Acessibilidade / Reportar erro

O conceito Cultura Tecnológica e um estudo no meio educacional

The concept Technological Culture and a study in the educational environment

Resumo:

Neste artigo apresenta-se, inicialmente, um breve estudo acerca das evoluções sociais e da sua relação com a tecnologia. Em seguida, a partir do conceito de cultura, trata-se das variações culturais no âmbito tecnológico, buscando-se analisar a relação entre o homem e a tecnologia como um processo de socialização e de apropriação. Num segundo momento, são apresentados alguns resultados de um estudo de caso que acompanhou a criação, implantação e utilização do portal da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Dentre os objetivos deste estudo destaca-se o interesse por se compreender a percepção do educador acerca desse espaço. Confirmando a hipótese inicial, percebeu-se que a utilização do portal de forma colaborativa e produtiva implica um processo de apropriação cultural.

Palavras-chave:
cultura; tecnologia; cultura tecnológica.

Abstract:

This paper presents, initially, a briefing study concerning the social evolutions and its relation with technology. After that, from the culture concept, cultural variations in the technological scope are discussed, aiming the analysis of the relation between man and technology as a socialization and appropriation process. Some results of a case study that followed the creation, implantation and use of the portal of São Paulo Municipal Education are presented. Amongst the objectives of this study it is distinguished the interest for the understanding of the educator perception about this space. Confirming the initial hypothesis, it is assumed that the use of the portal in a collaborative and productive way implies in a cultural appropriation process.

