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Formação acadêmica em serviço: avanços, resistências e contradições de um grupo de professores de ciências * * Apoio: FAPESB

Education in service: advances, resistance and contradictions of a group of teachers of science

Resumo:

Com o propósito de colaborar no entendimento das relações estabelecidas entre a prática docente e os conhecimentos constituídos em processo de formação acadêmica em serviço, foi realizada, entre 2004 e 2006, uma pesquisa com um grupo de docentes participante de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Os dados foram obtidos por meio de questionários, entrevistas e observações. Os resultados revelaram que o processo formativo teve grande impacto sobre seus freqüentadores. Tomando-se como referência os fundamentos teórico-metodológicos presentes no projeto do curso, notou-se que o grupo apresentou avanços, resistências e contradições e que a pretensão de formar professores reflexivos não foi plenamente alcançada visto que, em muitos aspectos, os docentes continuaram dependentes de uma fonte externa capaz de lhes oferecer conhecimentos prontos.

Palavras-chave:
formação docente; formação em serviço; professor reflexivo.

Abstract:

This paper aimed at discussing connection between pedagogical practice and the knowledge constructed on in-service formation. For this, we was carried, since 2004 until 2006, a research with a group of sciences and biological sciences teachers. Data was obtained from questionnaires, interviews and observation. The results revealed that this formative process had great impact on these teachers. We noticed that the group presented advances, returns and contradictions and that after course, the teachers didn't see themselves like knowledge producing

Keywords:
in-service education; teacher education; reflective practitioner.

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  • 1
    Art. 62: "a formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade Normal." Parágrafo 4º do artigo 87: "é instituída a Década da Educação, a iniciar-se um ano a partir da publicação desta Lei. § 4º Até o fim da Década da Educação somente serão admitidos professores habilitados em nível superior ou formados por treinamento em serviço."
  • 2
    Em 2004, apenas aproximadamente 36% dos docentes das séries finais do ensino fundamental e 60% dos que lecionavam no ensino médio possuíam formação em nível superior (BAHIA, 2005)
  • *
    Apoio: FAPESB

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2008

Histórico

  • Recebido
    21 Abr 2007
  • Aceito
    02 Out 2007
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