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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte) vol.12 no.3 Belo Horizonte Sept./Dec. 2010

http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172010120308 

Artigo

IDENTIFICANDO OS MODELOS DIDÁTICOS DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE QUÍMICA

IDENTIFYING THE DIDACTIC MODELS IN A GROUP OF CHEMISTRY TEACHERS

João Batista Santos Junior 1  

Maria Eunice Ribeiro Marcondes 2  

1Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, São Paulo - SP

2Instituto de Química (IQUSP) da Universidade de São Paulo, São Paulo - SP

RESUMO

Esta investigação visa a identificar os modelos didáticos de um grupo de professores de Química de escolas públicas e propõe uma meto dologia para a sua utilização como instrumento de reflexão do docente em relação às suas concepções acerca do processo de ensino e aprendiza gem. Para tal, foi solicitado aos professores que respondessem a um ques tionário baseado nas ideias de Garcia Pérez (2000). Os resultados obtidos apontam que os professores combinam características diferentes dos modelos didáticos para formar um modelo didático eclético (GUIMARÃES, ECHEVERRÍA & MORAES, 2006). Esses modelos ecléticos encerram características antagônicas e podem indicar a necessi dade de aprofundamento da reflexão dos docentes sobre as suas concep ções. É proposta uma metodologia para a utilização do instrumento de investigação do pensamento do professor.

Palavras-Chave: Modelos didáticos; crenças pedagógicas; formação profissional; desenvolvimento profissional

ABSTRACT

This study aims to identify the didactic models adopted by a group of twenty Chemistry teachers working in state schools in the state of São Paulo, Brazil. In order to obtain that information, the group were asked to answer a questionnaire based on the ideas of García Pérez (2000) whose aim was to provide the elements for the identification of the didac tic model adopted by each particular teacher. The results obtained indi cates that teachers combine different characteristics of the proposed didactic models and develop their own personal didactic model, classified as eclectic (GUIMARÃES, ECHEVERRÍA & MORAES, 2006). These eclectic models combine antagonistic characteristics and may indicate the need for deeper reflection about their conceptions. This study proposes a methodology for the use of this investigative instrument of the teachers' thought.

Key words: Didactic models; pedagogical beliefs; professional formation

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

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1João Batista Santos Junior - Mestre em Ensino de Ciências pelo Programa Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP). Técnico da equipe de Currículo da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. E-mail: marco@iq.usp.br

2Maria Eunice Ribeiro Marcondes - Doutora em Química pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Instituto de Química (IQUSP) da Universidade de São Paulo (USP). Coordenadora do Grupo de pesquisa em Educação Química (GEPEQ) do Instituto de Química (IQUSP) da Universidade de São Paulo (USP). E-mail: memarco@iq.usp.br

Received: June 04, 2009; Accepted: February 05, 2010

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