Acessibilidade / Reportar erro

ÉTICA, CIÊNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A ESCOLA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

ETHICS, SCIENCE AND TEACHER EDUCATION: THE SCHOOL IN CONTEMPORARY SOCIETY

Resumos

O presente artigo, resultante de em uma pesquisa qualitativa cujo instrumento foi a revisão bibliográfica, aborda, a partir de uma reflexão sobre o desenvolvimento da ciência e os conceitos de ética, direcionamentos para a formação de professores e para sua atuação na escola contemporânea. O texto, fundamentado nos apontamentos sobre a ciência e a ética, traz para discussão o papel da escola no processo de formação do indivíduo, considerado produtor e inserido em uma sociedade tecnológica atravancada por discussões de caráter ético. A análise aponta para a necessidade de, com maior intensidade, conjugar a ética ao processo de estruturação da ciência e aos processos de formação docente, sendo este um caminho para sua maior presença no cotidiano da escola.

Ética; Ciência; Formação de professores


This paper is the result of a qualitative research based on review of the literature, and discusses, from reflections on the development of science and concepts of ethics, directions for teacher formation and their role in contemporary school. The paper, based on notes about science and ethics, brings to discussion the role of school on the formation of individuals, as a producer and inserted within a technological society hampered by ethical discussions. The analysis indicated the need to incorporate ethics into the processes of science structuring and teacher formation with greater intensity, which is a way to increase its presence in everyday school life.

