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O ESTUDO DAS VOZES DE ALUNOS QUANDO ESTÃO ENVOLVIDOS EM ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO EM AULAS DE FÍSICA

THE STUDY OF THE STUDENTS VOICES WHEN ARE INVOLVED IN INQUIRES ACTIVITIES IN PHYSICS CLASSES

Resumos

Este artigo busca conhecer, a partir do estudo das vozes, a percepção de alunos sobre o ensino não tradicional quando estão envolvidos em investigações científicas na sala de aula. Para a análise do discurso, o estudo das vozes constitui uma das dimensões investigativas possíveis e corresponde ao "dialogismo" de Bakhtin (1986), princípio segundo o qual nós sempre falamos com as palavras dos outros. A fala de um único sujeito constitui-se das muitas vozes convocadas por ele para compor o discurso. Na transcrição das entrevistas feitas com 27 alunos, encontramos seis vozes que evidenciam o que pensam os alunos sobre a inovação pedagógica a qual foram submetidos.

Ensino de ciências; investigações científicas; análise do discurso


This article sought to know from the study of the voices, the pupils' perception about teaching non-traditional when they are involved in scientific inquiry in the classroom. For discourse analysis, the study of the voices is one of the dimensions and possible investigative corresponds to the "dialogism" of Bakhtin (1986), the principle that we always speak the words of others. The speech of a single subject is made up of many voices called for him to compose the speech. In transcripts of interviews with 27 pupils, we found six voices that show what pupils think about the pedagogical innovation which have been submitted.

Science education; scientific inquiry; discourse analysis


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  • 1
    Ana Paula Bossler- Doutoranda da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, em estágio na Universidade de Lisboa - paula.bossler@terra.com.br
  • 2
    Mónica Baptista - Doutoranda de Educação, Centro de Investigação em Educação, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa - mlmbaptista@gmail.com
  • 3
    Ana Maria Viegas Freire - Professora Doutora, Centro de Investigação em Educação, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa - afreire@fc.ul.pt
  • 4
    Silvania Sousa do Nascimento - Professora Doutora Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais - silnascimento@ufmg.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2009

Histórico

  • Recebido
    01 Fev 2009
  • Aceito
    01 Set 2009
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