Acessibilidade / Reportar erro

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SEUS SABERES DISCIPLINARES EM ASTRONOMIA ESSENCIAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

TEACHER'S EDUCATION AND THEIR DISCIPLINARY KNOWLEDGE OF ESSENTIAL ASTRONOMY FOR THE FIRST YEARS OF PRIMARY SCHOOL

Resumos

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa mais ampla acerca da Educação em Astronomia na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. A partir da análise dos principais tópicos em Astronomia trabalhados nacionalmente e dos resultados de pesquisas da área, identificamos um conjunto de conteúdos fundamentais em Astronomia para o trabalho docente. Por meio da investigação por amostragem de professores, porém, demonstramos que, mesmo nestes conteúdos essenciais, há a persistência de concepções alternativas por parte dos docentes. Os resultados apontam, assim, para a necessidade de uma melhoria na qualificação docente em relação aos seus saberes disci plinares, embasada em resultados de pesquisas sobre Educação em Astronomia, a favor de um ensino que contemple, no mínimo, os conteú dos fundamentais sobre este tema.

Educação em astronomia; formação de professores; conteúdos disciplinares essenciais


This paper presents some outcomes of a broader research on Astronomy Education in primary school teacher's education. From the analysis of the main astronomy subjects thought nationwide and the research outcomes, we identified a set of astronomy contents considered fundamental to the teachers practice. Through a research carried out among a sample of primary school teachers, however, we show that, even in these essential contents, persists alternative conceptions among those teachers. Data collected pointed out, thus, to the necessity of improving teacher's education in this area, taking into consideration astronomy edu cation research outcomes, in favor of a teaching which contemplates, at least, the fundamental contents on this subject.

