Acessibilidade / Reportar erro

O QUE É E QUEM FAZ CIÊNCIA? IMAGENS SOBRE A ATIVIDADE CIENTÍFICA DIVULGADAS EM FILMES DE ANIMAÇÃO INFANTIL

WHAT IS AND WHO DOES SCIENCE? IMAGES ABOUT THE SCIENTIFIC ACTIVITY IN ANIMATION FILMS FOR CHILDREN

Resumos

Caracterizar as imagens de ciência e de cientista veiculadas em filmes de animação infantil - a fim de contribuir na discussão de alternativas didáticas para educação científica de crianças - é o objetivo desta pesquisa. Para tal, foram selecionados e analisados filmes desse gênero que contivessem mencionadas, em sua sinopse, as palavras ciência, cientista, laboratório, experimento, pesquisa, pesquisadores, investigação/lógica científica, invenção e inventor.Concluiu-se que os filmes trazem estereótipos sobre a ciência e que podem servir como alternativa didática desde que tenham como suporte uma discussão crítica sobre as concepções transmitidas. Sistematizou-se, também, um roteiro de observação com critérios que subsidiem o professor na análise do conteúdo dos filmes de animação infantil em relação às imagens da atividade científica que apresentam.

Ciência; cientista; filme de animação infantil


The aim of this research is characterize the images of science and scientist in movies of animation for younger audiences to contribute in the discussion of alternatives for scientific education of children. For this reason were selected and analyzed movies of this genre, which had mentioned in its summary the words science, scientist, laboratory, experiment, research, researchers and/or research and scientific logic, invention and inventor. It was concluded that, the films bring stereotypes about science and they can serve as an alternative teaching since that they are supported by a critical discussion about the ideas expressed in them. It was also systematized a guide of observation with some criteria that subsidize the teacher in the analysis of the content of animation movies for younger audiences in relation to the images of scientific activity that they show.

Science; scientist; movie of animation for younger audience


Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • A FAMÍLIA DO FUTURO. Produção de Steve Anderson. EUA: Disney, 2007. DVD.
  • ALBAGLI, S. Divulgação científica: informação científica para a cidadania? Revista Ciência da Informação, Brasília, v.25, n.3, p.396-404, 1996.
  • ANGOTTI, J. A. P.; AUTH, M. A. Ciência e tecnologia: implicações sociais e o papel da educação. Revista Ciência & Educação, Bauru, v.7, n.1, p.15-27, 2001.
  • AS MENINAS SUPERPODEROSAS - CONHECENDO OS BEAT-ALLS. Produção de Robert Renzetti. EUA: Warner, 2001. DVD.
  • BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
  • CACHAPUZ, A. et al. (Orgs.). A necessária renovação do ensino das Ciências. São Paulo: Cortez, 2005.
  • DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M.. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
  • FRANCISCO, I. H. Repensando o Brincar e a Afetividade na Educação Infantil. 2006. Monografia (Conclusão de Curso) - Pedagogia, Universidade Estadual de Campinas. 2006.
  • JIMMY NEUTRON: BOY GENIUS. Produção de John A. Davis, Albie Hecht e Steve Oedekerk: EUA. Paramount Pictures / UIP, 2001. DVD.
  • JONNY QUEST - 1a TEMPORADA. Produção de William Hanna e Joseph Barbera. EUA. Warner, 2004. DVD.
  • KOSMINSKY, L.; GIORDAN, M. Visões de Ciências e Sobre Cientistas entre Estudantes de Ensino Médio. Revista Química Nova na Escola, São Paulo, n.15, p.11-18, 2002.
  • MAMÃE VIREI UM PEIXE. Produção de Russell Boland, Eberhard Junkersdorf e Anders Mastrup. Dinamarca. Buena Vista International / Paris Filmes, 2000. DVD.
  • MASSARANI, L. A divulgação científica e o público infantil. In: MASSARANI, L. (Org.). O pequeno cientista amador: a divulgação científica e o público infantil. Rio de Janeiro: Vieira & Lent: UFRJ, Casa da Ciência: FIOCRUZ, 2005. p.7-8.
  • MOREIRA, M. A.; OSTERMANN, F. Sobre o Ensino do Método Científico. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v.10, n.2, p. 108-117, 1993.
  • NUNES, C. Ciência e TV: a união possível e desejável. Revista Ciência e Cultura, Campinas, v.58, n.4, p.10-11, 2006.
  • OLIVEIRA, B. J. Cinema e imaginário científico. Revista História, Ciências, Saúde, Rio de Janeiro, v.13, p.133-50, 2006.
  • PÉREZ, D. G. et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, Bauru, v.7, n.2, p.125-153, 2001.
  • PINKY E CÉREBRO. Produção de Steven Spielberg. EUA: Warner, 2006. DVD.
  • REIS, P.; GALVÃO, C. O diagnóstico de concepções sobre os cientistas através da análise e discussão de histórias de ficção científica redigidas pelos alunos. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciências, Ourense, v.5, n.2, p.213-234, 2006.
  • REIS, P.; RODRIGUES, S. E.; SANTOS, F. Concepções sobre os cientistas em alunos do 1° Ciclo do Ensino Básico: "Poções, máquinas, monstros, invenções e outras coisas malucas"., Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciências Ourense, v.5, n.1, p.51-74, 2006.
  • SILVA, L. P. et al. A Influência do Conhecimento Sistematizado no Livro Didático nas Representações Sociais de Ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 5, 2005, Bauru. Anais... Bauru, 2005. 1 CD-ROM.
  • SIQUEIRA, D. C. O. Superpoderosos, submissos: os cientistas na animação televisiva. In: MASSARANI, L. (Org.).. O pequeno cientista amador: a divulgação científica e o público infantil Rio de Janeiro: Vieira & Lent: UFRJ, Casa da Ciência: FIOCRUZ, 2005. p.23-32.
  • SIQUEIRA, D. C. O. O cientista na animação televisiva: discurso, poder e representações sociais. Revista Em Questão, Porto Alegre, v.12, n.1, p.131-148, 2006.
  • STEAMBOY. Produção de Katsuhiro Ôtomo. Japão: Sony, 2004. DVD.
  • STITCH! - O FILME. Produção de Robert Gannaway. EUA: Buena Vista, 2003. DVD.
  • TOMIO, D. De corpo praticante a corpo aprendente: o professor de Ciências nos seus espaços de aprender. Itajaí: Univali, 2002.
  • ZOMPERO, A. F.; GARCIA, M. F. L.; ARRUDA, S. M. Concepções de ciência e cientista em alunos do ensino fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO EMDE CIÊNCIAS, 5, 2005, Bauru. Anais... Bauru, 2005. 1 CD-ROM.
  • 1
    Aline Luiza Tomazi - Professora de Ciências na Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina. Graduada em Ciências Biológicas. Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, SC. aline_luiza_05@hotmail.com
  • 2
    Aline Julye Pereira - Graduada em Ciências Biológicas. Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, SC. lynokaa@hotmail.com
  • 3
    Cristiane Müller Schüler - Graduada em Ciências Biológicas. Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, SC. cris_hz@yahoo.com.br
  • 4
    Karin Piske - Graduada em Ciências Biológicas. Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, SC. karinbio@hotmail.com
  • 5
    Daniela Tomio - Professora no Curso de Ciências Biológicas na Universidade Regional de Blumenau. Doutoranda do Programa de Educação Científica e Tecnológica na Universidade Federal de Santa Catarina. danitomio@terra.com.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2009

Histórico

  • Recebido
    06 Maio 2009
  • Aceito
    28 Ago 2009
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br