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EVOLUÇÃO DO PERFIL DA PROVA DE FÍSICA DO VESTIBULAR DA UFMG

EVOLUTION OF THE PROFILE OF THE PHYSICS TEST FOR ACCESS TO THE UFMG

Resumos

Até apresentar o perfil atual, as provas de Física do vestibular da UFMG passaram por várias mudanças devido ao contexto educacional da época. Neste trabalho, apresentamos como as formas de abordagem dos conteúdos de Física evoluíram desde a implementação do vestibular, em 1970, até os dias atuais. Para isso, analisamos questões dessas provas e entrevistamos alguns professores que fizeram parte das equipes de elaboração das provas. Percebemos que várias formas de abordagem do conteúdo de Física defendidas hoje já estavam presentes nas questões da década de oitenta, mostrando que o perfil atual das provas é herança da postura assumida pela equipe daquela década.

ensino de física; provas de física do vestibular.


The physics exams for access to the UFMG had passed for some changes until presenting the current profile, according to the educational context of the epoch. In this work, we present how the physics content approach have been evolved since the access exam implementation (1970) until today. For this, we analyzed some questions of these exams and we performed some interviews with professors from the elaboration exam team. We perceived that several tendencies in Physics exams were present since 80's. This means that the current shape in the Exams is inheritance of the 80's professors Exam Team thought.

physics teaching; physics exams.


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  • BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, 1998. 65p.
  • BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais6: Ensino Médio. Brasília,1999. 360p.
  • BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: 2002. 144p.
  • BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais em Debate (PCN 2005). Ensino Médio. Brasília: 2005(s.n.t.)
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Manual do candidato 2005.Belo Horizonte, MG.(2005)
  • DALBEN, A.I.L.F. O perfil técnico-pedagógico das provas do vestibular/UFMG. In: Física no vestibular: provas e comentários. 2002. CAMPOS, A. [et.al] Belo Horizonte, 1999. Ed. UFMG.49p.
  • FERNANDES, Simone A. O Ensino de Física no novo Ensino Médio e os Processos Seletivos para o Ensino Superior, 2004. 147p. (Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Minas Gerais)
  • NETO, P.E.M. Vestibular e exame de ordem: uma análise crítica. Ensaio. n.8, pp. 317- 322, jul./set. 1995.
  • PSSC. Física. Physical Science Study Committee. Tradução por Heitor G. de Souza [et al.].São Paulo; EDART, 1963.
  • VASCONCELLOS, Celso. S. Superação da lógica classificatória e excludente da avaliação: do "é proibido reprovar" ao é preciso garantir a aprendizagem. São Paulo: Libertad; 1998. - (Coleção Cadernos Pedagógicos do Libertad ; v. 5).
  • VASCONCELLOS, Celso. S. (Des) alienação do cotidiano escolar sobre as relações um tanto obscuras e tenebrosas entre o vestibular e os cavaleiros do apocalipse pedagógico (o conteúdo preestabelecido sem sentido, o professor falando o tempo todo e a avaliação classificatória). Revista de Educação AEC. n.117, pp. 85-102, 2000
  • 1
    Departamento de Física - UFMG - sifisica@yahoo.com.br
  • 2
    Departamento de Física - UFMG - jmoreira@fisica.ufmg.br
  • 3
    O processo de reforma educacional teve início em 1996 com a promulgação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e, com relação ao Ensino Médio, foi detalhado nas DCNEM e nos PCN.
  • 4
    Naquela época o curso de Física pertencia à Faculdade de Filosofia.
  • 5
    PHYSICAL SCIENCE STUDY COMMITTEE foi um projeto financiado pelo governo americano na década de 60 (PSSC, 1963).
  • 6
    Este documento compreende, além das orientações para o Ensino Médio, a LDB (pp.39-58) e as DCNEM (pp.59-118).

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    2008
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