Keywords
culture; technology; technological culture.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • BENAKOUCHE, Tâmara. Fatores Sociais e Culturais na Utilização Diferenciada de Redes Eletrônicas no Brasil: notas para discussão. Anais do Seminário Preparatório sobre aspectos socioculturais da internet no Brasil. 28-29, ago. 1995. Disponível em: <Disponível em: http://www.alternex.com.br/~esocius/t-tamara.html > Acesso em: 09/11/2004.
    » http://www.alternex.com.br/~esocius/t-tamara.html
  • CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede São Paulo: Paz e Terra, 1999.
  • CEBRIÁN, Juan Luis. A rede: como nossas vidas serão transformadas pelos novos meios de comunicação. Tradução de Lauro Machado Coelho. São Paulo: Summus, 1999. (Coleção novas buscas de comunicação, v. 59).
  • DORON, Roland e PAROT, Françoise. Dicionário de psicologia Tradução de Odilon Soares Leme. São Paulo: Ática, 2001.
  • FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3a ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
  • FORQUIM, Jean-Claude. Escola e Cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
  • FREITAS, Jackeline Spinola de. A cultura técnica e o uso das novas tecnologias de informação Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/viii-sipec/gt09/80-jackelinecompleto.htm> Acesso em: 20/10/2004.
    » http://www.intercom.org.br/papers/viii-sipec/gt09/80-jackelinecompleto.htm
  • GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal e cultura política: impactos sobre o associativismo do terceiro setor. 2a ed. São Paulo: Cortez, 2001. (Coleção Questões da nossa época, v. 71).
  • GRAELLS, Pere Marquès. La cultura tecnológica en la sociedad de la informaciónDepartamento de Pedagogia Aplicada, Facultad de Educación, UAB, Espanha, 2000. Disponível em: <Disponível em: http://dewey.uab.es/pmarques/si.htm > Acesso em: 18/11/2004.
    » http://dewey.uab.es/pmarques/si.htm
  • KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância Campinas, SP: Papirus, 2003.
  • LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 14a ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
  • LEMOS, André. Cibercidades: um modelo de inteligência coletiva. In: LEMOS, André (Org). Cibercidade: as cidades na cibercultura. Rio de Janeiro: E-papers Serviços Editoriais, 2004, p. 19-26.
  • LEMOS, André. Les communautes virtuellesIn: Sociétés, n. 45, Ed. Dunod, Paris, 1994. Disponível em: <Disponível em: http://www.facom.ufba.br/pesq/cyber/lemos/cvirtual.html > Acesso em: 09/11/2004.
    » http://www.facom.ufba.br/pesq/cyber/lemos/cvirtual.html
  • LÉVY, Pierre. Cibercultura Tradução de Carlos Irineu as Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.
  • MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologia audiovisuais telemáticasIn: MORAN, José Manuele outros. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus. 2000, p. 11-65. (Coleção Papirus Educação).
  • PENIN, Sônia Teresinha de Souza. Progestão: como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade? Módulo I / Sônia Teresinha de Sousa Penin, Sofia Lerche Vieira; Coordenação Geral: Maria Aglaê de Medeiros Machado. Brasília: CONSED - Conselho Nacional de Secretários de Educação, 2001.
  • REDÁ, Amanda, ALVES, Patrícia Ferreira e TONANI Renata. Projeto de Pesquisa Cultura Tecnológica Belo Horizonte: CEFET-MG, 2006. (Trabalho apresentado na disciplina "Educação e Cultura em Ciência e Tecnologia", do Mestrado em Educação Tecnológica).
  • RODRIGUES, Anna Maria Moog. Por uma filosofia da tecnologiaIn: GRINSPUN, Mirian P. S. Zippin (Org). Educação tecnológica: desafios e perspectivas. 2a ed. São Paulo: Cortez, 2001, p. 75-129.
  • SAMPAIO, Marisa Narcizo e LEITE, Lígia Silva. Alfabetização tecnológica do professor2a ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
  • SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura 16a edição. São Paulo: Brasiliense, 1996. (Coleção Primeiros Passos, n. 110).
  • SCHLITHLER, Célia Regina BeliziaO processo de formação de facilitadores de redes sociais Atualizado em 01/04/2003. Disponível em: <Disponível em: http://www.rits.org.br/redes_teste/rd_tmes_fev2003.cfm > Acesso em: 27/11/2004.
    » http://www.rits.org.br/redes_teste/rd_tmes_fev2003.cfm
  • VALENTE, José Armando. A espiral da aprendizagem e as tecnologias da informação e comunicação: repensando conceitos. In: JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo (Org). A tecnologia no ensino: implicações para a aprendizagem. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.
  • I
    O que não significa que conhecimento e informação sejam sinônimos.
  • II
    Ver Santos (1996) e Gohn (2001).
  • III
    Ver Santos (1996) e Gohn (2001).
  • IV
    Ver Santos (1996).
  • V
    Ver Gohn (2001).
  • VI
    En la sociedad de la información aparece una nueva forma de cultura, la cultura de la pantalla que, como decía Arenas (1991), se superpone a la cultura del contacto personal y la cultura del libro. Además, junto al entorno físico, real, con el que interactuamos, ahora disponemos también del ciberespacio, entorno virtual, que multiplica y facilita nuestras posibilidades de acceso a la información y de comunicación con los demás (GRAELLS, 2000, p. 4).
  • VII
    Par cyberculture on comprend l'ensemble d'attitudes (appropriation, détournement, activisme), nés à partir du mariage entre les technologies informatiques et les médias de communication. Cet ensemble d'attitudes est produit d'un mouvement socioculturel pour apprivoiser et "humaniser" les nouvelles technologies. Selon mon hypothèse, elle est l'expression culturelle de la rencontre entre la "socialité post moderne" et les nouvelles technologies basées sur la micro-électronique. (LEMOS, 1994, p. 1).
  • VIII

    Com o intuito de preservar a identidade dos informantes, os depoimentos são identificados pelos códigos GGX e E-XXX, onde X representa um número seqüencial. Os depoimentos identificados com GGX são dos componentes do Grupo Gestor, e os identificados com E-XXX, são dos educadores que responderam ao questionário.
  • IX
    Professor Orientador de Informática Educativa.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2007

Histórico

  • Recebido
    16 Jan 2007
  • Aceito
    20 Ago 2007
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br