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Significações de professores de ciências a respeito do livro didático

Science teachers' meanings about the textbook

Resumo:

A partir da contribuição teórico-metodológica da análise de discurso francesa investigamos os sentidos que professores de ciências atribuem ao livro didático em um contexto de escolha do material, compreendendo estas significações na relação com o discurso da política do livro didático e da formação docente. Concluímos que são plurais os sentidos atribuídos a um mesmo critério de seleção do material didático, assim como para diferentes critérios, entrelaçando-se nos processos de significação diversas imagens de aluno e ensino. Considerações a respeito da natureza da ciência e veiculação nos livros de preconceitos e doutrinação religiosa se calam no discurso do professor e igualmente constituem suas significações a respeito do livro.

Palavras-Chave:
livro didático; análise do discurso; ensino de ciências.

Abstract:

This research investigates meanings constructed by a group of science teachers about the textbook in the context of group discussions focusing on the selection of materials for classroom use. Based upon French Discourse Analysis we establish relationships between meanings made and the discourses about textbook policies and teacher training. Our analyses show that meanings are constituted with reference to images of students and images of teaching held by the teachers. Such meanings are plural and yet influenced by the illusion of a direct relationship between thought, world and language. Issues concerning the nature of science and the expression of prejudices or religious indoctrination in textbooks are absent in teachers' discourse and are equally constitutive of meanings made.

Key-Words:
textbook; discourse analysis; science education

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    No universo dos 10 professores, que preencheram fichas de caracterização distribuídas durante o grupo focal, nove são formados no curso de ciências biológicas e 01 no extinto curso de história natural. O total de cinco docentes finalizou o curso durante a década de 70, quatro durante a década de 80 e apenas um professor no final da década de 60. Eles apresentam em média 24 anos de docência, sendo que o professor que apresenta o maior tempo de exercício de profissional já leciona há 37 anos e o professor que apresenta o menor tempo de docência, leciona há 12 anos. A carga horária destes professores é, em média, 34 horas/aula. A maior carga horária é de 51 horas/aula e a menor 24 horas/aula. Oito participantes já haviam participado de pelo menos um curso de formação continuada.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2008

Histórico

  • Recebido
    24 Jan 2007
  • Aceito
    22 Ago 2007
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