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ALGUMAS TENDÊNCIAS DAS PUBLICAÇÕES RELACIONADAS À ASTRONOMIA EM PERIÓDICOS BRASILEIROS DE ENSINO DE FÍSICA NAS ÚLTIMAS DÉCADAS

SOME TRENDS OF PUBLICATIONS RELATED TO ASTRONOMY IN PHYSICS EDUCATION JOURNALS IN THE LAST DECADES

Resumos

Apresentamos neste artigo uma análise sobre as publicações relacionadas à Astronomia nas últimas décadas, presentes em dois perió dicos de ensino de Física no país: o Caderno Brasileiro de Ensino de Física e a Revista Brasileira de Ensino de Física. Pelos conteúdos dessas publicações foi possível inferir algumas tendências da área de ensino de Astronomia, tais como: a frequência de publicações de artigos dessa natureza nesses perió dicos no período analisado, a formação acadêmica dos autores que os publicaram, as temáticas relacionadas à Astronomia que aparecem nos artigos e as respectivas abordagens. Relacionamos alguns fatos ao cresci mento da pesquisa no ensino da Astronomia no país.

Ensino de astronomia; ensino de física; análise de conteúdo; estado da arte


This paper was aimed at the analysis of the publications relat ed to Astronomy in the last decades, present in two Physics Education journals in Brazil: Caderno Brasileiro de Ensino de Física and Revista Brasileira de Ensino de Física. Through the analysis of their contents it was possible to realize some trends in the Astronomy Education, such as: the frequen cy of papers of this area in these journals; the academic background of their authors, the subjects related to Astronomy and the approaches which appear in the papers analyzed. We connected some of these facts to the growth of the Astronomy Education research in the country.

Astronomy education; physics education; content analysis; research; state of art


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  • ANDRÉ, M.; SIMÕES, R. H. S.; CARVALHO, J. M. e BRZEZINSKI, I., Estado da arte da for mação de professores no Brasil, Educação & Sociedade, ano XX, n. 68, Dez., 1999. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/es/v20n68/a15v2068.pdf>, acessado em Junho de 2009.
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  • BARDIN, L. Análise de Conteúdo, Portugal: Edições 70, 225p., 2000.
  • BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnologia. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quar to ciclos do ensino fundamental e Ciências Naturais. Brasília. MEC/SEMTEC. 1998.
  • BRETONES, P. S. e MEGID NETO, J., (2003) Tendências de teses e dissertações sobre ensino de Astronomia no Brasil, In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASI LEIRA, XXIX, 2003, Aguas de São Pedro. Atas... Disponível em: <http://www.fae.unicamp.br/cedoc/Tendencias_teses_astronomia.doc>, Acessado em Junho de 2009.
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  • LANGHI, R. Um estudo exploratório para a inserção da Astronomia na formação de professores dos anos ini ciais do ensino fundamental. 2004. 240 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru, 2004.
  • MARRONE JÚNIOR, J. Um perfil da pesquisa em ensino de Astronomia no Brasil a partir da análise de periódicos de ensino de Ciências. 2007. 253f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2007.
  • OSTERMANN, F. e MOREIRA, M. A., Uma revisão bibliográfica sobre a área de pesquisa "Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio", Investigações em Ensino de Ciênáas, v. 5, n. 1, p. 23-48, 2000. Disponível em <http://www.if.ufrgs.br/ienci>, acessado em Junho de 2009.
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  • VASCONCELOS, C.; LOPES, B.; COSTA, N.; MARQUES, L. e CARRASQUINHO, S., Estado da arte na resolução de problemas em Educação em Ciência. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 6, n. 2, p. 235-245, 2007. Disponível em <http://www.saum.uvigo.es/reec>, acessado em Junho de 2009.
    » http://www.saum.uvigo.es/reec
  • 1
    Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Disponível em: <http://www.anped.org.br> Acessado em Junho de 2009.
  • 2
    Conceito atribuído a esses periódicos, no chamado WebQualis, pela Area de Ensino de Ciências e Matemática na avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), que atribui conceitos aos periódicos, apenas para fins de avaliação da produção acadê mica de docentes e discentes credenciados em programas de pós-graduação da área; no caso, a área 46. Fonte: <http://qualis.capes.gov.br/webqualis/Index.faces>, acessado em Junho de 2009.
  • 3
    Até o volume 18, número 3, o título do periódico era Caderno Catarinense de Ensino de Física.
  • 4
    Para cada trabalho foi designada uma sigla que se referencia ao periódico e ao ano de publicação (ex: CBEF2007c foi o terceiro artigo relacionado à Astronomia publicado em 2007 no CBEF).
  • 5
    Alguns trabalhos possuem vários temas abordados, como, por exemplo, aqueles que tratam do levantamento de concepções relacionadas à Astronomia, da formação de professores, da meteo rologia espacial e de atividades práticas (ex: CBEF1999a).
  • 6
    Gustavo lachel - Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência. Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências. Faculdade de Ciências, UNESP, Campus de Bauru. Apoio: CAPES. E-mail: iachel@fc.unesp.br
  • 7
    Roberto Nardi - Professor Adjunto, Livre Docente, UNESP. Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências. Departamento de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência. Faculdade de Ciências. UNESP, Bauru (SP). Apoio CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Apoio: CNPq. E-mail: nardi@fc.unesp.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Ago 2010

Histórico

  • Recebido
    22 Out 2009
  • Aceito
    18 Abr 2010
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