Resumo:
Este texto é uma reflexão crítica sobre elementos que emergiram de um projeto realizado em sala de aula, cuja proposta era analisar como a História da Ciência podia ser utilizada no ensino da Física para favorecer a aprendizagem dos conceitos estudados na Termodinâmica. Para que o projeto pudesse ser realizado, as atividades ocorreram num período aproximado de 120 dias e envolveram professores das áreas de Física, História e Redação e 30 alunos da 1a. série do Ensino Médio de uma escola particular de Porto Alegre. Os dados foram obtidos a partir da realização de atividades pelos estudantes, aos quais foi solicitada uma pesquisa escrita sobre o surgimento e desenvolvimento da máquina a vapor, a leitura e interpretação de textos e a resolução de questões objetivas e dissertativas sobre os conceitos abordados em sala de aula. Os resultados obtidos demonstraram que a utilização da História da Ciência contribui significativamente para melhorar a compreensão dos conceitos abordados na Termodinâmica, tornando-se, então, uma ferramenta importante no entendimento dos fenômenos estudados na Física.
Palavras-chave:
termodinâmica; história da ciência; ensino médio.
Abstract:
This article is a critical reflection over the elements which emerged from a classroom project. The project aimed at analyzing how the History of Science could be used in the teaching of Physics so as to facilitate the learning of the concepts of Thermodynamics. In order to make the project possible to be held, activities took place within an estimate period of 120 days and involved the Physics, the History and the Composition teachers, as well as 30 students from the first grade of high school (9th year of education) from a private school in Porto Alegre - Brazil. Data were collected through activities accomplished by students, who were asked to make a written research about the invention and the development of the steam power, to read and to interpret texts and also to solve subjective and objective questions about the concepts dealt with. The results show that the use of History of Science contributes significantly to improve the understanding of the concepts of Thermodynamics, becoming then an important tool to understand the phenomena studied in Physics.
Keywords:
thermodynamics; history of science; high school.
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1
Um dos textos utilizados foi retirado do livro de: GONÇALVES FILHO, Aurélio e TOSCANO, Carlos. Física e Realidade - volume 2/Física Térmica e Óptica. São Paulo: Scipione, 2002, p.189- 191.
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2
Está-se falando da máquina de Heron, de Alexandria (século I. d.C)
Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
Dez 2007
Histórico
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Recebido
14 Mar 2007 -
Aceito
18 Jun 2007