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ALGUMAS IMPLICAÇÕES DO TRABALHO COLETIVO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

SOME IMPLICATIONS OF GROUP WORK TO CONTINUED FORMATION OF TEACHERS

Resumos

Neste estudo procuramos por implicações decorrentes do trabalho coletivo, para a formação continuada de professores de Física. Nossas informações provêm da observação participante e da gravação em áudio do trabalho de um grupo de professores que atuam na rede pública estadual de São Paulo. No trabalho, as categorias analíticas explicitam as intenções do que se fala, evidenciando, no discurso, posicionamentos de liderança e esclarecimentos entre outros, que são os argumentos da negociação, e que buscam organizar, dirigir e definir o que se faz e o como se faz no grupo. O objetivo é conhecer os fatores que influenciam a eventual mudança conceitual do professor acerca do ensinar e da prática na sala de aula. Os resultados mostram que o trabalho em grupo favorece a autonomia do professor e as competências para conduzir o processo de aprendizagem, tais como enfrentar situações inesperadas, valorizar a expressão dos alunos, avaliar continuamente a aprendizagem e reformular seu planejamento, incluindo atividades novas, e, principalmente, desenvolver o espírito crítico para tomar decisões adequadas com critérios pertinentes.

Formação de professores; formação continuada; trabalho coletivo; planejamento do ensino; negociação


In this study we searched for professional qualities resulting from working in a group. Our information comes from participating observation and audio recordings of group work meetings. Analytical categories express the intentions behind the speech, showing leadership attitudes (among others). These attitudes are arguments for negotiation that aim to organize, direct and define what to do and how to do it in the group. The goal of this study is to understand the factors that influence eventual conceptual changes about teaching and classroom work by teachers. The results show that group work encourages teacher autonomy and skills to lead the learning process, such as facing unexpected situations, appraising student manifestation, constantly evaluating the learning process and reformulating its planning, including new activities. And, above all, developing the critical thinking to make right decisions using appropriate criteria.

Teacher formation; continued formation; group work; education planning; negotiation


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  • WHITE, Richard, T. Condiciones para un aprendizaje de calidad en la enseñanza de las ciencias. Reflexiones a partir Del Proyecto PEEl. Enseñanza de las Ciencias, 1999, 17 (1), 3-15
  • 1
    Professora doutora com larga experiência na formação de professores.
  • 2
    Com apoio parcial do CNPQ.
  • 3
    Os nomes dos professores são fictícios e não trazem a preocupação do gênero. Neste trecho aparecem apenas nomes masculinos, um acaso, pois neste episódio aqueles referidos com nomes femininos não estiveram presentes.
  • 4
    Procedimento importante para a aprendizagem cooperativa - Verificar, por exemplo, Aprendizagem cooperativa, de Frank Viana de Carvalho, 2003.
  • 5
    Erro do ponto de vista de quem quer usar as avaliações também como elemento de diagnóstico e planejamento das ações, e não apenas como método de atribuição de notas.
  • 6
    Problema situado, em analogia à aprendizagem situada, deve ser específico e se relacionar à solução de um problema do professor. A aprendizagem escolar e a formação de professores na perspectiva da psicologia histórico-cultural e da teoria da atividade Educar, Curitiba, n. 24, p. 113-147, 2004. Editora UFPR
  • *
    Elifas Levi da Silva - Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), na linha de Ensino de Ciências e matemática. Servidor Público do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Email: elifas_levi@uol.com.br
  • **
    Jesuina Lopes de Almeida Pacca - Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado na Università degli Studi di Bologna- Bologna, Itália (1988). Professora Associada no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP). Email: Jesuína@ifusp.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2011

Histórico

  • Recebido
    11 Fev 2010
  • Aceito
    18 Jun 2011
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