Acessibilidade / Reportar erro

Quando o dizer de um sujeito é objeto de pesquisa: contribuições da Análise do Discurso Francesa para a compreensão da fala de professores em situação de entrevista

When the saying of a subject is object of research: contributions of Analysis of Discourse French to understand the speech of teachers in a position to interview

Resumo:

No presente trabalho apresentamos algumas contribuições da Análise do Discurso Francesa para a compreensão da fala de professores em situação de entrevista. Para tanto, apresentamos um dos conceitos-chave da Análise do Discurso em funcionamento na interlocução com entrevistas feitas com professores: as condições de produção, que implicam em relações de sentido, relações de forças e mecanismos de antecipação. Trazemos também os conceitos de memória discursiva, não-dito e não transparência da linguagem articulados ao texto. Colocamos esses conceitos em funcionamento ao analisar uma situação de entrevista realizada com professores de ciências do ensino fundamental, onde estes falam sobre histórias de sucesso ao dar aulas de ciências e também sobre sua relação com os PCNs.

Palavras-chave:
análise do discurso; condições de produção; análise de entrevistas

Abstract:

This present work shows some contributions of the French Analysis of Discourse for the understanding of the teachers speech in interview situations. To achieve that, we worked on one of the key concept of the Analysis Discourse developed in the dialogue with interviews done with teachers: the Production Conditions, which implicate in relationships of meaning, relationships of forces and anticipation mechanisms. We also used the concepts of discursive memory, no-said concept and no transparency of the language articulated to the text. Those concepts were brought to analyze the interview with teachers of sciences of the fundamental teaching about their success histories when giving classes of sciences and also about their relationship with PCN's.

Key-words:
analysis of discourse; production conditions; analysis of interviews

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • ASTOLFI, Jean Pierre et al. As palavras-chave da didáctica das ciências. Lisboa: Editora Horizontes Pedagógicos.{s.d.}
  • AGUIAR JR, Orlando G.; LIMA, Maria Emília Caixeta Castro; MARTINS, Carmem Maria de Caro. A formação de conceitos científicos: reflexões a partir da produção de uma coleção de livros didáticos. In: Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências Bauru, SP, 2005. (CD-ROM)
  • AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do; MORTIMER, Eduardo Fleury. Proposta metodológica para a análise da dinâmica discursiva em sala de aula. In: Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências Bauru, SP, 2005. (CD- ROM)
  • CARVALHO, Ana Maria Pessoa; VANNUCCHI, Andréa Infantosi; BARROS, Marcelo Alves et al. Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione,1998.
  • DELIZOICOV, Demétrio ; ANGOTTI, José André Peres. PERNAMBUCO, Marta M. Ensino de ciências: Fundamentos e métodos - Coleção docência e formação. São Paulo: Cortez, 2002.
  • FERREIRA, Rosângela dos Santos; LORENCINI JR, Álvaro. A construção do conhecimento biológico nas séries iniciais: o papel das interações discursivas em sala de aula. In: Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências Bauru, SP, 2005. (CD-ROM).
  • FLÔR, Cristhiane Cunha. (2005) Leituras dos professores de ciências do ensino fundamental sobre as histórias da ciência. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em educação Científica e Tecnológica: Universidade Federal de Santa Catarina, 2005.
  • GIRALDI, Patrícia Montanari e SOUZA, Suzani Cassiani. Um olhar sobre a linguagem em textos didáticos de citologia. In: Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências Bauru, SP, 2005. (CD-ROM)
  • HÉRNANDEZ, Fernando ; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conteúdo é um caleidoscópio. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
  • LIMA, Analice de Almeida e NUNEZ, Isauro Beltran. As analogias no ensino- aprendizagem: uma contribuição à formação inicial de professores de química. In: Atas da 27 a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de QuímicaXXVI Congresso Latino-Americano de QuímicaSalvador, BA. 2004. (CD-ROM)
  • MORTIMER, Eduardo Fleury.; MASSICAME, Thomas; TIBERGHIEN, Andrée; BUTY, Christan. Uma metodologia de análise e comparação entre a dinâmica discursiva de salas de aulas de ciências utilizando software e sistema de categorização de dados em vídeo: parte 1, dados gerais. In: Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências Bauru, SP, 2005. (CD-ROM)
  • NAGEM, Ronaldo Luís; MARCELOS, Maria de Fátima. Analogias e metáforas no ensino de biologia: a árvore da vida nos livros didáticos. In: Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências Bauru, SP, 2005. (CD-ROM)
  • ORLANDI, Eni Pulcinelli. A linguagem e seu funcionamento - As formas do discurso. 4a ed. Campinas, SP: Pontes, 1996.
  • ORLANDI, Eni Pulcinelli Análise de discurso: Princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 5a ed., 2003.
  • SCARPA, Daniela Lopes; TRIVELATO, Sílvia Luzia Frateschi. Investigando a construção de conhecimento científico em sala de aula por meio da análise de processos de enculturação: contribuições para a pesquisa. In: Atas do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências Bauru, SP, 2005. (CD-ROM)
  • SCHAFF, Adam. História e verdade. 2a. Ed. São Paulo, SP: Martins Fones Editora, 1983.
  • SCHAFFER, Deise Zamboni, REZENDE, Daisy de Brito. Representações do termo Orgânico para alunos ingressantes no Ensino Superior. In: Atas da 29 a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de QuímicaPoços de Caldas MG, 2006. (CD-ROM)
  • SILVA, Henrique César. Metodologia de pesquisa em ensino de física. In: Atas do IX EPEF. Jaboticatubas, SP, 2004.
  • SOUZA, Suzani Cassiani. (2000) Leitura e fotossíntese: Proposta de Ensino numa abordagem cultural. Tese de doutorado. Faculdade de Educação: Universidade Estadual de Campinas, 2000.
  • VILLANI, Alberto; CARVALHO, Lizete Orquiza. Discursos do professor na aprendizagem de física. In: Atas do VEncontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências Bauru, SP, 2005. (CD-ROM)
  • YORE, Larry D.; BISANZ, Gay L.; HAND, Brian M. Examining the literacy component of science literacy: 25 years of language arts and science research. In: Internacional Journal of Science Education v.25, n.6, p.689-725, 2003.
  • 1
    Ao mencionarmos a Análise do Discurso neste trabalho estaremos nos referindo àquela de linha francesa, que tem em suas bases os trabalhos de Pêcheux.
  • 2
    O trabalho citado deu origem à dissertação de mestrado de uma das autoras, intitulada LEITURAS DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE AS HISTÓRIAS DA CIÊNCIA que pode ser acessada na íntegra em www.ppgect.ufsc.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2008

Histórico

  • Recebido
    21 Mar 2007
  • Aceito
    24 Set 2007
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br