Acessibilidade / Reportar erro

Freire e Vigotski no contexto da Educação em Ciências: aproximações e distanciamentos

Freire and Vigotski's in the context of Science Education: proximities and detachments

Resumos

No contexto da Educação em Ciências, as concepções de Paulo Freire e Lev S. Vigotski, individualmente, têm contribuído para a configuração de novas perspectivas de análise e teorização do conhecimento científico produzido e apropriado pelos sujeitos. O estudo teórico apresentou indicativos de que as idéias de Freire e Vigotski aproximam-se em três aspectos: a) a valorização do conhecimento cotidiano; b) as semelhanças entre o papel dos especialistas em Freire e dos sujeitos mais capazes em Vigotski e c) a conscientização; e apresentam distanciamentos em dois: a) na gênese do conhecimento e b) no ponto de partida do processo de aprendizagem. Além do mais, sinaliza-se que a possível complementaridade das idéias dos autores pode enriquecer propostas curriculares para a Educação em Ciências.

conhecimento cotidiano e científico; gênese do conhecimento; educação em ciências.


In the context of Science Education, the conceptions of Paulo Freire and Lev S. Vigotski have contributed individually to the shaping of new perspectives of analysis and theory of scientific knowledge that is produced and incorporated by individuals. This theoretical study indicates that on one hand Freire and Vigotski' ideas converge in three aspects: a) valorization of daily knowledge; b) similarities between the role of specialists in Freire and the role of more able individuals in Vigotski and c) awareness. On the other hand, the scholar's ideas diverge in two aspects: the knowledge genesis and b) the starting point of learning process. Moreover, the possible complementarity of both Freire and Vigotski's ideas may improve curricular proposals in Science Education.

daily and scientific knowledge; knowledge genesis; science education.


Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • AGUIAR, O.A.; MORTIMER, F. Tomada de consciência de conflitos: análise da atividade discursiva em uma aula de Ciências. In: Investigações em Ensino de Ciências, vol. 10, n. 2, ago. 2005. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/revista.htm
    » http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/revista.htm
  • ANGOTTI, J. A. (1991) Fragmentos e totalidade no conhecimento científico e no ensino de Ciências. São Paulo: FEUSP, 1991. (Tese).
  • AULER, D. (2002) Interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade no contexto da formação de professores de Ciência. Florianópolis: CED/UFSC, 2002. (Tese).
  • BLANCK, G. Vygotsky: o homem e sua causa. In: MOLL, C. Vygotsky e a Educação: implicações pedagógicas da psicologia sócio-histórica. Trad. Fani A. Tesseler. Porto Alegre: Artmed, 1996.
  • COELHO, J. C. (2005) A chuva ácida na perspectiva de Tema Social: um estudo com professores de Química em Criciúma (SC). Florianópolis: PPGECT/UFSC, 2005. (Dissertação).
  • COLE, M.; SCRIBNER, S. Introdução. In: Vigotski, L. S. A Formação Social da Mente. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
  • DANIELS, H. Vygotsky e a Pedagogia. Trad. Milton Camargo Mota. São Paulo: Loyola, 2003.
  • DELIZOICOV, D. N. (1991) Conhecimento, Tensões e Transições. São Paulo: FEUSP, 1991. (Tese).
  • DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Física. São Paulo: Cortez, 1991.
  • DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. P.; PERNAMBUCO, M. C. A. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
  • DUARTE, N. A anatomia do homem é a chave da anatomia do macaco: A dialética em Vigotski e em Marx e a questão do saber objetivo na educação escolar. Educação & Sociedade, ano XXI, n.71, julho de 2000, p.79-115.
  • FERREIRA, R. S.; JÚNIOR, A. L. (2005) A construção do conhecimento biológico nas séries iniciais: o papel das interações discursivas em sala de aula. In: V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Bauru/SP, 2005.
  • FREIRE, A. M. A. A voz da esposa: a trajetória de Paulo Freire. In: GADOTTI, M. (org.). Paulo Freire: uma bibliografia. São Paulo: Cortez, 2001.
  • FREIRE, A. M. A. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
  • FREIRE, A. M. A. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
  • FREIRE, A. M. A. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 2 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1993.
  • FREIRE, P.; FAUNDEZ, A. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
  • FREIRE, P.; GUIMARÃES, S. A África ensinando a gente: Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
  • FREIRE, P.; MACEDO, D. Alfabetização: Leitura do mundo leitura da palavra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
  • GADOTTI, M. (org.). Paulo Freire: uma bibliografia São Paulo: Cortez, 1996.
  • GADOTTI, M. Lições de Freire. Rev. Fac. Educ. vol. 23 n. 1-2 São Paulo Jan./Dec. 1997. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102- 25551997000100002&script=sci_arttext. Acesso em maio de 2005.
    » http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102- 25551997000100002&script=sci_arttext
  • GASPAR, A.; MONTEIRO, I. C. C.; Atividades experimentais de demonstrações em sala de aula: uma análise segundo o referencial da teoria de Vigotski. In:, Investigações em Ensino de Ciências vol. 10, n. 2, agosto de 2005. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/revista.htm.
    » http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/revista.htm
  • GEHLEN, S.T. (2006) Temas e Situações Significativas no Ensino de Ciências: Contribuições de Freire e Vigotski. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006. (Dissertação).
  • GEHLEN, S. T.; AUTH, M. A.; AULER, D.Contribuições de Freire e Vygotsky no contexto de propostas curriculares para a Educação em Ciências. In: REEC - Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. Vol. 7, n. 1, 65-83, 2008. Disponível em: http://saum.uvigo.es/reec/
    » http://saum.uvigo.es/reec/
  • MALDANER, O. A. Situações de Estudo no Ensino Médio: nova compreensão de educação básica. In: Nardi, R. (Org.). Pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras. p. 237-253, 2007.
  • MALDANER, O. A. e ZANON, L. B. Situação de Estudo: uma Organização do Ensino que Extrapola a Formação Disciplinar em Ciências. Espaços da Escola. Ijuí: ano 11, n. 41, p. 45-60, 2001.
  • MARQUES, L. P.; MARQUES, C. A. (2006) Dialogando com Paulo Freire e Vygotsky sobre Educação. In: 29° Reunião Anual da Anped (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação). Caxambu/MG, 2006.
  • MORTIMER, E. F. Linguagem e formação de conceitos no ensino de Ciências. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000.
  • MORTIMER, E. F.; SCOTT, P. Atividade discursiva nas salas de aula de ciências: uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino. In:, Investigações em Ensino de Ciências Vol. 7, N. 3, dezembro de 2002. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/revista.htm.
