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CRITÉRIOS QUE PROFESSORES DE QUÍMICA APONTAM COMO ORIENTADORES DA ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO

CRITERIA ADOPTED BY CHEMISTRY TEACHERS AS GUIDELINES FOR THE CHOICE OF TEXTBOOKS

Resumos

Nesse artigo relatamos uma pesquisa desenvolvida com profes sores de Química da rede pública estadual de Minas Gerais durante um processo de formação de professores - Imersão - realizado pelo Cecimig, com o objetivo de identificar os principais critérios utilizados pelos pro fessores na escolha do livro didático (LD). Utilizamos os dados obtidos a partir de um questionário respondido por 180 professores de Química. Nossa pesquisa mostrou que 99% dos professores utilizam livro didático e apontaram os seguintes critérios para escolha: abordagem (conteúdo, contextualização, textos); autor; linguagem clara; diagramação (encaderna ção, visual); exercícios (quantidade e qualidade); orientações oficiais (PCN e CBC). A pesquisa apontou também que os professores têm dificuldades na escolha do LD.

Livros didáticos; formação de professores; ensino de química


In this paper we report a research conducted with Chemistry teachers from public schools of the state of Minas Gerais during a teach ing development process (Immersion) carried out by Cecimig, aimed at the identification of the main criteria used by such teachers for the selec tion of textbooks. We used data obtained from a questionnaire answered by 180 teachers. Our research pointed out that 99% of the teachers make use of textbooks and are abided by the following criteria for their choice (content, contextualization, texts); author; clear language; layout (biding and visual); exercises (quantity and quality); official guidelines (PCN and CBC). The research also pointed out some of the difficulties for the choice of the textbooks.

Textbooks; teacher's development; chemistry teaching


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    Maria Emilia Caixeta de Castro Lima - Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do DMTE da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). E-mail: mecdcl@uol.com.br
  • 2
    Penha Souza Silva - Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). E-mail: penhadss@terra.com.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Ago 2010

Histórico

  • Recebido
    19 Mar 2009
  • Aceito
    06 Ago 2009
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