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O "SABER" E O "SABER FAZER" NECESSÁRIOS À ATIVIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: VISÕES DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA

THE KNOWLEDGE AND THE KNOW-HOW NECESSARY AS ATTRIBUTES OF UNDERGRADUATE PROFESSORS: VIEWS OF CHEMISTRY GRADUATE STUDENTS

Resumos

O objetivo deste trabalho foi analisar as visões de alunos de pós-graduação sobre as necessidades formativas de professores de Química do Ensino Superior. A partir de questões relacionadas ao "saber" e "saber fazer" do professor neste nível de ensino, os alunos apresentaram suas concepções sobre os conhecimentos necessários para um bom desempenho na prática de sala de aula. Os resultados demonstraram que a maioria dos alunos priorizou a necessidade do professor conhecer a matéria a ser ensinada, ou seja, os saberes conceituais. Aliado a este saber, porém em menor grau, destacaram a importância dos saberes relacionados à metodologia de ensino da área específica.

Formação de professores; ensino superior; química


The aim of this work was to analyze views of graduate students about the professional background of undergraduate chemistry professors. Graduate students answered a questionnaire about the knowledge and the know-how necessary as attributes of undergraduate chemistry professors. The results indicated that the majority of students prioritized the need of extensive knowledge of the discipline to be taught. Besides, they also highlighted the importance of knowledge of subject-related teaching methodology.

Teacher education; higher education; chemistry


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  • 3
    Informações disponíveis na página <http://www.prpg.unicamp.br/bolsas_estagiodocente.phtml>.
  • 4
    Dulcimeire Aparecida Volante Zanon - Departamento de Didática, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, (cdzanon@uol.com.br).
  • 5
    Jane Raquel Silva de Oliveira - Departamento de Química, Universidade Federal de São Carlos, (janeraquelo@yahoo.com.br).
  • 6
    Salete Linhares Queiroz - Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo, (salete@iqsc.usp.br).

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2009

Histórico

  • Recebido
    03 Jun 2008
  • Aceito
    05 Ago 2008
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