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O DISCURSO PEDAGÓGICO DE UM PROFESSOR E A ELABORAÇÃO DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS

THE TEACHER'S PEDAGOGICAL DISCOURSE AND THE CONCEPTUAL SCIENTIFIC PROCESS

Resumos

O trabalho enfoca o discurso de um formador (professor universitário) visando a elaboração de conceitos científicos em seus alunos (futuros professores de Biologia), no contexto de uma disciplina de conteúdo específico (Fisiologia). Para tal, foram observadas, registradas e transcritas aulas teóricas e práticas do formador, gravadas em áudio. Os dados da investigação são construídos e interpretados segundo procedimentos teórico-metodológicos de uma perspectiva histórico-cultural e enunciativa, adotando-se a análise microgenética para investigar o discurso pedagógico do formador. Os resultados revelam aspectos que caracterizam a complexidade das interações professor-aluno em sala de aula, evidenciando estratégias discursivas, por parte do formador, que na visão daquele formador asseguram a transmissão de conhecimentos e a consideração das idéias dos alunos.

Interações discursivas; elaboração conceitual; formação docente inicial


This research focuses how a lecturer has promoted the process of constructing scientific concepts by his students, future biological teachers, through the analysis of his discourse. In this sense, five of his theoretical and practical lessons were observed, audio recorded and transcribed. By means of a microgenetic analysis, theoretical contributions of a historical, cultural and enunciative approach data were constructed and interpreted. Results reveal some aspects that have characterized the complexity of teacher-student interactions and some discourse strategies used by the lecturer in order to assure his knowledge transmission, as well his consideration for the students' ideas and doubts.

Teacher-student interactions; conceptual process; initial teacher education


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  • 1
    Lenice Heloísa de Arruda Silva - UFGD/Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Professora Adjunta; UFMS, Professora do Curso de Mestrado em Ensino de Ciências.
  • 2
    Roseli Pacheco Schnetzler - UNIMEP, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2009

Histórico

  • Recebido
    20 Dez 2007
  • Aceito
    12 Set 2008
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