Acessibilidade / Reportar erro

CURSOS DE EDUCAÇAO E FORMAÇÃO: UMA OPORTUNIDADE PARA QUESTIONAR PRÁTICAS DE SALA DE AULA E RECONSTRUIR IDENTIDADES ESCOLARES

CURRICULUM FOR PROFESSIONAL EDUCATION AND TRAINING: AN OPPORTUNITY TO QUESTION INSTRUCTIONAL PRACTICES AND TO RECONSTRUCT SCHOOL IDENTITY

Resumos

Este estudo tem como objectivo conhecer o impacto de activi- dades investigativas em aulas de Física e Química na reconstrução de identidades escolares. Estudaram-se três turmas do ensino secundário de um curso de Educação e Formação. Participaram 28 alunos, com histórias pesadas de insucesso escolar, aos quais se fez uma entrevista em grupo focado. Recorreu-se a um método de análise de conteúdo. Os dados suge rem um percurso, inicial, feito de insucessos, assente em identidades esco lares negativas, que não sendo passíveis de ser re-avaliadas ou restauradas, geram vontade de abandonar a escola. Para além disso sugerem que novas experiências pedagógicas e curriculares podem facilitar a reconstrução dessas identidades e a emergência de novas formas de se relacionar com a escola e com o saber escolar.

educação em ciências; investigações científicas; abandono escolar; identidade


This study aims at understanding the impact of investigative activities in Physics and Chemistry classes in the reconstruction of school identities. Three secondary classes of a professional education and train ing course were studied. 28 pupils with dramatic school failure records participated and were submited to focus groups interviews. A method of content analysis was carried in order to study quality of answers and argu ments presented. Data suggest that students' negative school identities, which cannot be re-evaluated in current school context, make them unwilling to learn and consider dropping out school. Besides, new curric ular and pedagogical experiences can facilitate school identity reconstruc tion and also the emergence of new ways to relate to school and to school knowledge.

