Concil, 1996, The National Science Education Stardards ) e um documento que fornece orientações para sua aplicação (National Research Council, 2000, Inquiry and the National Science Education Standards: A Guide for Teaching and Learning .) Ambos os documentos estão disponíveis no site www.nap.edu
  • 6
    Veja: 1) Chinn, C. A. (1998). A critique of social constructivist explanations of knowledge change. In B. Guzzetti & C. Hynd (Eds.), Perspectives on Conceptual Change: Multiple ways to understand knowing and learning in a complex world (pp. 77-115). Mahwah: L. Erlbaum Associates, Publishers. e 2) Sandoval, W. A., & Reiser, B. J. (2004).Explanation-driven inquiry: integrating conceptual and epistemic scaffolds for scientific inquiry. Science Education , 88. 345-372.
  • 7
    As discussões desenvolvidas nessa seção derivam do artigo Chinn & Malhotra, B.A. (2002). Epistemologically authentic inquiry in schools: A theoretical framework for evaluating inquiry tasks. Science Education 86:175-218 (Investigações epistemologicamente autênticas em escolas: Um referencial teórico para avaliar atividades investigativas)

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2007
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br