Acessibilidade / Reportar erro

OS EXPERIMENTOS DE GRIFFITH NO ENSINO DE BIOLOGIA: A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE TRANSFORMAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS

GRIFFITH'S EXPERIMENTS ON BIOLOGY TEACHING: THE DIDACTIC TRANSPOSITION OF THE CONCEPT OF TRANSFORMATION IN DIDACTIC BOOKS

Resumos

Os experimentos de Griffith sobre a transformação de bactérias Pneumococcus, são tidos como importantes no processo de reconhecimento da relação DNA/hereditariedade. O presente estudo teve por objetivo analisar a transposição didática do conceito de transformação bacteriana, desde as descrições de Griffith até sua abordagem nos livros didáticos de Biologia. Percebemos que o contexto histórico e a relação entre a trans formação bacteriana e o reconhecimento do DNA como material gené tico são pouco explorados. Considerando a riqueza de conhecimentos, de diferentes áreas, que os experimentos de Griffith abrangem, sugerimos uma transposição didática do conceito de transformação bacteriana que envolva uma integração de conteúdos, tendo como ponto central a abor dagem histórica desses experimentos.

Transformação bacteriana; transposição didática; ensino de biologia


Griffith's experiments regarding bacterial transformation Pneumococcus are regarded as essential when related to DNA/heredity recognition process. The aim of the current study is to assess the didac tic transposition of the concept of bacterial transformation since the Griffith's descriptions until its current approach on didactic books. We realized that the historical context and the relationship between bacterial transformation and DNA recognition as genetic material are poorly explored. The core of our paper is the historical approach of those exper iments. By considering the wide richness of the knowledge that is ranged on Griffith's experiments, we suggest a didactic transposition concerning bacterial transformation in the learning process, involving an integration of contents.

Bacteria transformation; didactic transposition; biology teaching


Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • ARKWRIGHT, J. A. J. Variation in bacteria in relation to agglutination both by salts and by specific serum. J. Path. and Back, v. 24, p. 36-60, 1921.
  • ASTOLFI, J.; DEVELAY, M. A didática das ciências. Tradução de Magda Sento Sé Fonseca. 6 ed. Campinas: Papirus, 2001.
  • AVERY, O. T.; MACLEOD, M.; MACCARTY, M. Studies on the chemical nature of the substance inducing transformation of pneumococcal types. Induction of transformation by a desoxyribonu cleic acid fraction isolated from pneumococcus Type III. The Journal of Experimental Medicine, v.79, p.137-158, 1944.
  • BRASIL. MEC. Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM). Brasília, 2009.
  • CHEVALLARD, Y. La transpodición didáctica: del saber sabio al saber ensenado. Tradução de Claudia Gilman. Aique, 1991.
  • CHEVALLARD, Y.; JOHSUA, M. A. Un exemple d'analyse de la transposition didactique. La notion de distance. Recherches en Didactique des Mathématiques, v. 1, p. 159-239, 1982.
  • DAWSON, M. H. The Interconvertibility of R and S forms of pneumococcus., The Journal of Experimental Medicine v. 47, n. 4, p. 577-591, 1928.
  • DAWSON, M. H., SIA, R. H. P. In vitro transformation of pneumococcal types. I. A technique for inducing transformation of pneumococcal types in vitro., The Journal of Experimental Medicine v. 54, p. 681-699, 1931.
  • GARDNER, E. J.; SNUSTAD, D. P. Genética. 7.ed. Guanabara, Rio de Janeiro, 1986.
  • GRIFFITH, F. The significance of Pneumococcal Types. The Jounal of Higiene, v. 27, p. 113-159, 1928.
  • GRIFFITH, F. The significance of Pneumococcal Types., The Jounal of Higiene v. 64, n. 2, p. 129 -165, 1966.
  • LEAL, M. C. Estudo piloto de transposição didática da cadeia alimentar, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 1, n. 2, p. 62-72, 2001.
  • VERRET, M. Le temps des études. Lille: Atelier de Réproduction de Théses, 1975.
  • 1
    Parte desse artigo foi apresentado no 11° Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, realizado em Niterói (RJ), em 2008.
  • 2
    Algumas fontes mencionam 1877 e 1879 como possíveis datas para o nascimento de Griffith.
  • 3
    O trabalho de Griffith sobre transformação bacteriana foi originalmente publicado em 1928, no Journal of Hygiene (Cambridge). Em virtude da comemoração do vigésimo quinto aniversário de morte de Griffith, seu trabalho foi reimpresso em 1966. No presente artigo, como fonte primária, nós utilizamos a referida reimpressão.
  • 4
    Inoculação é o ato de introduzir (injetar) algo em um organismo, como por exemplo, uma vacina ou uma determinada substância farmacêutica.
  • 5
    O termo virulência pode ser entendido como a capacidade de um microorganismo em causar doenças e/ou morte.
  • 6
    Local apropriado para reprodução das bactérias.
  • 7
    Efeito patogênico refere-se à patogenicidade de um agente biológico, ou seja, a capacidade de provocar uma determinada doença.
  • 8
    Ressaltamos que Griffith realizou testes em que aquecia os pneumococos virulentos em diversas temperaturas para verificar qual era a mais adequada para causar a morte dos pneumococos e viabilizar a transformação.
  • 9
    De maneira simplista, aglutinação é uma reação que ocorre devido a uma interação específica entre antígenos e anticorpos.
  • 10
    Caroline Belotto Batisteti - Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP). E-mail: carolbatisteti@yahoo.com.br
  • 11
    Elaine Sandra Nicolini Nabuco de Araujo - Pesquisadora do Centro de Divulgação e Memória da Ciência e Tecnologia (CDMCT) da Universidade Estadual Paulista (UNESP). E-mail: centro@fc.unesp.br
  • 12
    João José Caluzi - Professor do Departamento de Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP) E-mail: caluzi@fc.unesp.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Abr 2010

Histórico

  • Recebido
    02 Dez 2008
  • Aceito
    24 Ago 2009
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br