Acessibilidade / Reportar erro

Um olhar sobre a experimentação na escola primária francesa1 1 Tradução: Prof. Dr. Paulo Cezar Santos Ventura (cefet-MG) pcventura@deii.cefet-mg.br

One to look at on the experimentation in the French primary school

Resumo:

O objetivo desse artigo é discutir as competências profissionais exigidas para a aplicação de experiências em aulas de ciências tanto na escola primária como no ensino médio. Os professores salientam a importância de experiências no ensino de ciência, mas algumas investigações testemunham seu desagrado em conduzi-las, e suas proposições exprimem as dificuldades de propor alternativas aos seus métodos pedagógicos de intervenção. Sob um olhar mais atento, o consenso dos professores sobre a importância da "experimentação", para a aprendizagem em ciência parece apenas aparente. Por isso, é essencial analisar as formas e as funções de experiências no domínio do ensino de ciências, esclarecer e discutir os seus problemas educacionais.

Palavras chaves:
experimentação; ensino de ciências; formação de professores

Abstract:

This article aims to help clarify the professional skills required for the experiences lessons at primary school as a secondary education. Teachers willingly stressed the importance of experiences in science education, but several investigations demonstrate their dismay to lead them, and their words express difficult to alternatives in their pedagogical methods of intervention. To look more closely, the consensus among players on the importance of "experiments" in science learning seems only apparent. So it is essential to analyzing the forms and functions of experiences in science education, clarify and discuss their educational issues.

Keywords:
experiences; sciences teaching; teachers training

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • BACHELARD, Gaston. Le nouvel esprit scientifique. Paris: Alcan. 1934. (rééd. Puf, 1968).
  • BACHELARD, Gaston. La formation de l'esprit scientifique. Paris: Vrin. 1938. (rééd. 1970).
  • BACHELARD, Gaston. Le rationalisme appliqué. Paris: Puf. 1949
  • BAILLAUQUÈS, Simone e BREUSE, Édouard. La première classe. Paris: Esf. 1993
  • BOMCHIL, Simone e DARLEY, Bernard. L'enseignement des sciences expérimentales est-il vraiment inductiviste? Aste, 26, 1998. p. 85-108.
  • CANTOR, Maryline. Les pratiques d'activités scientifiques : une enquête auprès d'instituteurs. La formation initiale des professeurs des écoles en sciences et technologie. Paris: Inrp 1996. p. 56-60.
  • COQUIDÉ, Maryline. Les pratiques expérimentales: propos d'enseignants et conceptions officielles. Aster, 26, 1998.p. 109-132.
  • COQUIDÉ, Maryline (coord.) Rapport de recherche Inrp/Iufm de Rouen: La main à la pâte, 1998-2001. Document interne Inrp. 2001
  • DEWEY, John. Logique: la théorie de l'enquête. Paris: Puf .1938.(rééd. 1993).
  • DUGGAN, Sandra e GOTT, Richard. The place of investigations in practical work in the UK National Curriculum for Science. International Journal of Science Education, 17, n°2: 1995. p.137-147.
  • FLAGEUL, Roland e COQUIDÉ, Maryline. Conceptions d'étudiants professeurs des écoles sur l'expérimentation et obstacles corrélatifs à sa mise en œuvre à l'école élémentaire. Aster, 28, 1999. p. 33-56.
  • GALIANA, Dominique. (1999) Problèmes didactiques posés par l'enseignement expérimental de la biologie dans les classes scientifiques des lycées, cas de la photosynthèse. Thèse de doctorat: Université Paris-Sud. 1999
  • JENKINS, Edgar. Central policy and teacher response? Scientific investigation in the national curriculum of England and Wales. International Journal of Science Education17, n°4, 1995a p.471-480.
  • JENKINS, Edgar. When is a policy not a policy? School-based assessment of practical science at 16 +. International Journal of Science Education17, n°5. 1995b. p.555-563.
  • JOHSUA, Samuel. Le rapport à l'expérimental dans la physique de l'enseignement secondaire., Aster 8, 1989.p. 29-54.
  • LATOUR, Bruno e WOOLGAR, Steve. La vie de laboratoire, la production de faits scientifiques. Paris: La Découverte. 1979. (traduction 1988).
  • LAZAROWITZ, Reuven e TAMIR, Pinchas. Research on using Laboratory instruction in Science. Handboock of research on science teaching and learning. New York: Mac millan Publishing Company. 1994. p.94-128.
  • LEGAY, Jean-Marie. L'expérience et le modèle. Un discours sur la méthode. Paris: Inra. 1997
  • LICOPPE, Christian. La formation de la pratique scientifique: le discours de l'expérience en France et en Angleterre (1630-1820). Paris: La Découverte. 1996
  • NOTT, Mick e WELLINGTON, Jerry. When the black box springs open : practical work in schools and the nature of science., International Journal of Science Education 7. 1996. p.807- 818.
  • ORLANDI, Éliane. Conceptions des enseignants sur la démarche expérimentale., Aster 13, 1991. p.111-132.
  • SALOMON-BAYET, Claire. L'institution de la science et l'expérience du vivant. Paris: Flammarion. 1978
  • SERE, Marie-Geneviève, coord. . Labwork in Science education. Final Report. Bruxelles: Commission européenne. 1998
  • WHITE, Richard. The link between the laboratory and learning. International Journal of Science Education18, n°7. 1996.p. 761-774.
  • 3
    Conhecida no Brasil como "A mão na massa".
  • 4
    N.T. referente ao trabalho experimental opcional nas turmas da opção de científico, première scientifique
  • 5
    N T. Associação criada em 1953 oriunda do movimento de solidariedade " Emmaüs " de Abbé Pierre que visava o acolhimento aos atingidos pelos confllitos da Segunda Guerra Mundial. www.emmaus-france.org
  • 6
    N.T IUFM. Institut de Formation de Maître. Centro de formação onde os licenciandos concluem a formação pedagógica e os estágios supervisionados.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2008

Histórico

  • Recebido
    26 Abr 2007
  • Aceito
    19 Dez 2007
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br