Astronomy education; teacher's education; fundamental contents


Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • ALVES, M. T S. e ZANETIC, J. O ensino não formal da Astronomia: um estudo preliminar de suas ações e implicações. In: Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 11, Curitiba: UFPR, 2008. Atas... Curitiba, 2008.
  • BARRABÍN, J. M. ¿Por qué hay veranos e inviernos? Representaciones de estudiantes (12-18) y de futuros maestros sobre algunos aspectos del modelo Sol-Tierra. Enseñanza de las Ciencias, v. 13, n. 2, p. 227-236, 1995.
  • BARROS, S. G. La Astronomia en textos escolares de educación primaria. Enseñanza de las Ciencias, v. 15, n. 2, p. 225-232, 1997.
  • BAXTER, J. Children's understanding of familiar astronomical events. International Journal of Science Education, v. 11, special issue, p. 502-513, 1989.
  • BISCH, S. M. Astronomia no ensino fundamental: natureza e conteúdo do conhecimento de estudantes e profes sores. 1998. 301 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências), IF/USP, São Paulo, 1998.
  • BOCZKO, R. Conceitos de Astronomia. São Paulo: Blucher, 1984.
  • BORGES, C. O professor da educação básica e seus saberes profissionais. Araraquara: JM, 2004.
  • BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnologia. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências natu rais. Brasília: MEC/SEMTEC, 1997.
  • BRASIL, Ministério de Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Educação de Jovens e Adultos: Proposta curricular para o primeiro segmento do ensino fundamental. Brasília: MEC, 1997a.
  • BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnologia. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quar to ciclos do ensino fundamental - ciências naturais. Brasília: MEC/SEMTEC, 1998.
  • BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnologia. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciênáas da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.
  • BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio: ciências da nature za, matemática e suas tecnologias. Vol. 2. Brasília: Ministério da Educação, 2006.
  • BRETONES, P. S. (1999) Disciplinas introdutórias e Astronomia nos cursos superiores do Brasil. Dissertação de Mestrado. Campinas, Instituto de Geociências, UNICAMP, 1999.
  • BRETONES, P. S. e COMPIANI, M. Disciplinas introdutórias de Astronomia nos cursos supe riores do Brasil. Boletim da Sociedade Astronômica Brasileira, v. 20, n. 3, p. 61-82, 2001.
  • BRISSENDEN, G.; BRUNING, D. H. e SLATER, T. F. SABER: A Searchable Annotated Bibliography of Education Research in Astronomy. Bulletin of the American Astronomical Society, 33(4), p. 660, EUA, 2001.
  • CACHAPUZ, A. et al(org.). A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005.
  • CAMINO, N. Ideas previas y cambio conceptual en Astronomia. Un estudio con maestros de pri maria sobre el dia y la noche, las estaciones y las fases de la luna. Enseñanza de las Ciencias, v. 13, n. 1, p. 81-96, 1995.
  • CANALLE, J. B. G. O problema do ensino da órbita da Terra. Física na Escola, São Paulo, v. 4, n. 2,p. 12-16, out. 2003.
  • CANIATO, R. O céu. São Paulo: Ática, 1990.
  • COSTA, A. A.; GOMÉZ, V. R. La Astronomia en la ensenanza obligatoria., Enseñanza de las Ciencias v. 7, n. 2, p. 201-205, 1989.
  • DRIVER, R. Student's conceptions and the learning of science., International Journal of Science Education v. 11, n. 5, p. 481-490, 1989.
  • GARCIA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Portugal: Porto Editora, 1999.
  • GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí/BRA: Editora UNIJUÍ, 1998.
  • GIL, A. C. Técnicas de pesquisa em economia. 2° ed. São Paulo: Atlas, 1991.
  • GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3a ed. São Paulo: Atlas, 1996.
  • IACHEL, G. Um estudo exploratório sobre o ensino de Astronomia na formação continuada de professores. 2009. 229 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru, 2009.
  • LANGHI, R. Um estudo exploratório para a inserção da Astronomia na formação de professores dos anos ini ciais do Ensino Fundamental. (2004) Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru, 2004.
  • LANGHI, R. Ideias de senso comum em Astronomia. In: Observatórios Virtuais. São Paulo: IAG/USP, v. CDROM, p. 1-9, 2005.
  • LANGHI, R. Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: repensando a formação de professores. (2009) Tese (Doutorado em Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru, 2009. Disponível em: <http://sites.google.com/site/proflanghi>. Acesso em: 28 dez. 2009.
    » http://sites.google.com/site/proflanghi
  • LANGHI, R. e NARDI, R. Ensino de Astronomia: erros conceituais mais comuns presentes em livros didáticos de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n.1, p. 87-111, abr. 2007. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6055/12760>. Acesso em: 20 dez.2007.
    » http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6055/12760
  • LANGHI, R. e NARDI, R.A Educação em Astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental: identificando algumas trajetórias formativas de professores. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 14, Porto Alegre: PUCRS, 2008. Anais... Porto Alegre, 2008.
  • LANGHI, R. e NARDI, R.À procura de um programa de educação continuada em Astronomia adequado para professores dos anos iniciais do ensino fundamental. In: ENCONTRO DE PES QUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 11, Curitiba: SBF/UFTPR, 2008. Caderno de resumos... Curitiba, 2008a.
  • LANGHI, R. e NARDI, R.Ensino da astronomia no Brasil: educação formal, informal, não-for mal e divulgação científica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. 4, p. 4402-1 a 4402-11, 2009.Disponível em: <http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/314402.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2009.
    » http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/314402.pdf
  • LATTARI, C.J.B.; TREVISAN, R. H. Implantação de Astronomia em currículo básico do curso de ciências. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 11, Niterói: SBF, UFF, 1995. Atas... Rio de Janeiro, 1995. p. 166-169.
  • MACIEL, W. J. et al(org). Astronomia e astrofísica. São Paulo: IAG/USP, 1991.
  • MALUF, V. J. (2000) A Terra no espaço: a desconstrução do objeto real na construção do objeto científico. Dissertação de Mestrado. Cuiabá, UFMT, 2000.
  • MARRONE JÚNIOR, J. Um perfil da pesquisa em ensino da Astronomia no Brasil a partir da análise de periódicos de ensino de ciências. (2007) 253f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática), Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2007.
  • MIZUKAMI, M. G. N. et al. (org) Formação de professores: tendências atuais. São Carlos: EdUFSCar, 1996.