science education; inquiry activities; identity; dropping out


Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • AINSCOW, M. e FERREIRA, W. Compreendendo a educação inclusiva. Algumas reflexões sobre experiências internacionais. In: RODRIGUES, D. Perspectivas sobre inclusão: da educação à socieda de. Porto: Porto Editora, 2003. p. 103-116.
  • ARCHER, et al. "University's not for me - I'm a Nike person": Urban working-class young peo ple's negotiation of "style", identity and educational engagement. Sociology, v. 41, n. 2, p. 219-237, 2007.
  • ASH, D; KLEIN, C. Inquiry in the informal learning environment. In: MINSTRELL, J.; Zee, E. Inquiry into inquiry learning and teaching in science. Washington, CA: Corwin Press, 2000. p. 216-240.
  • BAPTISTA, M.; FREIRE, A. Investigações em aulas de Ciências Físico-Químicas. Mudança nas percepções de alunos do 8° ano relativamente ao ensino e avaliação. Investigação em Educação, v. 5, p. 237-257, 2006.
  • BARROSO, J. Factores organizacionais da exclusão escolar. A educação inclusiva. In: RODRIGUES, D.Perspectivas sobre inclusão: da educação à sociedade. Porto: Porto Editora, 2003. p. 25-36.
  • BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora, 1994.
  • BYBEE, R.W. Scientific inquiry and science teaching. In: FLICK, L.B.; LEDERMAN, N.G. Scientific inquiry and nature of science. Dordrecht: Springer, 2006. p. 1-14.
  • BYBEE, R.W. et al. The BSCS 5E instructional model: Origins, effectiveness and applications. Colorado Springs, CO: BSCS, 2006.
  • CANÁRIO, R. Territórios educativos de intervenção prioritária: a escola face à exclusão social. Revista de Educação, v. IX, n.1, p. 125-134, 2000.
  • CANÁRIO, R., ALVES, N.; ROLO, C. Escola e exclusão social. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 2001.
  • CARLSON, L., HUMPHREY, G.; REINHARDT, K. Weaving science inquiry and continuous assessment. Thousand Oaks, CA: Corwin Press, 2003.
  • CNE. Debate nacional sobre Educação. Lisboa: CNE, 2007.
  • COMISSÃO EUROPEIA. Science Education now: A renewed pedagogy for the future of Europe. Bruxelas: Directorate-General for Research Science, Economy and Society, 2007.
  • CONSELHO da EUROPA. The Key Competences Framework. 2006aDisponível em: http://eurlex.europa.eu/LexUriServ/site/en/oj/2006/l_394/l_39420061230en00100018.pdf. Acesso: 21 fev. 2008.
    » http://eurlex.europa.eu/LexUriServ/site/en/oj/2006/l_394/l_39420061230en00100018.pdf
  • CONSELHO da EUROPA. Progress towards the Lisbon objectives in education and training. Bruxelas: Conselho da Europa, 2006b.
  • CONSELHO da EUROPA. Schools for the 21st century. Bruxelas: Conselho da Europa, 2007.
  • CORNELIUS, L. L. Power in the classroom: How the classroom environment shapes students' relationships with each other and with concepts. Cognition and Instruction, v. 22, n.4, p. 467-498, 2004.
  • DENZIN, N. K. The interpretative process. In: HUBERMAN, A. M.; MILES, M. B. The qualitative researcher's companions. Thousand Oaks: Sage Publications, 2002. p. 349-366.
  • FLORES-CRESPO, P. Ethnicity, identity and educational achievement in Mexico. International Journal of Educational Development, v. 27, p. 331-339, 2007.
  • FREIRE, S. et al. Identity construction through schooling: Listening to students' voices. European Educational Research Journal, v. 8, n. 1, p. 80-88, 2009a.
  • FREIRE, S. et al. Disengagement with school: Classroom investigations as a possible solution. Problems in Education in 21st century, v. 13, p. 44-53, 2009b.
  • FREY, J. H.; FONTANA, A. The group interview in social research. In: MORGAN, D. L. Successful focus group: Advancing the state of the art. Newbury Park, CA: Sage Publications, 1993.
  • FULLAN, M. The new meaning of educational change. 3 ed. Londres: Routdlege Falmer, 2001.
  • GALVÃO, C. et al. Avaliação de competências em Ciências. Porto: Edições Asa, 2006.
  • GEPE. Educação em números - Portugal. 2010. Lisboa: GEPE, 2010.
  • GOMES, A. D. T. et al. Processo e conhecimentos envolvidos na realização de atividades práticas: Revisão da literatura e implicações para a pesquisa. Investigações em ensino de Ciências, v. 13, n. 2, p. 187-207, 2008.
  • GOMES, M.F.C.; MORTIMER, E.F. Histórias sociais e singulares de inclusão/ exclusão nas aulas de Química. Cadernos Pedagógicos, v. 38, n. 133, p. 237-266, 2008.
  • GUTIERREZ, K. et al. Script, counterscript, and underlife in the classroom : James Brown versus Brown board of Education. Harvard Educational Review, v. 65, n. 3, p. 445-471, 1995.
  • HAND, V. Operationalizing culture and identity in ways to capture the negotiation of participa tion across communities. Human Development, v. 49, p. 36-41, 2006.
  • LAVE, J.; WENGER, E. Situated learning: Legitimate peripheral participation. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.