Ethics; Science; Teacher education


Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • ALARCÃO, I. Escola Reflexiva e Nova Racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001.
  • ARENDT, H. La crise de l'éducation. Paris: Gallimard, 1990.
  • ASCHER, F. Le mouvement dans les sociétés hypermodernes. Université de tous les savoirs, 1997. Canal U. Disponível em: <http://www.canalu.tv/themes/sciences_ humaines_sociales_de_l_education_et_ de_l_information/sciences_de_la_societe/sociologie_demographie_anthropologie/sociologie/e_la_science_dans_la_societe_moderne> Acesso em 10/12/2009.
    » http://www.canalu.tv/themes/sciences_ humaines_sociales_de_l_education_et_ de_l_information/sciences_de_la_societe/sociologie_demographie_anthropologie/sociologie/e_la_science_dans_la_societe_moderne
  • BARRET, P. Mondialisation et inégalités en France. Discurso proferido no Programmes des colloques de la Fondation Res Publica. Paris, 21 de setembro de 2009. Disponível em: <http://www.fondation-res-publica.org/Colloques-de-la-Fondation-Res-Publica_r3.html> Acesso em 29/12/2009.
    » http://www.fondation-res-publica.org/Colloques-de-la-Fondation-Res-Publica_r3.html
  • BECHTEL, M. F. De la société du savoir à la question de l'Ecole. Discurso proferido no Séminaires de la Fondation Res Publica, Paris, 4 abril 2006. Disponível em:<http://www.fondation-res-publica.org/ Mondialisation-et-inegalites-enFrance_r61. html> Acesso em 28/12/2009.
    » http://www.fondation-res-publica.org/ Mondialisation-et-inegalites-enFrance_r61. html
  • BERTRAND, Y.; VALOIS, P. Paradigmas Educacionais. Lisboa: Horizontes Pedagógicos, 1999.
  • BKOUCHE, R.; CHARLOT, B.; ROUCHE, N. Faire des mathématiques, le plaisir du sens. Paris: Armand Colin, 1991.
  • BRIS, M. L. E seus filhos não sabem ler ou contar? In. FRANCE, N. L. Nenhuma sociedade do conhecimento sem escolas. Nice: France Loisirs, 2006.
  • CHAUÍ, M. Convite a Filosofia. 12ª ed., São Paulo: Ática, 2001.
  • CHEVÈNEMENT, J. P. Pas de société du savoir sans école. Intervention prononcée lors du colloque. Paris, 2006.
  • FORSTER, M. M. S. Universidade/escola: diálogos e reflexões compartilhados - a formação docente. VI Fórum Nacional de Educação. São Leopoldo, 2009.
  • FOUREZ, G. La construction des sciences: les logiques des inventions scientifiques. 4ª ed., Bruxelles: Éditions De Boeck Université, 2002.
  • GREEN, F. The Educational Formation of Conscience The Educational Formation of Conscience. Norwich, 1999. Disponível em: <https://www.commerce .metapress.com/content/k452t58066631n22/resource-ecured/?target=fulltext.pdf&sid= d523n0bclotlrq45k2efsh55&sh=www.springerlink.com.> Acesso em 16/12/2009.
    » https://www.commerce .metapress.com/content/k452t58066631n22/resource-ecured/?target=fulltext.pdf&sid= d523n0bclotlrq45k2efsh55&sh=www.springerlink.com
  • HABERMAS, J. De l'éthique de la discussion. Paris: Flammarion, 1999.
  • HARGREAVES, A.; EVANS, R. Internation handbook of educational change. V1. Kluwer Academic Publishes Bodmin, 1997. Disponível em: <http://www.books.google.com.br/books?id=7Wk9fDcBl9EC&pg=PA293&lpg=PA293&dq=HARGREAVES+e+EVANS,+1997+education&source=bl&ots=4XK7wXlg8N&sig=6gmoqHHJfKC0cD5CHEZkzsnYHLo&hl=pt-R&ei=BleuS5y7IoWIuAeiwKHzDQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=2&ved=0CBMQ6AEwAQ#v=onepage&q= HARGREAVES%20e%20EVANS%2C%201997%20education&f=false.> Acesso em 12/12/2009.
    » http://www.books.google.com.br/books?id=7Wk9fDcBl9EC&pg=PA293&lpg=PA293&dq=HARGREAVES+e+EVANS,+1997+education&source=bl&ots=4XK7wXlg8N&sig=6gmoqHHJfKC0cD5CHEZkzsnYHLo&hl=pt-R&ei=BleuS5y7IoWIuAeiwKHzDQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=2&ved=0CBMQ6AEwAQ#v=onepage&q= HARGREAVES%20e%20EVANS%2C%201997%20education&f=false
  • KAHN, P. De l'enseignement des sciences à l'école primaire. Paris: Éditions Hatier, 1999.
  • KANT. I. Fundamentos da metafísica dos costumes. Trad. Lourival de Queiroz Henkel. Rio de Janeiro: Ediouro, s.d.
  • LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Metodologia científica. 5ª Ed. São Paulo: Atlas, 2010.
  • LARROSA. J. Pedagogia Profana. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
  • LATOUR B. It's development, stupid! or: How to Modernize Modernization. Nordhaus, and Shellenberger. New York: Houghton Mifflin Company, 2007.
  • LAWN, M. Teachers: The culture and politics of work. London: The Falmer Press, 1987. Disponível em: <http://www.springerlink.com/index/P4L465T862682QQ5.pdf> Acesso em 20/12/2009.
    » http://www.springerlink.com/index/P4L465T862682QQ5.pdf
  • MACEDO, B.; KATZKOWICZ, R. Educação científica: sim, mas qual e como? In: MACEDO, B. (Org.) Cultura científica: um direito de todos. Brasília: UNESCO, OREALC, MEC, MCT, 2003.
  • MARGINSON, S. Diversity and convergence in Australian higher education. Australian Universities Review, 42 (1), 1999. Disponível em: <http://www.eric.ed.gov/ERICWebPortal/custom/portlets/ recordDetails/detailmini.jsp?nfpb=true&_&ERICExtSearch_SearchValue_0=EJ591489&ERICE xtSearch_SearchType_0=no&accno=EJ591489.> Acesso em 22/12/2009.
    » http://www.eric.ed.gov/ERICWebPortal/custom/portlets/ recordDetails/detailmini.jsp?nfpb=true&_&ERICExtSearch_SearchValue_0=EJ591489&ERICE xtSearch_SearchType_0=no&accno=EJ591489
  • MARIN, A. A. Ética, moralidade e educação ambiental. INCI, Caracas, vol. 29, nº.3, mar. 2004. p.153-157.
  • MAYZ-VALLENILLA, E. Esbozo de una crítica a la razón técnica. Caracas: Equinoccio, 1974.
  • MORAIS, R. de. Filosofia e formação humana: a criança. In: EVANGELISTA, F. e GOMES, P. de T. (Orgs.). Educação para o pensar. Campinas: Alínea, 2003. p. 25-34.
  • NÓVOA, A. Profissão Profesor. 2ª ed. Porto: Porto Editora, 1999
  • PENA-RUIZ, H. L'Ecole. Paris: Flammarion, 1999.
  • RODRIGO, L. M. Educação e cidadania. In: EVANGELISTA, F. e GOMES, P. de T. (Orgs.). Educação para o pensar. Campinas: Alínea, 2003. p. 95-102.
  • ROTH et DÉSAUTELS (édit.) Science Education as/for Sociopolical Action. New York: Peter Lang Publishing, 2002.
  • RUSS, J. Pensamento ético contemporâneo. 2ª ed. São Paulo: Paulus, 1999.
  • TARDIF. M. Saberes docentes e formação de professores. 8ª ed. São Paulo: Vozes, 2002.
  • TIM, P. U'educazione italian. Milan: Bompiani, 2003.
  • ZEICHNER, K.M. Uma agenda de pesquisa para a formação docente. Revista Brasileira de Pesquisa Sobre Formação de Docentes. Volume 01, nº. 01 Artigos 2004. Disponível em:<http://www.formacaodocente.autenticaeditora.com.br/ editorial> Acesso em 03/01/2010.
    » http://www.formacaodocente.autenticaeditora.com.br/ editorial
  • ZUCCO, F. Replacing, reducing and refining use of animals in research. Roma: Genomics & Biotechnology for Health. 2008. Disponível em: <http://www.europa.eu.int/comm/research/rtdinfo/index_ en.html> Acesso em 14/12/2009.
    » http://www.europa.eu.int/comm/research/rtdinfo/index_ en.html
  • 1
    Vilmar Malacarne - Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Email: mala@unioeste.br
  • 2
    Dulce Maria Strieder - Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora de Física no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas e no Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado) do Centro de Educação, Comunicação e Artesda Universidade Estadual do Oeste do Paraná(UNIOESTE. Email:dmstrieder@unioeste.br
  • 3
    Dartel Ferrari de Lima - Graduado em Fisioterapia, Mestre em Engenharia Biomédica e dotorando em Medicina Preventiva pela USP-SP. Professor do Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE/Marechal Cândido Rondon/PR. Email: dartel@rondotec.com.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2011

Histórico

  • Recebido
    14 Abr 2010
  • Aceito
    04 Jul 2011
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br