  • MIZUKAMI, M. G. N. et al. (org) Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCar, 2002.
  • MOURÃO, R. R. F. Atlas celeste. 8a ed. Petrópolis: Vozes, 1997.
  • NARDI, R. e CARVALHO, A.M.P. Um estudo sobre a evolução das noções de estudantes sobre o espaço, forma e força gravitacional do planeta Terra. Investigações em Ensino de Ciências, 1 (2):20-39, 1996.
  • NUSSBAUM, J. Children's conceptions of the earth as a cosmic body: a cross age study. Science Education, 63(1), p. 83-93, 1979.
  • NUSSBAUM, J. e NOVAK, J. D. An assessment of children's concepts of the Earth utilizing structured inter views., Science Education 60 (4), p. 685-691, 1976.
  • OSBORNE, R. e WITTROCK, M. The generative learning model and its implications for science education. Studies in Science Education v. 12, p. 59-87, 1985.
  • OSTERMANN F. e MOREIRA, M. A. A física na formação de professores do ensino fundamental. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 1999.
  • PACHECO, J. A. B. Formação de professores: teoria e práxis. Portugal: Appacdm, 1995.
  • PEÑA, B. M. e QUILEZ, M. J. G. The importance of images in astronomy education., International Journal of Science Education v. 23, n. 11, p. 1125-1135, 2001.
  • PIETROCOLA, M. Construção e realidade: o papel do conhecimento físico no entendimento do mundo. In: PIETROCOLA, M. (org.) Ensino de física: conteúdo, metodologia e epistemologia em uma con cepção integradora. 2a ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2005.
  • PIMENTA, S. G. (org). Saberes pedagógicos e atividade docente. 2a ed. São Paulo/BRA: Cortez, 2000.
  • PORLÁN, R. e RIVERO, A. El conocimiento de los profesores. Una propuesta formativa em el área de ciencias. Espanha: Diada Editora, 1998.
  • SAB - SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA. Olimpíada brasileira de Astronomia. Disponível em: <http://www.oba.org.br>. Acesso em: 30 março 2009.
    » http://www.oba.org.br
  • SAMPAIO, M. M. F.Um gosto amargo de escola. Relações entre currículo, ensino e fracasso escolar. São Paulo: Educ/FAPESP, 1998.
  • SÃO PAULO. Secretaria de Estado da Educação. Concurso público para provimento de cargos de professor educação básica II. Boletim informativo. Disponível em: <http://www.sepeb2.com.br>. Acesso em: 10 outubro 2003.
    » http://www.sepeb2.com.br
  • SBPC - SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA. Cosmologia ao alcance de todos. JC e-mail2763, São Paulo, 09 maio 2005. Disponível em: <http://www.jornaldaciencia.org.br>. Acesso em: 09 maio 2005.
    » http://www.jornaldaciencia.org.br
  • SCALVI, R. M. F. et al. Abordando o ensino de óptica através da construção de telescópios., Revista Brasileira de Ensino de Física v. 28, n. 3, São Paulo: SBF, 2006.
  • SEBASTIÁ, B. M. Investigación didáctica en astronomia: una selección bibliográfica., Enseñanza de las Ciencias v. 13 (3), p. 387-389, 1995.
  • SHULMAN, L. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Education Review, 57 (1), p. 1-22, 1987.
  • STAHLY, L. L. et al. Third grade students' ideas about the lunar phases. Journal of Research in Science Teaching, v. 36, n. 2, p. 159-177, 1999.
  • TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 4a ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
  • TIGNANELLI, H. L. Sobre o ensino da Astronomia no ensino fundamental. In: WEISSMANN, H. (org.). Didática das ciências naturais: contribuições e reflexões. Porto Alegre: Artmed, 1998.
  • TRUMPER, R. A cross-age study of junior high school students' conceptions of basic astronomy concepts., International Journal of Science Education. v. 23, n. 11, p. 1111-1123, 2001.
  • VOSNIADOU, S. e BREWER, L. Mental models of the daylight cycle: a study of conceptual change in childhood. Cognitive Psychology, 24: 535-585, 1992.
  • ZEILIK, M. Misconceptions and their change in university-level astronomy courses. The Physics Teacher, v. 36, p. 104, fev. 1998.
  • 1
    Para uma consideração mais detalhada a respeito dos saberes docentes na formação de profes sores e suas possíveis aproximações, ver Langhi (2009).
  • 2
    Para uma lista de livros e outras bibliografias que podem ser consultadas pelo professor como fonte de informação, veja: http://sites.google.com/site/proflanghi
  • 3
    Uma lista desta produção, incluindo links de acesso direto para cada artigo on-line, está disponí vel na homepage do autor, em http://sites.google.com/site/proflanghi/artigos
  • 4
    Por exemplo, em Bauru (SP), um projeto de Extensão Universitária, coordenado pela Profa. Dra. Rosa Maria Fernandes Scalvi, financiado pela Fundação para o Desenvolvimento da UNESP (Fundunesp), envolve, desde 2003, a construção artesanal de telescópios com ações de populari zação e ensino, bem como de interdisciplinaridade com o curso de Licenciatura em Física, a par tir da colaboração de um destes poucos construtores brasileiros de telescópios. As ações culmina ram com a implantação do Observatório Didático Astronômico "Lionel José Andriatto" (o nome é em homenagem a este construtor bauruense), em 2006, nas dependências do IPMet (Instituto de Pesquisas Meteorológicas da UNESP), por meio de um projeto aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atualmente, ampliações estão em andamento (http://unesp.br/astronomia).
  • 5
    A pesquisa estudou múltiplos elementos formativos, sendo um deles as concepções levantadas antes da aplicação do curso em questão, conforme apresentadas neste texto (LANGHI, 2009).
  • 6
    Visando facilitar a procura pelos artigos de interesse, reproduzimos uma lista de 160 referências a artigos internacionais sobre ensino da Astronomia (alguns deles citados neste artigo), denomina da de Searchable Annotated Bibliography of Education Research in Astronomy (BRISSENDEN, BRU- NING, e SLATER, 2001), além de disponibilizar a relação dos títulos e resumos de teses e disser tações nacionais sobre Educação em Astronomia, produzidas desde 1973, na homepage do autor: http://sites.google.com/site/proflanghi/onde
  • 7
    Rodolfo Langhi - Professor Adjunto da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Departamento de Física. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências. Apoio parcial: CAPES. Membro da Rede de Astronomia Observacional (REA). Sócio efetivo da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). E-mail: rodolfo@dfi.ufms.br
  • 8
    Roberto Nardi - Professor Adjunto, Livre Docente, UNESP. Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências. Departamento de Educação. Programa de Pós- Graduação em Educação para a Ciência. Faculdade de Ciências. UNESP, Bauru (SP). Apoio CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. E-mail: nardi@fc.unesp.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Ago 2010

Histórico

  • Recebido
    22 Jan 2009
  • Aceito
    25 Maio 2010
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br