  • LERDERMAN, N.G. Syntax of nature of science within inquiry and science instruction. In:. FLICK, L.B e LEDERMAN, N.G.Scientific inquiry and nature of Science. Dordrecht: Springer, 2006. p. 301-318.
  • KRUEGER, R. A. Focus groups. Thousand Oaks: SAGE Publications, 1994.
  • MARTINS, M. I. Literacia científica e contributos do ensino formal para a compreensão pública da Ciência. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2003.
  • MATTOS, M. O conselho de classe e a construção do fracasso escolar. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 2, p. 215-228, 2005
  • MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Currículo Nacional do Ensino Básico: Competências Essenciais. Lisboa: Ministério da Educação, 2001.
  • MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Decreto-Lei n. 6/2001. Lisboa: Diário da República, 2001. 7p.
  • MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Reforma do Ensino Secundário: Documento orientador da revisão curricular Ensino Secundário. Lisboa: Ministério da Educação, 2003.
  • MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DA SEGURANÇA SOCIAL E DO TRABALHO. Despacho-Conjunto n. 453/2004. Lisboa: Diário da República, 2004. 9p.
  • MORGAN, D. L. The focus group guidebook. Thousand Oaks: SAGE Publications, 1998.
  • NASIR, N. Identity, goals, and learning: Mathematics in cultural practice. Mathematical thinking and learning, v. 4, n. 2-3, p. 213-247, 2002.
  • NRC. National Science Education Standards. Washington, DC: National Academic Press, 1996.
  • NRC. Inquiry and the national Science Education Standards. Washington, DC: National Academy, 2000.
  • PALINSCAR, A.S. Social constructivist perspectives on teaching and learning. Annual Review of Psychology, v. 49, p. 345-75, 1998.
  • PERRET-CLERMONT, A. N. Thinking spaces of the young. In: PERRET-CLERMONT, A. N.et al. Joining society. Cambridge: Cambridge University Press, 2004, p. 3-10.
  • RESNICK, L. B.; PERRET-CLERMONT, A-N. Youth in postindustrial societies. In: PERRET-CLERMONT, A.-N. et al. Joining society. Cambridge: Cambridge University Press, 2004, p. 11-25.
  • ROGOFF, B.; LAVE, J.Everyday cognition: Its development in social context. Cambridge: Harvard University Press, 1984.
  • SAGOR, R. The action research guidebook. Thousand Oaks, CA: Corwin Press, 2005.
  • SMYTH, J. 'When students have power': student engagement, student voice and the possibilities for school reform around 'dropping out' of school. International Journal of Leadership in Education, v. 9, n. 4, p. 285-298, 2006.
  • SOLOMON, Y. Not belonging? What makes a functional learner identity in undergraduate math ematics? Studies in Higher Education, v. 32, n. 1, p. 79-96, 2007.
  • TRIGO-TEIXEIRA, M. Trabalho laboratorial de natureza investigativa: Perspectivas de alunos sobre a sua utilização em aulas de Física no Ensino Secundário. 2003. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2003.
  • UNESCO. Education for All Forum. Paris: UNESCO, 2000.
  • UNESCO. Open file on inclusive education. Paris: UNESCO, 2003.
  • WENGER, E. Communities of practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.
  • WOOLNOUGH, B. Authentic science in schools, to develop personal knowledge. In: WELLINGTON, J. Practical work in school science. London: Routledge, 1998, p. 109-125.
  • ZITTOUN, T. Preapprenticeship: a transitional space. In: PERRET-CLERMONT, A. N.et al. Joining society Cambridge: Cambridge University Press, 2004, p. 153-173.
  • *
    Mónica Baptista - Doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Professora no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. E-mail: mbaptista@ie.ul.pt
  • **
    Sofia Freire - Doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Professora no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. E-mail: asraposo@ie.ul.pt
  • ***
    Carolina Carvalho - Doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Professora no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. E-mail: cfcarvalho@ie.ul.pt
  • ****

    Ana Freire - Doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Professora no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. E-mail: amvfreire@ie.ul.pt
  • *****

    Mário Azevedo - Doutor em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Professor no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. E-mail:mdazevedo@ie.ul.pt
  • ******

    Teresa Oliveira - Doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Professora no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.E-mail: mtoliveira@ie.ul.pt

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Ago 2011

Histórico

  • Recebido
    13 Dez 2010
  • Aceito
    09 Fev 2011
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br