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DINÂMICA DISCURSIVA E O ENSINO DE FÍSICA: ANÁLISE DE UM EPISÓDIO DE ENSINO ENVOLVENDO O USO DE UM TEXTO ALTERNATIVO

Discursive dynamic and the physics teaching: analysis of a teaching episode concerning an alternative text use

Resumo:

Este artigo enfoca a análise da dinâmica discursiva entre alunos e professor mediados pelo uso de um texto alternativo intitulado "Nosso Universo", em aulas de Física, em uma sala de educação de jovens e adultos. Para tal, é destacado um episódio de ensino cuja abordagem centra-se na discussão de conceitos físicos. Os resultados evidenciaram que o referido texto mostrou-se potencialmente significativo para os alunos, aguçando a curiosidade e o interesse dos mesmos, que relacionaram os conteúdos abordados com os seus conhecimentos prévios. Esse fator vinculado ao papel mediador do professor, que assumiu uma postura dialógica, resultou na facilitação da aprendizagem significativa crítica por parte dos estudantes.

Palavras-chave:
ensino de física; leitura; argumentação.

Abstract:

This paper focuses the discursive dynamic analysis among pupils and teacher using an alternative text called "Our Universe", in physics classes for young and adult people. A teaching episode about physics concepts discussion was used and the results showed that this text was potentially significant to pupils, who had their curiosity and interest increased, besides of their relating of discussed topics with previous knowledge. This fact associated to the teacher's interceding role, who assumed a dialogical approach, resulted in an easier students' significant critical leaning.

Keywords:
physics teaching; reading; discourse.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2007

Histórico

  • Recebido
    29 Mar 2007
  • Aceito
    03 Jul 2007
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