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SUPERANDO CONFLITOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA PESQUISA COLABORATIVA NA ESCOLA

OVERCOMING CONFLICTS IN THE CONSTRUCTION OF A COLLABORATIVE RESEARCH AT SCHOOL

Resumo:

Este estudo enfoca a construção de uma parceria na formação continuada de uma professora de Ciências durante o desenvolvimento de uma pesquisa colaborativa. Analisa episódios de resistências e tensões, assim como ações e reações tanto da pesquisadora como da professora que foram capazes de ajustar e superar tais conflitos para consolidar a pesquisa. O processo de formação continuada envolveu uma estratégia de intervenção reflexiva, denominada autoscopia, simulando uma "sala de espelhos" (SCHÖN, 2000), que levou a professora a refletir sobre a sua prática educativa. Os resultados demonstram que a pesquisa colaborativa, centrada no diálogo e no companheirismo, foi mediadora na solução dos conflitos vivenciados no processo e favoreceu a tomada de decisões na consolidação de estratégias de formação continuada voltadas à professora.

Palavras-chave:
formação continuada; pesquisa colaborativa; reflexão sobre a prática.

Abstract:

This study focuses on the construction of a partnership in the continued education of a Science teacher during the development of a collaborative research. It analyzes episodes of resistance and tension, as well as actions and reactions not only on the researcher's but also on the teacher's part, enabling them to adjust themselves and overcome such conflicts in order to consolidate the research. The continued education process involved a reflective intervention strategy, called autoscopy, simulating a "room of mirrors" (SCHÖN, 2000), which led the teacher to reflect on her educational practice. The results demonstrate that the collaborative research, focused on the dialogue and comradeship, mediated the solution of conflicts experienced in the process and favored the decision-making in the consolidation of continued education strategies concerning the teacher.

Keywords:
continued education; collaborative research; reflection on practice.

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  • 3
    A hora/atividade, período em que o professor desempenha funções relacionadas com a docência, que compreende preparação das aulas, processo de avaliação dos alunos, discussões pedagógicas, atendimento à comunidade escolar, atividades de estudo e outras correlatas, será cumprida, integralmente, no mesmo local de exercício e no mesmo turno das horas/aula (Resolução n. 10/2003, Art. 25, § 1 º, Secretaria de Estado da Educação do Paraná - SEED/PR).
  • 4
    Evento1: Palestra sobre "Desperdício Zero" organizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente/PR, em 14 de março de 2006, com duração de 04 horas. Evento2: Curso de extensão promovido pela Universidade Estadual de Londrina/UEL: "Curso de Instrumentação para o Ensino de Biologia" - 20 de maio a 24 de junho de 2006, com duração de 40 horas. O valor da inscrição do curso foi investido pela pesquisadora que o deu de presente de Páscoa à professora, já que Wal havia demonstrado interesse em realizar o curso. Evento3: Palestra sobre "Saúde Vocal do Professor" organizada pela Secretaria de Estado da Educação/PR, em 20 de setembro de 2006, com duração de 04 horas.
  • 5
    LORENCINI JÚNIOR, Á. O professor e as perguntas na construção do discurso em sala de aula. 2000. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo. Capítulos quatro, cinco e seis. MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa. Brasília: Editora Universidade de Brasília. 1999c. p. 35-48. VALLE FILHO, M. R. O professor como produtor do conhecimento. In: CARVALHO, A. M. P. (Coord.). A formação do professor e a prática de ensino. São Paulo: Pioneira, 1988, p. 61-65. ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998. Capítulo três.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2007

Histórico

  • Recebido
    15 Jun 2007
  • Aceito
    30 Ago 2007
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