Acessibilidade / Reportar erro

Uma proposta metodológica para o ensino dos conceitos de pressão e diferença de pressão

A methodological proposal to the teaching of pressure and pressure difference concepts

Resumo:

O presente trabalho objetivou desenvolver, aplicar e avaliar uma proposta metodológica para o ensino qualitativo dos conceitos de pressão e diferença de pressão. Foram desenvolvidas duas atividades experimentais complementares, as quais foram debatidas em sala de aula com ênfase na produção escrita dos alunos. O estudo foi realizado numa escola pública da cidade de Araraquara-SP, sendo a coleta de dados efetuada por meio de observações e anotações dos estudantes. Os resultados, analisados à luz da teoria piagetiana da equilibração, mostraram que a estratégia desenvolvida foi motivadora e capaz de desencadear perturbações e auxiliar o desenvolvimento do processo de assimilação dos conceitos tratados. Além disso, os registros escritos demonstraram grande potencialidade para se perceber o nível de entendimento dos alunos.

Palavras Chave:
diferença de pressão; experimentação; Piaget

Abstract:

The purpose of the present paper was to develop, apply and evaluating a qualitative model of teaching to the concepts of pressure and pressure difference. It was performed two experimental activities, one complementary to another, which were discussed in the classroom with emphasis on the texts written by students. This study was conducted in a public high school from Araraquara-SP. The results were obtained from observations and notes of the students about the phenomenous observed. The findings, analized by Piaget's epistemology, showed that model teaching collaborated with the pupils' interesting and to the development of pertubations which helped a conceptual evolution of the concepts. Besides, the texts written by students demonstrated a great importance to evaluating the students' understanding.

Keywords:
pressure difference; experimentation; Piaget

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • AGUIAR JR., O. Um modelo piagetiano de ensino como ferramenta para o planejamento do ensino e a avaliação da aprendizagem. Ensaio: Pesquisa em educação em ciências v. 6 n. 2, 2004. Disponível em http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/view/80/204
    » http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/view/80/204
  • AGUIAR JR., O.; SARAIVA, J. F. Modelo de ensino para mudanças cognitivas: Fundamentação e diretrizes de pesquisa. Ensaio: Pesquisa em educação em ciências v. 1, n. 1, 1999. Disponível em http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/view/3/37
    » http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/view/3/37
  • CARVALHO, A. M. P.; OLIVEIRA, C. M. A. Escrevendo em Aulas de Ciências. In: CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN LA DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS: Educación científica para la ciudadanía, 7., Granada. 2005. Atas... Granada, 2005. p. 1-6.
  • CUNHA, M. V. Psicologia da Educação 3a ed. Rio de Janeiro: DP e A, 2003.
  • FRANCISCO JR., W. E.; DOCHI, R. S. Um experimento simples envolvendo óxido- redução e diferença de pressão com materiais do dia-a-dia. Química Nova na Escola v. 23, p.49-51, 2006.
  • GALIAZZI, M. C.; ROCHA, J. M. B.; SCHMITZ, L. C.; SOUZA, M. L.; GIESTA, S.; GONÇALVES, F. P.Objetivo das atividades experimentais no ensino médio: a pesquisa coletiva como modo de formação de professores. Ciência e Educação v. 7, p. 249-263, 2001.
  • GONÇALVES, F. P.; GALIAZZI, M. C.A natureza das atividades experimentais no ensino de Ciências: um programa de pesquisa educativa nos cursos de Licenciatura. In: Moraes, R.; Mancuso, R. Educação em Ciências: produção de currículos e formação de professores Ijuí: Unijuí, 2004. p. 237-252.
  • MORTIMER, E. F. Construtivismo e mudança conceitual em sala de aula: Para onde vamos? Investigações em Ensino de Ciências v. 1, n. 1, 1995. Disponível em http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/revista.htm
    » http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/revista.htm
  • MORTIMER, E. F. Linguagem e Formação de Conceitos no Ensino de Ciências Belo Horizonte: UFMG, 2000.
  • PIAGET, J. Seis estudos de psicologia Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1964.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2007
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br