Acessibilidade / Reportar erro

UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE FÍSICA CONTEXTUALIZADA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

A CONTEXTUALIZED PHYSICS TEACHING EXPERIENCE FOR YOUTH AND ADULT LEARNING

Resumos

Neste artigo, apresenta-se um exemplo de como é possível ensinar conteúdos de Física, significativamente, para estudantes de Ensino Médio vinculados à Educação de Jovens e Adultos (EJA), baseando-nos nas teorias de Paulo Freire, David Ausubel e Joseph Novak. O trabalho foi desenvolvi do a partir de uma inquietação quanto aos resultados obtidos com estudan tes de uma escola privada de um município do Rio Grande do Sul. Um levantamento prévio entre alguns professores da região mostrou que a maio ria não diferenciava o tratamento em sala de aula praticado com estudantes em idade regular de escolarização e os alunos da EJA. Resgatando a legisla ção sobre a EJA e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Médio, propusemo-nos a trabalhar com os alunos a partir das carac terísticas profissionais comuns à maioria dos estudantes daquela localidade, resultando na escolha de um tema gerador relacionado ao processo de pro dução do couro. O desenvolvimento desse projeto e seus resultados consti tuíram a base de uma dissertação de mestrado, cujas características são apre sentadas aqui, com a intenção de contribuir para a atividade de outros pro fessores, tanto na modalidade da EJA como na de cursos regulares.

Movimento circular uniforme; educação de jovens e adultos; aprendizagem significativa


This article presents an example of how we can, meaningfully, teach Physics for high school students of Youth and Adult Learning cours es, on the grounds of the theories of Paulo Freire, David Ausubel and Joseph Novak. The work was developed due to a concern about the results obtained from a private school in a town of Rio Grande do Sul. A prelimi nary survey, carried out with teachers in the region, showed that most of them did not adopt different approaches to students of regular school and those of youth and adult classes. Based on the legislation for youth and adult learning, as well as on the National Curriculum Parameters for high school, we developed our research taking into account professional characteristics common to most students in the region, which resulted in the choice of a theme related to the production process of leather. The development of this project and its results formed the basis for a master's thesis and its results were sufficiently promising to contribute to the activity of other teachers, both regarding youth and adult learning and regular courses.

Uniform circular motion; youth and adult learning; meaningful learning


Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • AUSUBEL, D. P. Psicologia educativa: un punto de vista cognoscitivo. México: Trillas, 1976. 769p.
  • AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980. 626p.
  • BRASIL. Ministério da Educação: Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999. 364p.
  • CARVALHO Jr., G. D. As concepções de ensino de Física e a construção da cidadania. Caderno Brasileiro de Ensino de Fisica, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 53-66, abr. 2002.
  • ESPÍNDOLA, K. A estratégia dos projetos didáticos no ensino de Fisica na educação dejovens e adultos (EJA),(2006) Porto Alegre: UFRGS, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física. Dissertação de mestrado. 2006.
  • FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 29a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. 218p.
  • FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 19a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001. 165p.
  • FREIRE, P. Educação e mudança. 27a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003. 79p.
  • GNEIDING, I. M.; GARCIA, N. M. D. O que justifica um assunto de Física ser lembrado por um trabalhador? (2007) In: XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Luis, Maranhão, de 29 de janeiro a 02 de fevereiro de 2007. ATAS. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xvii/atas/>. Acesso em 05 de fevereiro de 2009.
    » http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xvii/atas/
  • KRUMMENAUER, W L. O movimento circular uniforme para alunos da EJA que trabalham no processo de produção do couro. (2009) Porto Alegre: UFRGS, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física. Dissertação de mestrado. 2009.
  • LOZADA, C. O.; LOZADA, A. O.; ROZAL, E. F. Utilização de textos em aulas de Física na Educação de Jovens e Adultos. In: XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Curitiba, 21 a 24 de outubro de 2008 Curitiba: UTFPR,. Anais. Trabalho apresentado no XI EPEF,2008. 96p.
  • MOREIRA, M. A.; OSTERMANN, F. Teorias construtivistas. Porto Alegre: Gráfica do Instituto de Física - UFRGS, 1999. 63p.
  • MOREIRA, M. A. Mapas conceituais e diagramas V. Porto Alegre: Ed. do autor, 2006. 103p.
  • MOREIRA, M. A.; MASINI, E. F. S. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. 2a ed. São Paulo, SP: Moraes, 2006. 112p.
  • SILVA, A. V. Uma reflexão para a prática educativa em Paulo Freire. Revista Espaço Acadêmico, Ilhéus, n. 45, Fev. 2005. Disponível em: <http://www.espacoacademico.com.br/045/45pc_silva.htm>. Acesso em: 10 jan. 2008.
    » http://www.espacoacademico.com.br/045/45pc_silva.htm
  • SOARES, L. Educação de Jovens e Adultos. 1a ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2002. 168p.
  • VALADARES, J. Como facilitar a aprendizagem significativa e rigorosa da Física. (2005) In: XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física. Rio de Janeiro, 24 a 28 de janeiro de 2005. Anais. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xvi/> Acesso em: 5 de fevereiro de 2009.
    » http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xvi/
  • 1
    Indústria de beneficiamento e produção de peles e couros.
  • 2
    O fulão é um recipiente, normalmente cilíndrico, com eixo de simetria posicionado na horizon tal, girando em torno desse eixo graças a um motor que o aciona por meio de um sistema de polias acopladas por correias. Seu objetivo é transformar a pele animal em couro pela ação mecânica.
  • 3
    Wilson Leandro Krummenauer - Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Assistente Nível 1 da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG). E-mail: wilson@clak.com.br
  • 4
    Wilson Leandro Krummenauer - Doutora em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. (PUCRS).
  • 5
    Fernando Lang da Silveira - Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). E-mail: lang@if.ufrgs.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Ago 2010

Histórico

  • Recebido
    09 Set 2009
  • Aceito
    30 Out 2009
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br