    » http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/revista.htm
  • MOURA, T. M. M. (2001) Aproximações entre as idéias de Freire e Vygotsky: importância para a prática pedagógica com jovens e adultos. In: Colóquio Internacional Paulo Freire. Recife/PE, 2001.
  • PANSERA-DE-ARAÚJO, M. C.; AUTH, M. A. MALDANER, O. A. (2005) Identificação de características de inovação curricular em Ciências Naturais e suas tecnologias através de Situações de Estudo. In: V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Bauru/SP, 2005.
  • PERNAMBUCO, M. C. A.; et al. Projeto "ensino de ciências a partir de problemas da comunidade". In: Ciência integrada e/ou integração entre as Ciências teoria e prática. Rio de Janeiro: UFRJ, 1988.
  • POZO, J.A.; SANZ, A.; GÓMEZ CRESPO, M.A.; LIMÓN, M. Las ideas de los alumnos sobre la Ciencia: una interpretación desde la Psicologia cognitiva. Enseñanza de las Ciencias, v.9, n.1, p. 83-94, 1991.
  • ROSA, A.; MONTERO, I. O contexto histórico do trabalho de Vygotsky: uma abordagem sócio-histórica. In. MOLL, L. C.. Vygotsky e a Educação: implicações pedagógicas da psicologia sócio-histórica 2 ed. Trad.. Fani A. Tesseler Porto Alegre: Atmed. 2002.
  • REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 1995.
  • REGO, T. C. A origem da singularidade humana na visão dos estudantes. In: Implicações Pedagógicas do Modelo Histórico-Cultural. Cadernos Cedes, ano xx, n.35, julho de 2000, p. 96-113.
  • RODRIGUEZ AROCHO, W. (2000) El tema de la conciencia en la psicologia de Vygotski y en la pedagogia de Freire: implicaciones para la educación. X Encuentro Nacional de Educación y Pensamiento: Globalización, Pensamiento Crítico e Pedagogia de la Liberación.. San Juan/Puerto Rico, 2000. Homenaje Póstumo a Paulo Freire. Disponível em: http://www.pddpupr.org/publicaciones_actas.htm
    » http://www.pddpupr.org/publicaciones_actas.htm
  • SANTOS, W. L. P. (2002) Aspectos Sociocientíficos em aulas de Química. Tese: FaE/UFMG, Belo Horizonte, 2002.
  • SILVA, A.F. G. (2004) A construção do currículo na perspectiva popular e crítica das falas significativas às práticas contextualizadas. São Paulo: PUCSP, 2004.(Tese).
  • VIGOTSKI, L.S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. 1 ed. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
  • VIGOTSKI, L.S.: A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6 ed. Trad. José C. Neto, Luís S.M. Barreto e Solange C. Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
  • 1
    Simoni Tormöhlen Gehlen - Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC simoni@ced.ufsc.br
  • 2
    Milton Antonio Auth - Professor Dr. do DeFEM e Mestrado em Educação nas Ciências, Unijuí - auth@unijui.edu.br
  • 3
    Décio Auler - Professor Dr. do MEN/PPGE/CE/UFSM - auler@ce.ufsm.br
  • 4
    Maria Cristina Pansera-de-Araújo - Professora Dra. do DBQ e Mestrado em Educação nas Ciências, Unijuí - pansera@unijui.edu.br
  • 5
    Otavio Aloisio Maldaner - Professsor Dr. do DBQ e Mestrado em Educação nas Ciências, Unijuí - maldaner@unijui.edu.br
  • 6
    Com apoio financeiro da Fapergs.
  • 7
    Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências, vinculado à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí.
  • 8
    Grupo de Estudos Temáticos em Ciência-Tecnologia-Sociedade, vinculado à Universidade Federal de Santa Maria.
  • 9
    Para Freire (1987), nessa etapa é que começa a formação da nova percepção e do novo conhecimento, relacionado à "consciência máxima possível".
  • 10
    Freire (1987) discute as categorias "consciência real (efetiva)" e "consciência máxima possível" tendo como referência as idéias de Goldman, sendo que na primeira "os homens se encontram limitados na possibilidade de perceber mais além das "situações-limites" e a segunda identifica-se com as "soluções praticáveis despercebidas" (p.107). Essas categorias, respectivamente, são análogas às categorias consciência ingênua e consciência crítica, adotadas por Freire em momentos anteriores.
  • 11
    A Investigação Temática pode ser compreendida mediante o desenvolvimento de um processo sistematizado por Delizoicov (1991), em cinco etapas: Primeira: "levantamento preliminar", que consiste em reconhecer o ambiente em que vive o aluno, seu meio, seu contexto; Segunda: escolha de situações que sintetizam as contradições vividas, bem como a escolha de codificações; Terceira: realização de diálogos decodificadores, obtendo destes os temas geradores; Quarta: Redução Temática, a qual consiste em um trabalho de equipe interdisciplinar, com o objetivo de elaborar o programa e identificar quais conhecimentos são necessários para o entendimento dos temas, e Quinta: desenvolvimento do programa em sala de aula
  • 12
    Ou seja, a passagem da consciência ingênua para a consciência crítica, que possibilita aos sujeitos compreenderem e transformarem o mundo em que vivem.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    2008
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br